sicnot

Perfil

Cultura

David Bowie pela primeira vez no primeiro lugar do top norte-americano

O último álbum de David Bowie, "Blackstar", lançado dois dias antes da morte do músico britânico, atingiu o primeiro lugar na lista de vendas de música nos Estados Unidos, de acordo com os dados publicados no domingo pela Billboard.

© Stefan Wermuth / Reuters


Esta foi a primeira vez que um álbum de David Bowie subiu ao lugar cimeiro do top norte-americano, segundo a Billboard, que faz a recolha de dados de vendas de álbuns, naquele mercado.

Durante a última semana, de acordo com a mesma fonte, foram vendidos mais de 181 mil exemplares de "Blackstar", destronando "25", de Adele, que ocupava o primeiro lugar há sete semanas.

Após a morte do criador de "Heroes", as vendas de todos os seus discos aumentaram, e nove outros álbuns regressaram ao "Top 200" da Billboard.

"Best of Bowie" atingiu o quarto lugar e o álbum de 1973 "The rise and fall of Ziggy Stardust and the spiders from Mars" ficou na fronteira dos "20 mais", ao ser o 21.º disco mais vendido no mercado norte-americano, na última semana.

No Reino Unido, "Blackstar" entrou diretamente para o primeiro lugar.

Os dados são conhecidos quando se completa uma semana sobre a morte de David Bowie, em Nova Iorque, ocorrida a 10 de janeiro, dois dias depois de ter completado 69 anos, altura em que publicou o seu último álbum, "Blackstar".

Na noite de domingo, na Union Chapel, em Londres, realizou-se um concerto em memória de David Bowie, com a interpretação de "Ziggy Stardust" pela banda The Feathers e a cantora Maggie Ronson, irmã de Mick Ronson, antigo guitarrista de Bowie.

Lusa

  • "Hoje vi chover lume"
    3:57
  • A Minha Outra Pátria
    29:53
  • Milhares de clientes da CGD vão pagar quase 5€/ mês por comissões de conta
    1:24

    Economia

    Milhares de clientes da Caixa Geral de Depósitos (CGD), que até aqui estavam isentos de qualquer pagamento, vão começar a pagar quase 5 euros por mês por comissões de conta. A medida abrange também reformados e pensionistas e entra em vigor já em setembro. Ainda assim, os clientes com mais de 65 anos e uma pensão inferior a 835 euros por mês continuam isentos.

  • O apelo da adolescente arrependida de ir lutar pelo Daesh

    Daesh

    Uma adolescente alemã que desapareceu da casa dos pais, no estado da Saxónia, esteve entre os vários militantes do Daesh detidos este fim de semana na cidade iraquiana de Mossul. Arrependida do rumo que deu à sua vida, deixou um apelo emocionado em que expressa, repetidamente, a vontade de "fugir" e voltar para casa.

    SIC