sicnot

Perfil

Cultura

Festival de cinema de Berlim dedicado à crise dos refugiados

O Festival de cinema de Berlim já vai quase a meio. Mais de 400 filmes vão passar pelas várias secções do evento, este ano sob o signo da crise dos refugiados.

© Stefan Wermuth / Reuters

Alusiva a este tema é a instalação do artista chinês, Ai Weiwei, que utilizou mais de 14 mil coletes salva-vidas usados na travessia para a ilha de Lesbos, na Grécia, e os colocou na Konzerthaus de Berlim.

Neste festival há também programas que procuram integrar refugiados sírios e afegãos entretanto estabelecidos na cidade, nomeadamente ao convidá-los para assistir a algumas sessões.

O filme "L'Avenir" da francesa Mia Hansen-Love, com Isabelle Hupert, ja foi mostrado na Berlinale e é um dos 19 que compete pelo prémio máximo, o urso de ouro.

  • Cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se em Lisboa
    3:55

    Economia

    Perto de cinco mil trabalhadores da PT manifestaram-se esta sexta-feira, em Lisboa. Os números são avançados pelos sindicatos. Os trabalhadores contestam a transferência de funcionários para empresas parceiras da Altice e outras empresas do grupo, sem as mesmas garantias e direitos. A Altice garante que as transferências são legais mas alguns funcionários já levaram o caso a tribunal.

  • Uma viagem aérea pela Lagoa Negra
    1:02
  • Videovigilância regista impacto de sismo na Grécia

    Mundo

    Um sismo de magnitude 6.7 atingiu na quinta-feira o mar Egeu e causou pelo menos dois mortos e mais de 200 feridos. O momento e o impacto causado pelo abalo foram registados através de uma câmara de videovigilância de um café, na ilha grega de Kos, um dos locais mais afetados.

  • A sátira a Sean Spicer no Saturday Night Live
    1:36

    Mundo

    O estilo de Sean Spicer foi controverso desde o início. A relação conflituosa do ex-assessor da Casa Branca com os jornalistas foi muitas vezes satirizada na comunicação social. Um exemplo é um momento do Saturday Night Live, protagonizado pela atriz Meliissa McCarthy.

  • Músico indiano toca guitarra durante cirurgia ao cérebro

    Mundo

    Abhishek Prasad foi submetido a uma cirurgia ao cérebro esta quinta-feira, num hospital na cidade indiana de Bangalore, após anos e anos a sofrer de dolorosos espasmos nas mãos. O insólito do caso foi que o músico indiano teve de tocar guitarra para ajudar os médicos durante a intervenção cirúrgica.