sicnot

Perfil

Cultura

Coreografia "Tenir le Temps" sobre controlo em sociedades velozes estreia no CCB

O espetáculo de dança "Tenir le Temps", do coreógrafo francês Rachid Ouramdane, sobre o controlo exercido nas sociedades velozes, vai ter estreia em Portugal no fim de semana, no Centro Cultural de Belém (CCB), em Lisboa.

ccb.pt

ccb.pt

De acordo com a programação cultural do centro, o espetáculo - teve estreia mundial em julho deste ano no Festival Montpellier Danse - será apresentado no grande auditório do CCB, no sábado, às 21:00, e no domingo, às 18:00.

Com conceção e coreografia de Rachid Ouramdane - cujo trabalho tem habitualmente um cunho político - a peça coreográfica tem música original de Jean-Baptiste Julien, luz de Stéphane Graillot e figurinos La Bourette.

Em "Tenir le Temps", o coreógrafo francês entra numa complexidade abstrata, onde o movimento quotidiano é o personagem principal, com a música, eletrónica e minimal a marcar o ritmo dos bailarinos.

"Quem tem o controlo sobre o quê nas sociedades velozes de hoje em dia?" é a reflexão que Rachid Ouramdane pretende provocar com este espetáculo, peça para 16 bailarinos, estreada em julho passado no Festival Montpellier Danse.

A interpretação é de Fernando Carrion, Jacquelyn Elder, Annie Hanauer, Alexis Jestin, Lora Juodkaite, Arina Lannoo, Sébastien Ledig, Lucille Mansas, Yu Otagaki, Mayalen Otondo, Saïef Remmide, Alexandra Rogovska, Ruben Sanchez, Sandra Savin, Leandro Villavicencio e Aure Wachter.

Após uma formação no Centro Nacional de Dança Contemporânea de Angers, Rachid Ouramdane começou um percurso como coreógrafo e performer que o levou a trabalhar em França e no estrangeiro com artistas como Meg Stuart, Emmanuelle Huynh, Odile Duboc, Christian Rizzo, Hervé Robbe, Alain Buffard ou Julie Nioche.

Também trabalhou para instituições como a Ópera de Lyon, a companhia russa Migrazia ou a Candoco Dance Company, do Reino Unido.

A peça "Sfumato", que criou em 2012, evoca os horrores das alterações climáticas.

Lusa

  • Ferro Rodrigues desvaloriza críticas do CDS
    3:24

    Caso CGD

    Marcelo Rebelo de Sousa fez questão de receber em público Ferro Rodrigues antes de um almoço com o presidente da Assembleia da República. O Presidente também recebeu a representante do CDS-PP, Assunção Cristas, que foi apresentar queixa de Ferro Rodrigues e da maioria de esqueda em relação à comissão de inquérito da Caixa Geral de Depósitos. Ferro Rodrigues desvalorizou as críticas.

  • Luaty Beirão agredido em manifestação em Luanda
    1:27

    Mundo

    Luanda tem sido palco de várias manifestações contra a forma como está a decorrer o processo eleitoral em Angola. Esta sexta-feira, uma dessas manifestações acabou em confrontos com as autoridades. Entre os manifestantes estava o ativista Luaty Beirão.

  • Regime de Pyongyang nega envolvimento na morte de Kim Jong-nam 
    1:53

    Mundo

    A polícia da Malásia diz que o irmão do líder da Coreia do Norte foi morto com uma arma química. Os investigadores encontraram vestígios de gás VX no corpo de Kim Jong-nam, um gás letal proibido pelas convenções internacionais. O Governo da Coreia do Sul pediu esta sexta-feira ao regime de Pyongyang que admita que está por detrás da morte de Kim Jong-nam mas o mesmo já veio negar o envolvimento no assassinato.