sicnot

Perfil

Cultura

Emoji eleito palavra do ano do Dicionário Oxford

Pela primeira vez, a "palavra do ano" não é uma palavra. Todos os anos, o Dicionário Oxford elege a palavra com maior "significado cultural", que ao longo de 12 meses atraiu as atenções. Este ano, a eleita foi uma imagem pictográfica - um "emoji" que representa um rosto com lágrimas de alegria.

Mais que as palavras "refugiado", "economia partilhada", "They" (eles), ou "lumbersexual", foi um emoji que "melhor refletiu o espírito, a disposição e as preocupações de 2015", de acordo com o Dicionário Oxford.

Embora já existam desde 1997, o uso das emojis mais que triplicou em 2015, explica.

Uma "emoji" é uma pequena imagem digital, ou ícone, usada para exprimir ou complementar uma ideia ou uma emoção na comunicação eletrónica. O termo "emoji" é uma conjunção de e "imagem" + moji "letra".

A Universidade de Oxford examinou os dados juntamente com a SwiftKey, para analisar a frequência e a estatística dos termos ou emojis utilizados.

  • Dois jovens atropelados mortalmente no concelho de Montemor-o-Velho
    2:20
  • Presidente de "O Sonho" suspeito de peculato e fraude
    2:26

    País

    O presidente das três instituições de solidariedade social de Setúbal - incluindo "O Sonho" -, que na sexta-feira foram alvo de buscas, foi constituído arguido. Florival Cardoso é, por enquanto, o único suspeito de peculato e fraude na obtenção de subsídios para as instituições.

  • Manifestação contra mina de urânio junta milhares em Salamanca
    1:39
  • Assalto a Tancos e roubo de armas da PSP podem estar relacionados
    1:24

    País

    O assalto a Tancos e o roubo de armas da PSP, três recuperadas na semana passada, podem estar relacionados. O semanário Expresso avançou este sábado que há suspeitos de terem participado nos dois assaltos e o grupo, ou parte dele, atua principalmente do Algarve, com possíveis ligações a outras organizações espalhadas pelo país ou até transacionais.

  • Cessar-fogo de 30 dias na Síria
    2:07