sicnot

Perfil

Cultura

"Montanha", de João Salaviza, representa Portugal no Festival de Cinema da UE em Hong Kong

O filme "Montanha", a primeira longa-metragem de João Salaviza, vai representar Portugal no Festival de Cinema da União Europeia em Hong Kong, que arranca no próximo sábado.

João Salaviza quando recebeu, em 2012, o Urso de Ouro no Festival de Berlim pela curta-metragem "Rafa" / Reuters

João Salaviza quando recebeu, em 2012, o Urso de Ouro no Festival de Berlim pela curta-metragem "Rafa" / Reuters

EPA


O Festival de Cinema da União Europeia (EUFF, na sigla inglesa), que conta com 17 filmes, abre com a película "Brookyln" (Irlanda) e fecha, a 11 de março, com "Goodnight Mommy" (Áustria).

"Montanha", que teve antestreia mundial no Festival de Cinema de Veneza, em setembro, e chegou às salas de cinema portuguesas em meados de novembro, vai ser exibida em Hong Kong nos dias 06 e 08 de março, de acordo com a programação do evento, de cariz anual.

O filme é sobre David, um adolescente de 14 anos que vive os primeiros amores, enfrenta um pai ausente e lida com um avô hospitalizado.

A personagem é interpretada por David Mourato, um ator não profissional, que João Salaviza encontrou entre mais de 400 candidatos. Entram ainda Chayenne Rodrigues, Maria João Pinho, Rodrigo Perdigão e Carloto Cotta, um elenco que se cruza com os filmes "Rafa" e "Arena", curtas-metragens anteriores de Salaviza.

O cartaz do festival de cinema da UE completa-se com "Halfway" (Bélgica), "Schmitke" (República Checa), "The Grump" (Finlândia), "The Anarchists" (França), "About a Girl" (Alemanha), "A Place Called Home" (Grécia), "Son of Saul" (Hungria), "Youth" (Itália), "Prince" (Holanda), "11 Minutes" (Polónia), "Marshland" (Espanha), "Stockholm Stories" (Suécia), "I am the Keeper" (Suíça), e "45 Years" (Reino Unido).

Lusa

  • Donaldtrumpi, a traça

    Mundo

    O investigador Vazrick Nazari decidiu dar o nome de Donald Trump a uma nova espécie de traça. O inseto foi descoberto na Califórnia e tem algo em comum com o Presidente dos Estados Unidos: uma pelagem loura muito parecida ao penteado de Trump.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.