sicnot

Perfil

Cultura

Conto inédito de Valter Hugo Mãe editado em "ebook"

A Coolbooks, chancela do grupo Porto Editora, que publica exclusivamente no formato "ebook" (livro eletrónico), edita na quinta-feira o conto inédito do Valter Hugo Mãe, "A menina que carregava bocadinhos".

Valter Hugo Mãe, escritor

Valter Hugo Mãe, escritor

Em declarações à Lusa, Valter Hugo Mãe afirmou, sobre esta publicação em "ebook": "Importa que a literatura encontre a sua paz com o futuro"

"A edição digital, que entre nós ainda é residual, precisa de ganhar força, sob pena de se perder um caminho que já é inevitável", realçou, em declarações a partir de Boston, nos Estados Unidos, onde se encontra numa residência para escritores.

Referindo-se à plataforma CoolBooks, que qualificou como "excecional", Valter Hugo Mãe declarou: "Gosto de pertencer à sua família, criando uma maior evidência em torno deste fenómeno [edição eletrónica], que adiantará muito pouco querer ignorar", e laçou uma advertência: "Quanto mais rejeitarmos as novas tecnologias para o mundo do livro, mais o livro estará limitado no futuro".

"Ainda que adore o formato tradicional em papel, entendo ser muito pouco prudente abdicar de usar as tecnologias virtuais, porque elas tendem a dizer respeito a todo o espectro da passagem de informação", ressalvou o autor.

O conto em formato digital tem seis ilustrações de Paulo Damião, e apenas duas delas serão integradas na edição do livro de contos em papel, com data anunciar.

Descarregar o conto a partir da plataforma digital custa 02,60 euros, informou a Porto Editora.

Valter Hugo Mãe nasceu há 44 anos, em Vila Henriques de Carvalho, no leste de Angola, e, em 2007, venceu o Prémio José Saramago pelo romance "O remorso de Baltazar Serapião".

Além de romances, o autor tem publicado livros de poesia e de literatura infantil, colaborou com um canal televisivo, fez já uma exposição de artes plásticas, no Porto, e colaborou em projetos musicais, nomeadamente com Paulo Praça.

Em 2012, o romance "A máquina de fazer espanhóis" valeu-lhe o Prémio Portugal Telecom, na categoria de Melhor Romance, e arrecadou também o Grande Prémio Portugal Telecom.

Lusa

  • Sporting de Braga afastado da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting de Braga derrotou esta quinta-feira o Marselha, em Braga, por 1-0, na segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa. Um triunfo insuficiente para o apuramento, depois do desaire da equipa minhota em França (3-0).

  • Sporting nos oitavos de final da Liga Europa

    Liga Europa

    O Sporting garantiu esta quinta-feira o apuramento para os oitavos de final da Liga Europa, ao empatar frente ao Astana, em Alvalade, a três golos, na segunda mão dos 16 avos de final, depois de ter triunfado no Cazaquistão por 3-1. Veja ou reveja todos os golos do encontro.

  • Os 36 golos dos 16 avos da Liga Europa

    Liga Europa

    A jornada europeia ficou marcada, no panorama das equipas portuguesas, pelo apuramento do Sporting e pela eliminação do Sporting de Braga. Os leões passam assim a ser o único clube luso em prova na Liga Europa. Nos oitavos de final, o emblema de Alvalade pode encontrar adversários como o Arsenal, o Atlético de Madrid ou o AC Milan. O sorteio realiza-se esta sexta-feira, ao meio-dia. Aqui, veja ou reveja todos os golos da segunda mão dos 16 avos de final da Liga Europa.

  • "O dia a dia na Síria também é lutar por um pão"
    10:13

    Mundo

    Desde domingo que os bombardeamentos do regime sírio a Ghouta já fizeram mais de 400 mortos. Ghouta é o último reduto rebelde nos arredores da capital da síria, onde as forças fiéis a Bashar Al Assad iniciaram no domingo uma intervenção militar de larga escala. Cândida Pinto, editora de Internacional da SIC, e a psicóloga Maria Palha, que já esteve na Síria ao serviço dos Médicos Sem Fronteiras, estiveram na Edição da Noite da SIC Notícias para falar sobre o assunto.

  • O estranho caso do mergulhador Alejandro Ramos

    Mundo

    O mergulhador Alejandro Ramos tornou-se num caso de investigação do Centro Médico Naval do Peru, depois do seu corpo ter começado a inchar sem qualquer explicação aparente. Isto aconteceu há quatro anos, minutos depois de ter emergido da água, onde tinha estado a trabalhar durante muitas horas.

    SIC

  • Jane Seymour posa para a Playboy aos 67 anos

    Cultura

    Esta é a terceira vez que a atriz inglesa de 67 anos participa numa sessão fotográfica para a revista Playboy. Jane Seymour aproveitou a oportunidade para se juntar ao movimento #MeToo e falar sobre as agressões sexuais que sofreu às mãos de um produtor, em 1972.

  • Não dá mais, Brasil!
    18:00
  • Proposta de um cessar-fogo na Síria sem acordo

    Mundo

    O embaixador da Rússia junto das Nações Unidas afirmou esta quinta-feira que os 15 membros do Conselho de Segurança não alcançaram um acordo para aprovar um cessar-fogo de 30 dias na Síria, proposta negociada há mais de duas semanas.