sicnot

Perfil

Cultura

Conto inédito de Valter Hugo Mãe editado em "ebook"

A Coolbooks, chancela do grupo Porto Editora, que publica exclusivamente no formato "ebook" (livro eletrónico), edita na quinta-feira o conto inédito do Valter Hugo Mãe, "A menina que carregava bocadinhos".

Valter Hugo Mãe, escritor

Valter Hugo Mãe, escritor

Em declarações à Lusa, Valter Hugo Mãe afirmou, sobre esta publicação em "ebook": "Importa que a literatura encontre a sua paz com o futuro"

"A edição digital, que entre nós ainda é residual, precisa de ganhar força, sob pena de se perder um caminho que já é inevitável", realçou, em declarações a partir de Boston, nos Estados Unidos, onde se encontra numa residência para escritores.

Referindo-se à plataforma CoolBooks, que qualificou como "excecional", Valter Hugo Mãe declarou: "Gosto de pertencer à sua família, criando uma maior evidência em torno deste fenómeno [edição eletrónica], que adiantará muito pouco querer ignorar", e laçou uma advertência: "Quanto mais rejeitarmos as novas tecnologias para o mundo do livro, mais o livro estará limitado no futuro".

"Ainda que adore o formato tradicional em papel, entendo ser muito pouco prudente abdicar de usar as tecnologias virtuais, porque elas tendem a dizer respeito a todo o espectro da passagem de informação", ressalvou o autor.

O conto em formato digital tem seis ilustrações de Paulo Damião, e apenas duas delas serão integradas na edição do livro de contos em papel, com data anunciar.

Descarregar o conto a partir da plataforma digital custa 02,60 euros, informou a Porto Editora.

Valter Hugo Mãe nasceu há 44 anos, em Vila Henriques de Carvalho, no leste de Angola, e, em 2007, venceu o Prémio José Saramago pelo romance "O remorso de Baltazar Serapião".

Além de romances, o autor tem publicado livros de poesia e de literatura infantil, colaborou com um canal televisivo, fez já uma exposição de artes plásticas, no Porto, e colaborou em projetos musicais, nomeadamente com Paulo Praça.

Em 2012, o romance "A máquina de fazer espanhóis" valeu-lhe o Prémio Portugal Telecom, na categoria de Melhor Romance, e arrecadou também o Grande Prémio Portugal Telecom.

Lusa

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.