sicnot

Perfil

Cultura

"Montanha", de João Salaviza, representa Portugal no Festival de Cinema da UE em Hong Kong

O filme "Montanha", a primeira longa-metragem de João Salaviza, vai representar Portugal no Festival de Cinema da União Europeia em Hong Kong, que arranca no próximo sábado.

João Salaviza quando recebeu, em 2012, o Urso de Ouro no Festival de Berlim pela curta-metragem "Rafa" / Reuters

João Salaviza quando recebeu, em 2012, o Urso de Ouro no Festival de Berlim pela curta-metragem "Rafa" / Reuters

EPA


O Festival de Cinema da União Europeia (EUFF, na sigla inglesa), que conta com 17 filmes, abre com a película "Brookyln" (Irlanda) e fecha, a 11 de março, com "Goodnight Mommy" (Áustria).

"Montanha", que teve antestreia mundial no Festival de Cinema de Veneza, em setembro, e chegou às salas de cinema portuguesas em meados de novembro, vai ser exibida em Hong Kong nos dias 06 e 08 de março, de acordo com a programação do evento, de cariz anual.

O filme é sobre David, um adolescente de 14 anos que vive os primeiros amores, enfrenta um pai ausente e lida com um avô hospitalizado.

A personagem é interpretada por David Mourato, um ator não profissional, que João Salaviza encontrou entre mais de 400 candidatos. Entram ainda Chayenne Rodrigues, Maria João Pinho, Rodrigo Perdigão e Carloto Cotta, um elenco que se cruza com os filmes "Rafa" e "Arena", curtas-metragens anteriores de Salaviza.

O cartaz do festival de cinema da UE completa-se com "Halfway" (Bélgica), "Schmitke" (República Checa), "The Grump" (Finlândia), "The Anarchists" (França), "About a Girl" (Alemanha), "A Place Called Home" (Grécia), "Son of Saul" (Hungria), "Youth" (Itália), "Prince" (Holanda), "11 Minutes" (Polónia), "Marshland" (Espanha), "Stockholm Stories" (Suécia), "I am the Keeper" (Suíça), e "45 Years" (Reino Unido).

Lusa

  • Autarca e duas jornalistas mortas a tiro na Finlândia 

    Mundo

    A presidente da Câmara de Imatra, na Finlândia, e duas jornalistas foram mortas a tiro na noite passada, na pequena cidade do sudeste do país. O incidente aconteceu junto a um restaurante e a polícia chegou ao local pouco depois dos disparos. Um suspeito de 23 anos já foi detido.

    Em desenvolvimento

  • Avião da Qatar Airways aterra de emergência nas Lages
    0:47

    País

    Aterrou de emergência nos Açores, esta manhã, um avião da Qatar Airways. A turbulência obrigou à manobra que causou pelo menos 10 feridos nos passageiro do avião que fazia ligação de Washington para Doha, capital do Qatar, e foi desviado para a base aérea das Lajes. Os passageiros desembarcaram, como registou no Twiiter um jornalista da Al-Jazzera que seguia a bordo. Segundo este depoimento, uma pessoa foi levada para o hospital com problemas cardíacos.

  • Passos elogia escolha de Paulo Macedo mas diz que não é suficiente
    1:47

    Caso CGD

    Pedro Passos Coelho diz que Paulo Macedo é competente para liderar os destinos da Caixa Geral de Depósitos, mas que a nomeação do antigo ministro não é suficiente para passar uma esponja sobre o assunto. Em Viseu, o líder do PSD não quis ainda avançar com um nome para a Câmara de Lisboa, depois de Santana Lopes afastar a hipótese de se candidatar.

  • O novo coala do zoo de Lisboa
    3:10

    País

    A SIC acompanhou em exclusivo a transferência de uma coala da Alemanha para o Zoo de Lisboa. O animal veio de avião e foi batizado pelos passageiros que seguiam a bordo. Ficou com o nome de Goolara. O coala é uma fêmea, com quase dois anos, e veio para aumentar a família da mesma espécie em Portugal.

  • Jovens do exército russo aderem ao Desafio do Manequim
    1:01

    Mundo

    Na Rússia, o grupo de jovens do exército também já aderiu ao famoso Mannequin Challenge. O vídeo foi divulgado pelo Ministério da Defesa russo. O objetivo é mostrar o dia-a-dia do chamado exército de jovens, cuja principal missão passa por sensibilizar os russos para a necessidade de cumprir o serviço militar obrigatório.