sicnot

Perfil

Cultura

Mariza distinguida em Espanha com o Prémio Ondas Especial

A cantora Mariza é distinguida este mês, em Barcelona, com um dos prémios Ondas Especial, galardões atribuídos pela Radio Barcelona, desde 1954, que distinguem, anualmente, a atividade televisiva e radiofónica.

(Arquivo)

(Arquivo)

© Jose Manuel Ribeiro / Reuters

"Nesta edição o júri considerou que a intérprete portuguesa lidera a música de raiz em termos internacionais. Destaque-se que Mariza é uma artista que revolucionou e fez evoluir o género [fado], tornando-o uma linguagem universal, tendo atuado nos principais teatros do mundo, e tornou-se uma referência para músicos como Bjork ou Sting", lê-se no comunicado enviado à Lusa.

Referindo-se ao recente álbum de Mariza, "Mundo", editado no final do mês de outubro último, considerou o júri que "revela uma evolução na sua carreira e consolida a sua projeção internacional".

Além de Mariza, também o duo espanhol Amaral, de Saragoça, formado em 1997 por Eva Amaral e Juan Aguirre, recebe um Prémio Ondas Especial.

Sobre o duo, formado na capital aragonesa, o júri destaca o facto de "continuar de forma autêntica empenhado no seu estilo independente, editando e produzindo os seus trabalhos". O duo já foi distinguido com três Prémios Ondas e dois do canal televisivo de música MTV.

A intérprete portuguesa recebe o galardão no dia 24, durante a 62.ª gala de entrega dos prémios, na capital catalã, na qual irá também atuar.

A criadora de "Ó gente da minha terra" junta este galardão espanhol a vários outros com que tem sido distinguida ao longo da sua carreira, nomeadamente, os prémios BBC Radio 3, na categoria de Revelação e Melhor Artista da Europa de World Music (2003), MIDEM - European Border Breakers (2004), Fundação Amália Rodrigues Internacional (2005) e a Medalha de Vermeil da Sociedade de Artes Ciências e Letras Francesa (2008), entre outros.

Lusa

  • Não há risco de colapso do viaduto de Alcântara
    1:35

    País

    O desvio de um pilar do viaduto de Alcântara obrigou esta quarta-feira ao corte do trânsito e da circulação de comboios da linha de Cascais. O estrago terá sido provocado por um camião que embateu na estrutura. A circulação ferroviária foi retomada a meio da manhã, mas o viaduto só será reaberto esta quinta-feira.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.

  • Túmulo de Jesus Cristo restaurado

    Mundo

    Após 10 meses de obras de restauro, o túmulo onde Jesus Cristo terá sido sepultado foi esta quarta-feira revelado numa cerimónia na igreja do Santo Sepulcro, em Jerusalém.