sicnot

Perfil

Cultura

Agir vence primeira edição do Prémio José da Ponte

O músico Agir venceu o Prémio José da Ponte, que distingue jovens criadores musicais portugueses, com o valor pecuniário de 2.000 euros, anunciou hoje a Sociedade Portuguesa de Autores (SPA).

Em comunicado, a SPA afirma que o musico Agir "tem vindo a afirmar-se como um dos mais talentosos músicos portugueses das novas gerações"

O troféu foi criado pela SPA, após a morte de José da Ponte, em janeiro do ano passado, e será entregue ao músico "em data a anunciar".

José da Ponte foi compositor, baixista e produtor musical, tendo iniciado a atividade artística em 1976, com a participação no álbum "Homo Sapiens", um projeto do compositor José Luís Tinoco.

Com a cantora Lena d'Água e o teclista Luís Pedro Fonseca, Zé da Ponte fundou, em 1980, os Salada de Fruta, grupo que protagonizou sucessos como "Robot". Ao trio inicial juntaram-se, como convidados, Guilherme Inês (bateria), Moz Carrapa (guitarra) e Rui Cardoso (saxofone).

José da Ponte trabalhou na área de publicidade e fundou, em 1983, os estúdios de gravações áudio Namouche. Foi um dos administradores da SPA.

Agir, que, em março, completa 28 anos, é o nome artístico de Bernardo Correia Ribeiro de Carvalho Costa, filho do cantor Paulo de Carvalho e da atriz Helena Isabel.

O músico começou a gravar as suas próprias composições aos 12 anos e, até ao lançamento do seu primeiro álbum, "Agir", em julho de 2010, as suas músicas eram disponibilizadas gratuitamente através da rede social "YouTube".

Com o projecto TribUrbana, com Milene Candeias, participou no Festival RTP da Canção, em 2007, com o tema "Dá-me a lua", que se classificou na 4.ª posição.

Em 2008, participou no álbum "Do amor", de Paulo de Carvalho, no tema "O meu mundo", do qual é coautor. Com o pai participou em alguns concertos, nomeadamente em 2009, no Museu do Oriente, em Lisboa.

No primeiro trimestre do ano passado, editou o novo álbum "Leva-me a sério", que sucedeu à "mixtape" lançada em março de 2014, "Agir is coming".

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.