sicnot

Perfil

Cultura

Quadro de Picasso apreendido na Turquia afinal é uma cópia

Um quadro apreendido pelas autoridades turcas como sendo da autoria do pintor espanhol Pablo Picasso é afinal uma falsificação, anunciou esta segunda-feira a Picasso Administration, que gere o património do artista.

Segundo a organização, a tela é uma cópia de uma obra de 1940 do famoso artista plástico espanhol, "Mulher a Pentear o Cabelo".

Segundo a organização, a tela é uma cópia de uma obra de 1940 do famoso artista plástico espanhol, "Mulher a Pentear o Cabelo".

Segundo a organização, a tela é uma cópia de uma obra de 1940 do famoso artista plástico espanhol, "Mulher a Pentear o Cabelo", e o original encontra-se em Nova Iorque, no Museum of Modern Art (MoMA).

O MoMA confirmou que o original, um retrato de Dora Maar, amante e musa de Picasso, faz parte da sua coleção.

O quadro apreendido na Turquia é "com certeza uma cópia", disse a Picasso Administration, sediada em Paris.

A agência estatal turca Anatolia tinha noticiado no sábado que a polícia recuperara o original "Mulher a Pentear a Cabelo" e que este tinha sido roubado a um colecionador em Nova Iorque.

A obra foi recuperada durante uma operação secreta em Istambul que tinha como alvo ladrões de arte que estavam a tentar vendê-la por 7 milhões de dólares (6,4 milhões de euros).

Agentes da polícia turca, fazendo-se passar por potenciais compradores, encontraram-se com os vendedores num hotel e, depois, num iate na marina de Istambul, segundo a notícia.

Dora Maar, a musa de longa data de Picasso, é retratada no quadro de forma grotesca, com a caixa torácica afundada, o estômago inchado e pés enormes.

Lusa

  • Governo quer reduzir gastos com papel na função pública
    1:08

    Economia

    O Governo proibiu a livre utilização das impressoras pelos funcionários públicos. O ministro das Finanças quer assim reduzir em 20% a despesa em consumo de papel e, ao mesmo tempo, minimizar a perigosidades dos resíduos produzidos com as impressoras, no Estado.