sicnot

Perfil

Cultura

"Montanha", de João Salaviza, representa Portugal no Festival de Cinema da UE em Hong Kong

O filme "Montanha", a primeira longa-metragem de João Salaviza, vai representar Portugal no Festival de Cinema da União Europeia em Hong Kong, que arranca no próximo sábado.

João Salaviza quando recebeu, em 2012, o Urso de Ouro no Festival de Berlim pela curta-metragem "Rafa" / Reuters

João Salaviza quando recebeu, em 2012, o Urso de Ouro no Festival de Berlim pela curta-metragem "Rafa" / Reuters

EPA


O Festival de Cinema da União Europeia (EUFF, na sigla inglesa), que conta com 17 filmes, abre com a película "Brookyln" (Irlanda) e fecha, a 11 de março, com "Goodnight Mommy" (Áustria).

"Montanha", que teve antestreia mundial no Festival de Cinema de Veneza, em setembro, e chegou às salas de cinema portuguesas em meados de novembro, vai ser exibida em Hong Kong nos dias 06 e 08 de março, de acordo com a programação do evento, de cariz anual.

O filme é sobre David, um adolescente de 14 anos que vive os primeiros amores, enfrenta um pai ausente e lida com um avô hospitalizado.

A personagem é interpretada por David Mourato, um ator não profissional, que João Salaviza encontrou entre mais de 400 candidatos. Entram ainda Chayenne Rodrigues, Maria João Pinho, Rodrigo Perdigão e Carloto Cotta, um elenco que se cruza com os filmes "Rafa" e "Arena", curtas-metragens anteriores de Salaviza.

O cartaz do festival de cinema da UE completa-se com "Halfway" (Bélgica), "Schmitke" (República Checa), "The Grump" (Finlândia), "The Anarchists" (França), "About a Girl" (Alemanha), "A Place Called Home" (Grécia), "Son of Saul" (Hungria), "Youth" (Itália), "Prince" (Holanda), "11 Minutes" (Polónia), "Marshland" (Espanha), "Stockholm Stories" (Suécia), "I am the Keeper" (Suíça), e "45 Years" (Reino Unido).

Lusa

  • Merkel visita Portugal no final de maio

    País

    A chanceler alemã, Angela Merkel, efetua uma visita oficial a Portugal nos dias 30 e 31 deste mês a convite do primeiro-ministro, António Costa. Com passagem por Braga, Porto e Lisboa.

  • "É pesado dizer a miúdos que ainda ontem os pais estavam a ensinar o atar ténis que vão ficar em prisão preventiva"
    2:49
  • Pecado da gula ameaça maior anfíbio do mundo

    Mundo

    O maior anfíbio do mundo está em sério risco de extinção. Iguaria muito apreciada no Oriente, a salamandra-gigante-da-China já praticamente desapareceu do seu habitat natural, concluiu uma pesquisa realizada durante quatro anos. Em contraste, milhões destes animais são reproduzidos em cativeiro e têm como destino restaurantes de luxo.

  • Reclusos limpam Ria Formosa
    3:01

    País

    Alguns reclusos do estabelecimento prisional de Olhão estão pela segunda vez a limpar a ilha da Armona, na Ria Formosa. São homens que beneficiam de regime aberto e, em fim de cumprimento de pena, têm com este trabalho uma amostra da liberdade que tanto aguardam.