sicnot

Perfil

Cultura

"Montanha", de João Salaviza, representa Portugal no Festival de Cinema da UE em Hong Kong

O filme "Montanha", a primeira longa-metragem de João Salaviza, vai representar Portugal no Festival de Cinema da União Europeia em Hong Kong, que arranca no próximo sábado.

João Salaviza quando recebeu, em 2012, o Urso de Ouro no Festival de Berlim pela curta-metragem "Rafa" / Reuters

João Salaviza quando recebeu, em 2012, o Urso de Ouro no Festival de Berlim pela curta-metragem "Rafa" / Reuters

EPA


O Festival de Cinema da União Europeia (EUFF, na sigla inglesa), que conta com 17 filmes, abre com a película "Brookyln" (Irlanda) e fecha, a 11 de março, com "Goodnight Mommy" (Áustria).

"Montanha", que teve antestreia mundial no Festival de Cinema de Veneza, em setembro, e chegou às salas de cinema portuguesas em meados de novembro, vai ser exibida em Hong Kong nos dias 06 e 08 de março, de acordo com a programação do evento, de cariz anual.

O filme é sobre David, um adolescente de 14 anos que vive os primeiros amores, enfrenta um pai ausente e lida com um avô hospitalizado.

A personagem é interpretada por David Mourato, um ator não profissional, que João Salaviza encontrou entre mais de 400 candidatos. Entram ainda Chayenne Rodrigues, Maria João Pinho, Rodrigo Perdigão e Carloto Cotta, um elenco que se cruza com os filmes "Rafa" e "Arena", curtas-metragens anteriores de Salaviza.

O cartaz do festival de cinema da UE completa-se com "Halfway" (Bélgica), "Schmitke" (República Checa), "The Grump" (Finlândia), "The Anarchists" (França), "About a Girl" (Alemanha), "A Place Called Home" (Grécia), "Son of Saul" (Hungria), "Youth" (Itália), "Prince" (Holanda), "11 Minutes" (Polónia), "Marshland" (Espanha), "Stockholm Stories" (Suécia), "I am the Keeper" (Suíça), e "45 Years" (Reino Unido).

Lusa

  • Relatório pedido pelo Governo PSD-CDS já apontava falhas no SIRESP
    2:26
  • Proteção Civil aponta falhas do SIRESP, operadora diz que esteve à altura do fogo
    4:22
  • Temer pode cair menos de um ano depois da queda de Dilma
    3:06
  • Imagens do resgate de crianças feridas num bombardeamento na Síria
    2:00

    Mundo

    Os Estados Unidos acusam o regime sírio de estar a preparar um novo ataque químico e avisam Bashar al-Assad que vai pagar caro se o concretizar. No terreno, os ataques aéreos continuam a fazer vítimas civis. Da periferia de Damasco chegam imagens dramáticas do resgate de duas crianças feridas num bombardeamento.

  • Mulher atira moedas para o motor do avião por superstição

    Mundo

    As superstições levam as pessoas a fazer coisas bizarras e até, mesmo, perigosas. Este foi o caso de uma mulher chinesa que decidiu atirar moedas para o motor de um avião, para garantir boa sorte na viagem, que estava prestes a fazer. Contudo, a ação obrigou ao atraso do voo que partia de Xangai, numa companhia aérea chinesa.

  • Modelo italiana atacada com ácido volta ao trabalho

    Mundo

    Gessica Notaro, antiga concorrente do concurso Miss Itália, já regressou ao trabalho como treinadora de leões marinhos, cinco meses depois de ter sido atacada com ácido, alegadamento pelo ex-namorado, Jorge Edson Tavares. Gessica Notaro diz que quer inspirar e encorajar outras mulheres a lutar contra o assédio e o bullying nas relações.