sicnot

Perfil

Cultura

Quadro de Picasso apreendido na Turquia afinal é uma cópia

Um quadro apreendido pelas autoridades turcas como sendo da autoria do pintor espanhol Pablo Picasso é afinal uma falsificação, anunciou esta segunda-feira a Picasso Administration, que gere o património do artista.

Segundo a organização, a tela é uma cópia de uma obra de 1940 do famoso artista plástico espanhol, "Mulher a Pentear o Cabelo".

Segundo a organização, a tela é uma cópia de uma obra de 1940 do famoso artista plástico espanhol, "Mulher a Pentear o Cabelo".

Segundo a organização, a tela é uma cópia de uma obra de 1940 do famoso artista plástico espanhol, "Mulher a Pentear o Cabelo", e o original encontra-se em Nova Iorque, no Museum of Modern Art (MoMA).

O MoMA confirmou que o original, um retrato de Dora Maar, amante e musa de Picasso, faz parte da sua coleção.

O quadro apreendido na Turquia é "com certeza uma cópia", disse a Picasso Administration, sediada em Paris.

A agência estatal turca Anatolia tinha noticiado no sábado que a polícia recuperara o original "Mulher a Pentear a Cabelo" e que este tinha sido roubado a um colecionador em Nova Iorque.

A obra foi recuperada durante uma operação secreta em Istambul que tinha como alvo ladrões de arte que estavam a tentar vendê-la por 7 milhões de dólares (6,4 milhões de euros).

Agentes da polícia turca, fazendo-se passar por potenciais compradores, encontraram-se com os vendedores num hotel e, depois, num iate na marina de Istambul, segundo a notícia.

Dora Maar, a musa de longa data de Picasso, é retratada no quadro de forma grotesca, com a caixa torácica afundada, o estômago inchado e pés enormes.

Lusa

  • Como não perder Barack e Michelle Obama nas redes sociais

    Mundo

    Sair da Casa Branca implica mais que reunir objetos físicos: é preciso guardar também os tweets, os posts e todo o conteúdo digital produzido nos últimos oito anos pelo Presidente dos EUA e pela primeira-dama. A equipa de Barack Obama já preparou tudo para que nada se perca do seu legado digital.

  • Portugueses querem contratar Obama

    Mundo

    Contratar Barack Obama. Pode parecer uma tarefa impossível, mas para a startup portuguesa Swonkie a única resposta a este desafio é "Yes We Can", mote da campanha presidencial de Obama de há nove anos.

  • Artista que criou poster de Obama quer invadir EUA com símbolos de esperança

    Mundo

    Shepard Fairey - o artista por trás do tão conhecido cartaz vermelho e azul "Hope" de Barack Obama, durante a campanha eleitoral de 2008 nos EUA - produziu uma série de novas imagens a tempo da tomada de posse de Donald Trump, na sexta-feira. Agora, o artista e a sua equipa querem manifestar uma posição política com a campanha "We The People", contra as ideias que o Presidente eleito tem defendido.