sicnot

Perfil

Cultura

Escritor mexicano Fernando del Paso vence Prémio Cervantes 2015

O escritor mexicano Fernando del Paso é o vencedor do Prémio Cervantes 2015, considerado um dos galardões literários mais importantes da língua espanhola, divulgou hoje o ministro da Educação, Cultura e Desporto espanhol, Íñigo Méndez de Vigo.

Fernando Del Paso ao centro com o Prémio Nobel Gabriel Garcia Marquez (dir.) e Carlos Fuentes (esq.) em novembro de 2007.

Fernando Del Paso ao centro com o Prémio Nobel Gabriel Garcia Marquez (dir.) e Carlos Fuentes (esq.) em novembro de 2007.

© STRINGER Mexico / Reuters

Nascido na Cidade do México a 01 de abril de 1935, Fernando del Paso, também um reconhecido pintor, diplomata e académico, é descrito como um dos grandes e mais inovadores estilistas da prosa em espanhol, devido à sua capacidade de integrar vários elementos como a história, o humor ou a política.

O júri do Prémio Cervantes quis distinguir, segundo a agência espanhola EFE, "a coragem na criação e a inovação arriscada" de Fernando del Paso, cujo percurso literário passa por vários estilos: ensaios, literatura infantil, ficção, poesia e teatro.

Autor de "José Trigo" (1966) e de "Paniluro de México" (1977), duas das suas obras mais significativas, Fernando del Paso publicou em 2012 "Noticias del Imperio", a sua multipremiada novela histórica, cuja ação decorre durante a intervenção francesa no México.

Com a distinção de Fernando del Paso cumpriu-se novamente a lei não escrita de distribuir alternadamente o galardão Cervantes entre a América Latina e Espanha. Em 2014, o vencedor do prémio foi o escritor catalão Juan Goytisolo.

Criado em 1975 pelo Ministério da Cultura espanhol, este prémio pretende reconhecer a totalidade da obra de um autor que tenha contribuído para o enriquecimento do legado literário hispânico.

O vencedor ganha um prémio pecuniário de 125 mil euros. O galardão será entregue a 23 de abril de 2016, dia em que é assinalada a morte do romancista, dramaturgo e poeta castelhano Miguel de Cervantes.

Lusa

  • A casa dos horrores
    7:57
  • PGR e presidente do Supremo deixam recado à ministra da Justiça
    2:45

    País

    Durante a abertura do ano judicial, a Procuradora-Geral da República e o presidente do Supremo Tribunal aproveitaram para deixar um recado à ministra da Justiça: é urgente aprovar o novo estatuto de juízes e magistrados. O presidente do Supremo diz que é injusta a má imagem da Justiça e pediu contenção aos magistrados.

  • Rui Rio tem sentido "alguma turbulência" no PSD
    2:01

    País

    Rui Rio e Pedro Passos Coelho tiveram esta quinta-feira a primeira reunião, desde que foi eleito o novo líder do PSD. À saída, Passos Coelho desejou que esta transição decorra com naturalidade. Já Rui Rio disse que tem sentido alguma turbulência no partido.

  • Sindicatos rejeitam fim das baixas médicas até três dias
    2:02

    País

    A CGTP quer levar o tema das baixas médicas à Concertação Social, já a UGT diz que há outras matérias prioritárias. Ainda assim as duas centrais sindicais lembram que a não justificação de faltas pode dar origem a um despedimento por justa causa. Esta quinta-feira o bastonário da Ordem dos Médicos propôs ao Governo que acabe com as baixas de curta duração, até três dias.

  • Papa interrompe percurso no Chile para ajudar polícia
    0:21
  • "Mundo à Vista" no Gana
    7:38