sicnot

Perfil

Cultura

Emoji eleito palavra do ano do Dicionário Oxford

Pela primeira vez, a "palavra do ano" não é uma palavra. Todos os anos, o Dicionário Oxford elege a palavra com maior "significado cultural", que ao longo de 12 meses atraiu as atenções. Este ano, a eleita foi uma imagem pictográfica - um "emoji" que representa um rosto com lágrimas de alegria.

Mais que as palavras "refugiado", "economia partilhada", "They" (eles), ou "lumbersexual", foi um emoji que "melhor refletiu o espírito, a disposição e as preocupações de 2015", de acordo com o Dicionário Oxford.

Embora já existam desde 1997, o uso das emojis mais que triplicou em 2015, explica.

Uma "emoji" é uma pequena imagem digital, ou ícone, usada para exprimir ou complementar uma ideia ou uma emoção na comunicação eletrónica. O termo "emoji" é uma conjunção de e "imagem" + moji "letra".

A Universidade de Oxford examinou os dados juntamente com a SwiftKey, para analisar a frequência e a estatística dos termos ou emojis utilizados.

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.