sicnot

Perfil

Cultura

Conto inédito de Valter Hugo Mãe editado em "ebook"

A Coolbooks, chancela do grupo Porto Editora, que publica exclusivamente no formato "ebook" (livro eletrónico), edita na quinta-feira o conto inédito do Valter Hugo Mãe, "A menina que carregava bocadinhos".

Valter Hugo Mãe, escritor

Valter Hugo Mãe, escritor

Em declarações à Lusa, Valter Hugo Mãe afirmou, sobre esta publicação em "ebook": "Importa que a literatura encontre a sua paz com o futuro"

"A edição digital, que entre nós ainda é residual, precisa de ganhar força, sob pena de se perder um caminho que já é inevitável", realçou, em declarações a partir de Boston, nos Estados Unidos, onde se encontra numa residência para escritores.

Referindo-se à plataforma CoolBooks, que qualificou como "excecional", Valter Hugo Mãe declarou: "Gosto de pertencer à sua família, criando uma maior evidência em torno deste fenómeno [edição eletrónica], que adiantará muito pouco querer ignorar", e laçou uma advertência: "Quanto mais rejeitarmos as novas tecnologias para o mundo do livro, mais o livro estará limitado no futuro".

"Ainda que adore o formato tradicional em papel, entendo ser muito pouco prudente abdicar de usar as tecnologias virtuais, porque elas tendem a dizer respeito a todo o espectro da passagem de informação", ressalvou o autor.

O conto em formato digital tem seis ilustrações de Paulo Damião, e apenas duas delas serão integradas na edição do livro de contos em papel, com data anunciar.

Descarregar o conto a partir da plataforma digital custa 02,60 euros, informou a Porto Editora.

Valter Hugo Mãe nasceu há 44 anos, em Vila Henriques de Carvalho, no leste de Angola, e, em 2007, venceu o Prémio José Saramago pelo romance "O remorso de Baltazar Serapião".

Além de romances, o autor tem publicado livros de poesia e de literatura infantil, colaborou com um canal televisivo, fez já uma exposição de artes plásticas, no Porto, e colaborou em projetos musicais, nomeadamente com Paulo Praça.

Em 2012, o romance "A máquina de fazer espanhóis" valeu-lhe o Prémio Portugal Telecom, na categoria de Melhor Romance, e arrecadou também o Grande Prémio Portugal Telecom.

Lusa

  • Marcelo condecora hoje Francisco Sá Carneiro a título póstumo
    0:55

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa vai condecorar hoje Francisco Sá Carneiro, a título póstumo. A cerimónia será incluída nas celebrações do 25 de Abril. Também a título póstumo, o Presidente da República vai ainda homenagear o antigo bispo do Porto D. António Ferreira Gomes. As condecorações têm lugar esta tarde no Palácio de Belém para onde já estava marcada a condecoração do arquiteto Siza Vieira. Todos, diz Marcelo, são figuras ligadas à liberdade e democracia.

  • A fuga dos PIDES
    20:08
  • Desconhecem-se as causas do incêndio na fábrica da Tratolixo
    0:43

    País

    Os moradores de Trajouce, em São Domingos de Rana, não ganharam para o susto com um incêndio nas instalações da empresa de resíduos Tratolixo.O alerta foi dado por populares e trabalhadores da empresa. O vento foi o maior problema dos bombeiros no combate às chamas durante a noite. No local estiveram 133 homens, apoiados por 51 viaturas.Desconhecem-se para já as causas do incêndio. O incêndio foi circunscrito de madrugada, mas pode demorar algumas horas a ser dominado.

  • Duas execução no mesmo dia pela primeira vez em 17 anos nos EUA

    Mundo

    O estado norte-americano do Arkansas (sul) executou, na noite de segunda-feira, dois condenados à morte, o que sucede pela primeira vez em 17 anos no país, anunciou a procuradora-geral daquele estado. Jack Jones e Marcel Williams, condenados separadamente na década de 1990 à pena capital por violação e assassínio, receberam uma injeção letal depois de diferentes tribunais terem rejeitado os respetivos recursos, afirmou Leslie Rutledge, em comunicado.