sicnot

Perfil

Cultura

Quadro de Monet torna-se a pintura mais cara a ser arrematada em leilão na China

O quadro de Claude Monet "La châpelle de Notre-Dame de Grâce, Honfleur" tornou-se a pintura mais cara a ser arrematada em leilão na China, ao ser vendida por 20,7 milhões de yuan (2,9 milhões de euros).

O negócio foi consumado este fim de semana, num leilão organizado pela leiloeira chinesa Xiling Yinshe, na cidade de Hangzhou, capital da província de Zhejiang, na costa leste do país, avançou a agência oficial Xinhua.

O valor pago pelo quadro de Monet, datado de 1864, destrona assim o "Grand Vase aux Danseurs", pintado pelo espanhol Pablo Ruiz Picasso numa base de cerâmica, como o maior negócio na China envolvendo uma obra ocidental.

A pintura de Picasso foi vendida em abril passado por 3,03 milhões de yuan (450.199 euros), pela filial chinesa da leiloeira Christie's.

Nos últimos anos, outras obras de importantes pintores europeus, dos últimos dois séculos, incluindo o próprio Picasso e o seu compatriota Salvador Dalí, foram também leiloados na China, mas sempre por valores abaixo dos três milhões de yuan.

No total, 12 obras ocidentais foram vendidas no leilão deste fim de semana, por um total de 52,8 milhões de yuan (7,4 milhões de euros)

  • Marcelo já teve alta após "queda abrupta de tensão"
    2:53
  • Jorge Jesus emocionado à partida para o Al Hilal
    1:26

    Desporto

    O treinador Jorge Jesus está de partida para a Arábia Saudita, onde vai orientar o Al Hilar. Este sábado, no Aeroporto de Lisboa, emocionou-se quando questionado sobre o que mais lhe custa deixar: "a família e os amigos". Mas também se mostrou certo de que em breve voltará a Portugal.

  • México bate Coreia do Sul e está quase apurado

    Mundial 2018 / República da Coreia

    O México derrotou este sábado a Coreia do Sul por 2-1, na 2.ª jornada do grupo F, e ficou perto de garantir a passagem aos oitavos-de-final.

  • Bélgica goleia Tunísia e fica muito perto dos oitavos

    Mundial 2018 / Bélgica

    A Bélgica derrotou este sábado a Tunísia por 5-2, na 2.ª jornada do grupo G, e ficou muito perto de garantir o apuramento para os oitavos-de-final do campeonato do mundo. Veja aqui os golos e os principais lances do encontro.

  • Moutinho continua sem treinar, Raphael Guerreiro recuperou
    1:35
  • Portugal quer atrair imigrantes
    1:28
  • A opinião de Francisco Louçã
    14:51

    Opinião

    No habitual espaço de comentário semanal na Edição da Noite, Francisco Louçã analisou o Serviço Nacional de Saúde, o imposto sobre os combustíveis, a guerra entre professores e Governo e a lei das rendas.