sicnot

Perfil

Cultura

Acusação de abuso sexual contra ator norte-americano Bill Cosby vai a julgamento

Um juiz da Pensilvânia validou hoje um processo penal contra o ator norte-americano Bill Cosby por agressão sexual, acusações já contestadas pelos seus advogados.

© POOL New / Reuters

Esta é a primeira acusação criminal movida contra o ator, de 78 anos, apesar das dezenas de acusações de agressões sexuais feitas nas últimas quatro décadas, mas que nunca culminaram numa acusação.

O ator passou os últimos dois dias no tribunal de Norristown, nos arredores de Filadélfia, com os advogados a questionarem a legalidade da queixa, que remonta a 2004.

Os advogados argumentaram que a queixa viola um acordo estabelecido em 2005 e que previa que nunca seria acusado de agressão no caso da queixa feita por Andrea Constand.

A mulher acusa o ator de lhe ter dado comprimidos e vinho, deixando-a incapaz de resistir.

Se for considerado culpado, Bill Cosby pode ser condenado a uma pena até 10 anos de prisão.

Lusa

  • Mação volta a enfrentar dias de pânico
    3:33
  • Fogo obrigou à evacuação de 6 aldeias do concelho do Sardoal
    1:56

    País

    O incêndio que chegou ao Sardoal obrigou à evacuação de seis aldeias. As pessoas foram encaminhadas para as instalações da Santa Casa da Misericórdia e vão regressando ao longo do dia de hoje. A A23 foi reaberta de madrugada, depois de ter estado várias horas cortada nos dois sentidos .

  • Ministra admite que a maioria dos incêndios começaram por mão humana
    1:57

    País

    A Ministra da Administração Interna admitiu esta quarta-feira que a maioria dos incêndios deste ano começaram por mão humana, mas Constança Urbano de Sousa entende que é cedo para tirar outras conclusões. Já o vice-presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, Adelino Gomes, diz que não há duvidas e fala em terrorismo organizado. 

  • Sismo na região de Lisboa sentido num raio de 150km
    3:19