sicnot

Perfil

Cultura

Acusação de abuso sexual contra ator norte-americano Bill Cosby vai a julgamento

Um juiz da Pensilvânia validou hoje um processo penal contra o ator norte-americano Bill Cosby por agressão sexual, acusações já contestadas pelos seus advogados.

© POOL New / Reuters

Esta é a primeira acusação criminal movida contra o ator, de 78 anos, apesar das dezenas de acusações de agressões sexuais feitas nas últimas quatro décadas, mas que nunca culminaram numa acusação.

O ator passou os últimos dois dias no tribunal de Norristown, nos arredores de Filadélfia, com os advogados a questionarem a legalidade da queixa, que remonta a 2004.

Os advogados argumentaram que a queixa viola um acordo estabelecido em 2005 e que previa que nunca seria acusado de agressão no caso da queixa feita por Andrea Constand.

A mulher acusa o ator de lhe ter dado comprimidos e vinho, deixando-a incapaz de resistir.

Se for considerado culpado, Bill Cosby pode ser condenado a uma pena até 10 anos de prisão.

Lusa

  • Souto de Moura feliz com distinção na Bienal de Arquitetura de Veneza
    1:10
  • "Sonho com um futuro melhor", o desejo de um jovem sírio em Portugal
    2:12

    País

    Mais de 50 jovens sírios chegaram esta madrugada a Lisboa, para iniciarem o novo ano letivo, em Portugal. Sonham com um futuro melhor. Sonham com uma educação melhor. Os 54 estudantes vieram ao abrigo do programa lançado pelo antigo Presidente da República, Jorge Sampaio, que nos últimos anos já deu uma nova oportunidade a cerca de 200 alunos. Depois de um curso intensivo de português durante três meses, os jovens vão iniciar o ano letivo em vários pontos do país.