sicnot

Perfil

Cultura

Licitação de meio milhão de euros insuficiente para quadro de Paula Rego

Uma licitação de 420 mil libras (541 mil euros) foi insuficiente para se efetivar a aquisição do quadro de Paula Rego, hoje, num leilão em Londres, confirmou a leiloeira.

Paula Rego

Paula Rego

AP

"The Bullfighter's Godmother" ("A madrinha do toureiro"), um quadro de acrílico em papel sobre tela, datado de 1990-91, tinha uma estimativa de base, entre 500 mil e 700 mil libras (687 mil e 961 mil euros).

Apesar de ter recebido a licitação de meio milhão de euros, esta não atingiu o preço mínimo determinado pelo vendedor, um coleccionador norte-americano.

"Não foi vendida", confirmou uma porta-voz da Sotheby's à agência Lusa.

De acordo com a informação da leiloeira, que levou esta obra à praça, juntamente com outras peças de arte contemporânea, este é um dos melhores exemplos do trabalho de Paula Rego e faz parte de um dos períodos mais significativos da sua carreira.

A imagem mostra um quarto austero e sem janelas, onde estão de pé os dois protagonistas: a madrinha, a dar os últimos retoques no fato do toureiro, enquanto uma rapariga aguarda sentada, com a capa do toureiro sobre as pernas.

"Em 'The Bullfighter's Godmother', Rego pega na longa tradição da história de arte de retratos de toureiros, de Velázquez a Goya, Manet e Picasso", lê-se no catálogo.

Porém, acrescenta a apresentação da Sotheby's, "em vez de se centrar no heroísmo e dinamismo da tourada, Rego fixa a sua inimitável visão artística na tragédia pessoal que tem lugar por detrás de portas fechadas, longe do espetáculo público da praça de touros".

A tela fez parte de muitas exposições no Reino Unido, incluindo no museu The National Gallery, em 1991, após um período da pintora como artista associada.

O quadro foi à praça no Leilão de Arte Contemporânea, entre várias obras de Andy Warhol, Lucio Fontana, Frank Auerbach e Jean Michel Basquiat, entre outros.

Aquele que recebeu a licitação mais elevada foi "Pregnant Girl", de Lucian Freud, arrematado por 16 milhões de libras (22 milhões de euros), quase dez milhões de euros acima da estimativa mais elevada para a obra, que era de 13,7 milhões de euros.

Lusa

  • PSOE apresenta moção de censura contra Mariano Rajoy

    Mundo

    O PSOE apresenta hoje uma moção de censura contra o presidente do governo, Mariano Rajoy. A notícia está a ser avançada pelos meios de comunicação social espanhóis. Em causa está a condenação judicial de vários dirigentes do Partido Popular no caso de corrupção, conhecido como "Gurtel".

  • Assembleia-geral do Sporting marcada para 23 de junho
    2:57
  • Congresso do PS começa hoje na Batalha

    País

    O 22.º Congresso do PS começa hoje, na Batalha, distrito de Leiria, e durante o qual o secretário-geral, António Costa, deverá defender uma linha de continuidade estratégica, procurando, em simultâneo, projetar desafios estruturais que se colocam ao país.

  • Pelo menos 50 mortos em naufrágio na RD Congo

    Mundo

    Cinquenta corpos foram resgatados depois que um barco ter naufragado num rio no noroeste da República Democrática do Congo (RDCongo) na quarta-feira, de acordo com um relatório oficial entregue hoje à Agência France Presse (AFP).

  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC