sicnot

Perfil

Cultura

Quadro de Picasso apreendido na Turquia afinal é uma cópia

Um quadro apreendido pelas autoridades turcas como sendo da autoria do pintor espanhol Pablo Picasso é afinal uma falsificação, anunciou esta segunda-feira a Picasso Administration, que gere o património do artista.

Segundo a organização, a tela é uma cópia de uma obra de 1940 do famoso artista plástico espanhol, "Mulher a Pentear o Cabelo".

Segundo a organização, a tela é uma cópia de uma obra de 1940 do famoso artista plástico espanhol, "Mulher a Pentear o Cabelo".

Segundo a organização, a tela é uma cópia de uma obra de 1940 do famoso artista plástico espanhol, "Mulher a Pentear o Cabelo", e o original encontra-se em Nova Iorque, no Museum of Modern Art (MoMA).

O MoMA confirmou que o original, um retrato de Dora Maar, amante e musa de Picasso, faz parte da sua coleção.

O quadro apreendido na Turquia é "com certeza uma cópia", disse a Picasso Administration, sediada em Paris.

A agência estatal turca Anatolia tinha noticiado no sábado que a polícia recuperara o original "Mulher a Pentear a Cabelo" e que este tinha sido roubado a um colecionador em Nova Iorque.

A obra foi recuperada durante uma operação secreta em Istambul que tinha como alvo ladrões de arte que estavam a tentar vendê-la por 7 milhões de dólares (6,4 milhões de euros).

Agentes da polícia turca, fazendo-se passar por potenciais compradores, encontraram-se com os vendedores num hotel e, depois, num iate na marina de Istambul, segundo a notícia.

Dora Maar, a musa de longa data de Picasso, é retratada no quadro de forma grotesca, com a caixa torácica afundada, o estômago inchado e pés enormes.

Lusa

  • "Nobel é um incentivo para toda uma nação"
    1:19

    Mundo

    O Presidente da Colômbia Juan Manuel dos Santos recebeu ao início da tarde na Noruega o prémio pelo trabalho que desenvolveu junto das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, FARC. As cerimónias são este sábado e marcadas pela ausência do Nobel da Literatura, Bob Dylan.

  • Os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa
    1:55

    Football Leaks

    Com o escândalo dos agentes de futebol a dar que falar, o Expresso revela este sábado os negócios menos claros do filho de Pinto da Costa. O nome da empresa de que é administrador, a Energy Soccer, surge na investigação em transferências de jogadores que envolvem o Futebol Clube do Porto num conflito de interesses.

  • Sol e calor ficam para o Natal
    1:50

    País

    Com o Natal à porta, o sol teima em ficar um pouco por todo o país. Até a norte as temperaturas estão altas para esta época do ano com o distrito do Porto a rondar os 18 graus.

  • A história da guerra em Alepo
    7:43
  • Uma "cidade fantasma" na Letónia
    3:10