sicnot

Perfil

Cultura

Filme "Mustang" vence Prémio Lux 2015 do Parlamento Europeu

O Parlamento Europeu atribuiu hoje o Prémio Lux 2015 ao filme "Mustang", da cineasta turca Deniz Gamze Erguven, anunciou o presidente da assembleia, Martin Schulz, durante a sessão plenária que decorre em Estrasburgo, França.

PATRICK SEEGER

Os filmes "Mediterranea", a primeira longa-metragem do realizador italiano Jonas Carpignano, e "Urok" ("A lição"), dos búlgaros Kristina Grozeva e Petar Valchanov, eram os outros dois finalistas da edição deste ano do Prémio Lux, atribuído pelo Parlamento Europeu desde 2007, como reconhecimento dos filmes europeus que realçam a identidade e a diversidade cultural europeias.

"Mustang", uma coprodução de França, Alemanha, Turquia e Qatar, aborda a questão dos casamentos forçados, contando a história de cinco irmãs na Turquia que se querem libertar da opressão e viver a sua vida.

Na cerimónia de entrega do prémio, o presidente do Parlamento Europeu referiu-se aos recentes atentados em Paris e à ameaça de terrorismo que paira sobre os países europeus, afirmando que, num momento em que "os inimigos da cultura" estão a tentar atacar a Europa, é "essencial destacar o respeito mútuo na diversidade".

"Neste momento em que precisamos de luz, o prémio Lux é, sem dúvida, um prémio importante", afirmou Martin Schulz, destacando o facto de os três filmes finalistas à edição deste ano do galardão levantarem "questões fundamentais".

"Como deve o nosso continente de emigração mudar para se tornar num continente de imigração? Qual o papel das mulheres em sociedades às nossas portas? De que modo está a crise económica a afetar a nossa vida em conjunto? Estes filmes europeus merecem o nosso apoio. Orgulho-me de que o Parlamento Europeu esteja a ajudar mais uma vez este ano a divulgá-los o mais amplamente possível", declarou.

Instituído em 2007, e atribuído anualmente, o prémio Lux visa promover os filmes produzidos na Europa que contribuam para fomentar a identidade e a diversidade cultural europeias, sendo o filme vencedor escolhido pelos eurodeputados, que participam na votação realizada nas semanas que antecedem a entrega do prémio.

Em 2014, o vencedor do galardão de cinema do Parlamento Europeu foi o filme "Ida", de Pawel Pawlikowski (Polónia, Dinamarca).

Portugal já marcou presença na fase final do prémio Lux através de "Tabú", do realizador português Miguel Gomes, em 2012, e de "Belle Toujours", de Manoel de Oliveira, em 2007.

Lusa

  • SIC faz-se à estrada para ouvir eleitores
    2:13
  • Furacão Maria ameaça Ilhas Virgens e Porto Rico

    Mundo

    O furacão Maria "potencialmente catastrófico" está a ameaçar as Ilhas Virgens e o Porto Rico, depois de esta terça-feira ter semeado a destruição na Dominica e provocado um morto e dois desaparecidos na ilha francesa de Guadalupe.

  • Pistolas Nerf podem causar graves lesões nos olhos

    Mundo

    As balas das pistolas Nerf, quando atingem os olhos, podem causar graves lesões. O aviso é de um grupo de médicos de Londres, que recomenda a utilização de óculos protetores e o aumento da idade mínima para a utilização dos brinquedos.

    SIC

  • Investigadores descobrem como transformar gordura "má" em gordura "boa"

    Mundo

    Uma equipa de investigadores da Universidade de Washington, Estados Unidos, descobriu como converter a gordura corporal "má" em gordura "boa", permitindo queimar mais calorias e atrasar o aumento de peso, num estudo conduzido em ratos. Estes resultados abrem caminho para a possibilidade de desenvolver tratamentos mais eficazes para a obesidade e para a diabetes associada ao aumento de peso em pessoas, segundo os autores.

  • Escola na Croácia usa imagem de Melania Trump para chamar alunos

    Mundo

    "Imagine até onde pode ir com um pouco de inglês", foi com estas palavras que uma escola de inglês da Croácia decidiu promover as suas aulas, juntando ainda a fotografia de Melania Trump ao placard do anúncio. Agora, a primeira-dama norte-americana ameaça levar o Instituo Americki a tribunal. Entretanto, o placard já foi retirado do local.

    SIC