sicnot

Perfil

Cultura

Espetáculo "Erasure" de Pedro Manuel estreia no sábado no Teatro D. Maria II

O espetáculo "Erasure", de Pedro Manuel, sobre o conceito de apagamento, vai ser o primeiro de três projetos de jovens criadores a estrear, no sábado, no Teatro Nacional D. Maria II, em Lisboa, no âmbito do Festival Temps D´Images.

(DR)

(DR)

Trata-se do novo programa o "Lugar do Olhar" do Temps D´Images, ao qual se associou o Teatro D. Maria II, onde serão apresentados os três projetos em estreia: "Erasure", de Pedro Manuel, "Stop motion para Eadweard", de Ricardo Cabaça, e "O Fosso dos Heróis", de Ágata Pinho.

"O Lugar do Olhar" decorreu de um open call dirigido a jovens artistas na área das artes performativas que pretendessem apresentar, durante a edição de 2015, um trabalho em estreia que integrasse imagem em movimento.

As candidaturas foram avaliadas por um júri composto por Jorge Salavisa, Tiago Rodrigues e António Câmara.

"Erasure", com conceção de Pedro Manuel e interpretação de Inês Jacques e Pedro Manuel, gira em torno do conceito de apagamento, partindo de um dispositivo de fotografia, com uma série de imagens que compõe no momento, para, de seguida, projetá-las numa tela, e voltar a fotografá-las.

"No entanto, ao captar as imagens uma segunda vez, a intensidade do flash sobrepõem-se à luz da projeção, as imagens desaparecem com o clarão, e, paradoxalmente, o ato de registo torna-se um ato de apagamento", segundo a sinopse do espetáculo.

A 13.ª edição do Temps D´Images - festival com caráter experimental e transdisciplinar, que privilegia espetáculos que cruzem as artes do palco com as da imagem - vai apresentar 23 espetáculos até 24 de janeiro, numa programação que envolve 26 artistas e 13 programadores.

Conferências e competições de cinema e de artes performativas fazem igualmente parte de um programa que reúne projetos da dança ao teatro, dos estaleiros criativos ao cinema e instalação.

Ágata Pinho, Alexandre Pieroni Calado, Andresa Soares, Barbara Matijevic, Capicua, Carlota Lagido, Elmano Sancho, Giuseppe Chico, Gustavo Ciríaco, Joana Pimenta, Jonas Lopes, Mara Castilho, Maria Gil, Mariana Tengner Barros, Miguel Bonneville, Pedro Manuel, Ricardo Cabaça, Rui Catalão, Sónia Batista, Tiago Cadete e Vitalina Sousa são alguns dos artistas que participam nesta edição.

O Temps D'Images, em Lisboa desde 2003, mantém como objetivos aproximar artistas através de encontros e discussões criativas, e possibilitar a visibilidade e circulação dos trabalhos apresentados através de parcerias, nacionais e internacionais.

Nesta edição, a programação percorre 16 espaços da capital: Teatro Nacional D. Maria II, São Luiz Teatro Municipal, Maria Matos Teatro Municipal, Teatro da Politécnica, Espaço Alkantara, Cão Solteiro, Centro Cultural de Belém, Clube Estefânia, Museu do Chiado, Carpe Diem - Centro de Arte e Pesquisa, Universidade Católica, LX Factory, Negócio ZBD (Zé dos Bois), Teatro Taborda e Appleton Square.

Lusa

  • Explosão próximo do aeroporto de Damasco

    Mundo

    A televisão do movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do regime sírio, noticiou hoje que a explosão ocorrida esta madrugada perto do aeroporto de Damasco "foi provavelmente" resultado de um ataque israelita contra depósitos de combustível.

    Em atualização

  • Será que lavar em lavandarias self-service compensa?
    8:21
  • Depois de dar a volta (de bicicleta de Lisboa a Setúbal)

    País

    Missão cumprida. A SIC foi dar uma volta de bicicleta, acompanhando a primeira etapa de uma iniciativa que pretende impulsionar o uso dos velocípedes no país. Ao longo desta quarta-feira, publicámos vários vídeos em direto na página de Facebook da SIC Notícias, que aqui reunimos, em jeito de balanço.

    Ricardo Rosa

  • Macron e Le Pen em troca de acusações
    2:16

    Eleições França 2017

    A campanha eleitoral para a segunda volta em França ficou esta quarta-feira marcada por uma troca de acusações entre os dois candidatos. De visita a uma fábrica em risco de encerramento, Le Pen prometeu que se for eleita salvará os 300 postos de trabalho. Emmanuel Macron acusou a candidata da extrema-direita de aproveitamento político.

  • Os filhos do divórcio
    20:50
  • Carro que atropelou adepto encontrado na casa de um amigo do suspeito
    2:18

    Desporto

    O carro que terá atropelado o adepto italiano que morreu junto ao Estádio da Luz foi encontrado esta terça-feira, numa garagem na Amadora, na casa de um amigo do suspeito. Trata-se de um homem na casa dos 30 anos que pertence à claque No Name boys e é agora procurado pela Polícia Judiciária.

  • "Esta moda bizarra de não vacinar crianças tem tido estas consequências"
    1:43

    Surto de sarampo

    Há mais um caso de sarampo registado pela Direção-Geral da Saúde, no total já são 25. Francisco George garantiu que a situação não é preocupante para as crianças em idade escolar e recomendou uma discussão parlamentar sobre a vacinação. Mais de 11 mil pessoas já assinaram uma petição pública a defender a vacinação obrigatória. 

  • Web Summit inaugura primeiro escritório fora da Irlanda em Lisboa
    1:58

    Web Summit

    A Web Summit inaugurou em Lisboa o primeiro escritório fora da Irlanda, que vai dar emprego a 20 pessoas, algumas portuguesas. O próximo objectivo é alargar eventos a outros pontos do país. A conferência internacional regressa a Lisboa entre 6 e 9 de novembro e a organização espera ter 60 mil participantes.