sicnot

Perfil

Cultura

Mariza distinguida em Espanha com o Prémio Ondas Especial

A cantora Mariza é distinguida este mês, em Barcelona, com um dos prémios Ondas Especial, galardões atribuídos pela Radio Barcelona, desde 1954, que distinguem, anualmente, a atividade televisiva e radiofónica.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

"Nesta edição o júri considerou que a intérprete portuguesa lidera a música de raiz em termos internacionais. Destaque-se que Mariza é uma artista que revolucionou e fez evoluir o género [fado], tornando-o uma linguagem universal, tendo atuado nos principais teatros do mundo, e tornou-se uma referência para músicos como Bjork ou Sting", lê-se no comunicado enviado à Lusa.

Referindo-se ao recente álbum de Mariza, "Mundo", editado no final do mês de outubro último, considerou o júri que "revela uma evolução na sua carreira e consolida a sua projeção internacional".

Além de Mariza, também o duo espanhol Amaral, de Saragoça, formado em 1997 por Eva Amaral e Juan Aguirre, recebe um Prémio Ondas Especial.

Sobre o duo, formado na capital aragonesa, o júri destaca o facto de "continuar de forma autêntica empenhado no seu estilo independente, editando e produzindo os seus trabalhos". O duo já foi distinguido com três Prémios Ondas e dois do canal televisivo de música MTV.

A intérprete portuguesa recebe o galardão no dia 24, durante a 62.ª gala de entrega dos prémios, na capital catalã, na qual irá também atuar.

A criadora de "Ó gente da minha terra" junta este galardão espanhol a vários outros com que tem sido distinguida ao longo da sua carreira, nomeadamente, os prémios BBC Radio 3, na categoria de Revelação e Melhor Artista da Europa de World Music (2003), MIDEM - European Border Breakers (2004), Fundação Amália Rodrigues Internacional (2005) e a Medalha de Vermeil da Sociedade de Artes Ciências e Letras Francesa (2008), entre outros.

Lusa

  • Espanha e Portugal a um ponto dos oitavos

    Mundial 2018 / Irão

    A Espanha colocou-se esta quarta-feira a um ponto dos oitavos de final do Mundial 2018 e deixou Portugal em situação idêntica, ao vencer o Irão por 1-0, em jogo do grupo B, disputado em Kazan.

  • E vão quatro de Ronaldo
    1:58
  • "Ronaldos nascem na Rússia como cogumelos"
    1:49
  • Lançamento de balões no São João do Porto em risco

    País

    Lançar balões nas festas do São João do Porto pode não ser possível este ano, tudo irá depender das condições atmosféricas. A Secretaria de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural admitiu, esta quarta-feira, que está a acompanhar a situação mas que ainda nada está decidido.