sicnot

Perfil

Cultura

Filme "John From" estreia em Portugal a 17 de março

A segunda longa-metragem do realizador português João Nicolau, intitulada "John From", vai ter estreia em Portugal a 17 de março de 2016, com distribuição pela produtora O Som e a Fúria, foi hoje anunciado.

Exibidora Socorama Cinemas SA no final  de janeiro, encerrou as 49 salas de cinema que explorava em centros comerciais daquele grupo em todo o país por abrir falência

Exibidora Socorama Cinemas SA no final  de janeiro, encerrou as 49 salas de cinema que explorava em centros comerciais daquele grupo em todo o país por abrir falência

Reed Saxon

"John From" é coproduzido por O Som e a Fúria e pela produtora francesa Shellac Sud, e deverá estrear em França em abril de 2016.

A nova longa-metragem de João Nicolau é protagonizada pelas jovens atrizes Júlia Palha e Clara Riedenstein, e conta também, no elenco, com os atores Filipe Vargas, Leonor Silveira e Adriano Luz.

O filme procura auscultar a lógica e as metamorfoses da paixão juvenil, sendo "assumidamente pudico e lúdico", segundo uma descrição do realizador, que assinou também "Gambuzinos", uma curta-metragem premiada em Cannes na Quinzena dos Realizadores, em 2013.

A longa-metragem gira em torno de Rita, uma jovem de 15 anos que tem o verão à sua frente e um "ex-futuro" namorado, que faz tranças e vai a festas onde as mostrar.

"Muito naturalmente, de Portugal ao Pacífico Sul, esta fortaleza desaba com doçura quando a adolescente vê a exposição que um novo vizinho apresenta no centro comunitário do bairro", acrescenta uma nota da produtora, sobre este trabalho de João Nicolau.

"Gambozinos" (2013), "O dom das lágrimas" (2012), "A espada e a rosa", longa-metragem de ficção (2010), "Canção de amor e saúde" (2009) e "Rapace", curta-metragem de 2006, são outros trabalhos de João Nicolau, que aborda regularmente os universos da infância e da adolescência.

"John From" já foi selecionado e exibido este ano em vários festivais de cinema, nomeadamente em França, Itália e Espanha.

Lusa

  • Jorge Sampaio dá as boas-vindas a 54 estudantes sírios que chegaram esta madrugada a Lisboa
    0:30

    País

    O avião da Força Aérea Portuguesa vindo de Beirute aterrou no Aeroporto Militar Figo Maduro, em Lisboa, às 4h30. Estes estudantes vão, numa primeira fase, frequentar um curso intensivo de português. Depois serão integrados em universidades e politécnicos de Lisboa, no âmbito do programa de bolsas de estudo de emergência para estudantes sírios dirigido por Jorge Sampaio.

  • Carlos César promete reforço da transparência de titulares de cargos políticos
    2:13

    País

    O recém re-eleito presidente do PS apontou reforço da transparência de titulares de cargos políticos como uma das prioridades do partido, no discurso que fez esta mmanhã no congresso socialista. Enquanto isso, à porta do Centro de Exposições da Batalha, lesados do BES esperavam Costa e César para exigir o cumprimento de promessa.

  • "Acabámos com o mito de que é a direita que sabe governar as finanças públicas"
    2:15
  • Conselhos sobre as novas regras de proteção de dados 
    2:08
  • Protestos em Gaza vão continuar promete Hamas
    1:19

    Mundo

    Na fronteira da Faixa de Gaza com Israel, dezenas de palestinianos ficaram feridos noutra sexta-feira de protesto contra o bloqueio israelita. O Hamas que controla o território diz que as manifestações vão continuar apesar da repressão.

  • Jogo é a 3.000 km de Madrid mas em Santiago de Bernabéu está tudo a postos para a festa
    1:49
  • Restaurantes para grávidas, rooftops e uma viagem pelo Douro vinhateiro
    12:58