sicnot

Perfil

Cultura

Conto inédito de Valter Hugo Mãe editado em "ebook"

A Coolbooks, chancela do grupo Porto Editora, que publica exclusivamente no formato "ebook" (livro eletrónico), edita na quinta-feira o conto inédito do Valter Hugo Mãe, "A menina que carregava bocadinhos".

Valter Hugo Mãe, escritor

Valter Hugo Mãe, escritor

Em declarações à Lusa, Valter Hugo Mãe afirmou, sobre esta publicação em "ebook": "Importa que a literatura encontre a sua paz com o futuro"

"A edição digital, que entre nós ainda é residual, precisa de ganhar força, sob pena de se perder um caminho que já é inevitável", realçou, em declarações a partir de Boston, nos Estados Unidos, onde se encontra numa residência para escritores.

Referindo-se à plataforma CoolBooks, que qualificou como "excecional", Valter Hugo Mãe declarou: "Gosto de pertencer à sua família, criando uma maior evidência em torno deste fenómeno [edição eletrónica], que adiantará muito pouco querer ignorar", e laçou uma advertência: "Quanto mais rejeitarmos as novas tecnologias para o mundo do livro, mais o livro estará limitado no futuro".

"Ainda que adore o formato tradicional em papel, entendo ser muito pouco prudente abdicar de usar as tecnologias virtuais, porque elas tendem a dizer respeito a todo o espectro da passagem de informação", ressalvou o autor.

O conto em formato digital tem seis ilustrações de Paulo Damião, e apenas duas delas serão integradas na edição do livro de contos em papel, com data anunciar.

Descarregar o conto a partir da plataforma digital custa 02,60 euros, informou a Porto Editora.

Valter Hugo Mãe nasceu há 44 anos, em Vila Henriques de Carvalho, no leste de Angola, e, em 2007, venceu o Prémio José Saramago pelo romance "O remorso de Baltazar Serapião".

Além de romances, o autor tem publicado livros de poesia e de literatura infantil, colaborou com um canal televisivo, fez já uma exposição de artes plásticas, no Porto, e colaborou em projetos musicais, nomeadamente com Paulo Praça.

Em 2012, o romance "A máquina de fazer espanhóis" valeu-lhe o Prémio Portugal Telecom, na categoria de Melhor Romance, e arrecadou também o Grande Prémio Portugal Telecom.

Lusa

  • Palestina anuncia congelamento total das relações com Israel

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmoud Abbas, anunciou hoje o "congelamento de relações" com Israel "a todos os níveis", quando cresce a tensão entre as partes devido ao reforço de segurança promovido pelos israelitas na Esplanada das Mesquitas, em Jerusalém.

  • Da alta finança à Casa Branca - as mudanças na comunicação de Trump
    1:22
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.