sicnot

Perfil

Cultura

Acusação de abuso sexual contra ator norte-americano Bill Cosby vai a julgamento

Um juiz da Pensilvânia validou hoje um processo penal contra o ator norte-americano Bill Cosby por agressão sexual, acusações já contestadas pelos seus advogados.

© POOL New / Reuters

Esta é a primeira acusação criminal movida contra o ator, de 78 anos, apesar das dezenas de acusações de agressões sexuais feitas nas últimas quatro décadas, mas que nunca culminaram numa acusação.

O ator passou os últimos dois dias no tribunal de Norristown, nos arredores de Filadélfia, com os advogados a questionarem a legalidade da queixa, que remonta a 2004.

Os advogados argumentaram que a queixa viola um acordo estabelecido em 2005 e que previa que nunca seria acusado de agressão no caso da queixa feita por Andrea Constand.

A mulher acusa o ator de lhe ter dado comprimidos e vinho, deixando-a incapaz de resistir.

Se for considerado culpado, Bill Cosby pode ser condenado a uma pena até 10 anos de prisão.

Lusa

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC