sicnot

Perfil

Cultura

Escritor mexicano Fernando del Paso vence Prémio Cervantes 2015

O escritor mexicano Fernando del Paso é o vencedor do Prémio Cervantes 2015, considerado um dos galardões literários mais importantes da língua espanhola, divulgou hoje o ministro da Educação, Cultura e Desporto espanhol, Íñigo Méndez de Vigo.

Fernando Del Paso ao centro com o Prémio Nobel Gabriel Garcia Marquez (dir.) e Carlos Fuentes (esq.) em novembro de 2007.

Fernando Del Paso ao centro com o Prémio Nobel Gabriel Garcia Marquez (dir.) e Carlos Fuentes (esq.) em novembro de 2007.

© STRINGER Mexico / Reuters

Nascido na Cidade do México a 01 de abril de 1935, Fernando del Paso, também um reconhecido pintor, diplomata e académico, é descrito como um dos grandes e mais inovadores estilistas da prosa em espanhol, devido à sua capacidade de integrar vários elementos como a história, o humor ou a política.

O júri do Prémio Cervantes quis distinguir, segundo a agência espanhola EFE, "a coragem na criação e a inovação arriscada" de Fernando del Paso, cujo percurso literário passa por vários estilos: ensaios, literatura infantil, ficção, poesia e teatro.

Autor de "José Trigo" (1966) e de "Paniluro de México" (1977), duas das suas obras mais significativas, Fernando del Paso publicou em 2012 "Noticias del Imperio", a sua multipremiada novela histórica, cuja ação decorre durante a intervenção francesa no México.

Com a distinção de Fernando del Paso cumpriu-se novamente a lei não escrita de distribuir alternadamente o galardão Cervantes entre a América Latina e Espanha. Em 2014, o vencedor do prémio foi o escritor catalão Juan Goytisolo.

Criado em 1975 pelo Ministério da Cultura espanhol, este prémio pretende reconhecer a totalidade da obra de um autor que tenha contribuído para o enriquecimento do legado literário hispânico.

O vencedor ganha um prémio pecuniário de 125 mil euros. O galardão será entregue a 23 de abril de 2016, dia em que é assinalada a morte do romancista, dramaturgo e poeta castelhano Miguel de Cervantes.

Lusa

  • Deputado do PS abandona partido e pode colocar em causa maioria parlamentar
    2:28

    País

    Domingos Pereira foi eleito pelo círculo de Braga. Agora, vai demitir-se do Partido Socialista e entregar o cartão de militante. Contudo, mantém-se no Parlamento, passando assim a deputado independente na Assembleia da República. Pode estar em causa a maioria parlamentar quando o PCP se abstiver.

    Notícia SIC

  • Pedro Dias recusou mostrar caligrafia
    2:29

    País

    Pedro Dias forneceu esta segunda-feira ADN aos peritos do laboratório da polícia científica. O suspeito dos crimes de Aguiar da Beira também foi intimado a entregar amostras da própria caligrafia, mas recusou fazê-lo.

  • Autoridades italianas prosseguem buscas por desaparecidos em avalancha
    0:54
  • "O México não acredita em muros"
    0:45

    Mundo

    Em resposta a Donald Trump, o Presidente mexicano diz que o país não acredita em muros, mas em pontes. Enrique Peña Nieto diz ainda que o México vai procurar dialogar com os Estados Unidos sem confrontos, mas também sem submissão.

  • Carolina do Mónaco celebra o 60.º aniversário
    2:13

    Mundo

    Carolina do Mónaco celebra esta segunda-feira o 60.º aniversário. Em 60 anos, foi criança mediática, jovem rebelde e, agora, matriarca sem ser rainha. Carolina do Mónaco nunca saiu das revistas, por ser filha de Grace Kelly e Rainier do Mónaco, por ter somado namorados pouco recomendáveis para princesas, por ter perdido o pai dos seus filhos num terrível acidente.

  • Ator morre baleado durante gravações de videoclip na Austrália

    Mundo

    Um ator morreu depois de ter sido baleado durante as gravações de um videoclip da banda Bliss n Eso, na cidade australiana de Brisbane. A vítima foi identificada como Johann Ofner, de 28 anos. O homem chegou a receber a ser socorrido, mas não resistiu aos ferimentos.