sicnot

Perfil

Cultura

Músico e compositor Brian Eno lança novo álbum baseado na I Guerra e Titanic

O músico experimental e compositor britânico Brian Eno anunciou o lançamento de um novo álbum, intitulado "The Ship" (O Navio), inspirado nas heranças da I Guerra Mundial e do Titanic.

© Alexander Demianchuk / Reuter

O músico, conhecido pelos seus trabalhos com David Bowie, Roxy Music e Talking Heads indicou no seu "site" na internet, na quarta-feira, que o seu novo trabalho será lançado a 29 de abril.

"No plano musical, quis fazer um disco com canções que não se apoiassem nas bases habituais de uma estrutura rítmica e numa sequência de acordes, mas que permitisse às vozes existirem no seu próprio espaço e no seu próprio tempo", escreveu o compositor no seu "site".

Brian Eno, 67 anos, disse ter-se inspirado na I Guerra Mundial (1914-1918) e no acidente do navio Titanic, naufragado em 1912.

"O Titanic era o navio inaufragável, o símbolo da pujança técnica humana, construído para simbolizar o maior triunfo do homem sobre a natureza. A I Guerra Mundial foi a guerra do material, feita para ser a vontade do aço sobre a humanidade", escreveu.

"A derrota catastrófica abriu caminho a um século de experiências dramáticas", acrescentou.

"The Ship" será o primeiro álbum a solo de Brian Eno depois de Lux, lançado em 2012.

Eno foi também produtor de diversos álbuns dos U2, grupo com o qual começou a trabalhar no álbum "The Unforgettable Fire".

Em 1981, o músico inglês produziu com David Byrne, ex-líder dos Talking Heads, um álbum experimental intitulado "My Life in the Bush os Ghosts".

Lusa

  • As crianças e o frio. O que vestir
    1:58

    País

    O médico Pedro Ribeiro da Silva, da Direção-Geral da Saúde, aconselha especial cuidado com as extremidades do corpo - usar luvas e gorros. E demasiado agasalhadas pode levá-as a transpirar mais e, consequentemente, desidratar.

  • Mortágua acusa PSD de andar a brincar com a vida das pessoas
    0:47

    Opinião

    No Esquerda/Direita da SIC Notícias, António Leitão Amaro reafirmou ontem à noite que o PSD não é contra o aumento do salário mínimo mas contra a descida da TSU. Já Mariana Mortágua acusou os sociais-democratas de andar a brincar com a vida dos portugueses.

  • Pelo menos 30 mortos e 75 feridos em incêndio e derrocada de edifício em Teerão

    Mundo

    Pelo menos 30 bombeiros morreram esta quinta-feira e cerca de 75 pessoas ficaram feridas em Teerão, quando um edifício de 17 andares ruiu depois de ser consumido pelas chamas, noticiaram os meios de comunicação estatais iranianos. O edifício "Plasco" situa-se no centro da capital iraniana, a norte da zona do mercado.

    Em desenvolvimento

  • Os finalistas do Carro do Ano 2017 são...
    0:53

    Economia

    São sete os escolhidos pelos jurados do Carro do Ano, iniciativa do Expresso e da SIC Notícias. À final chegaram o Citroen C3 Pure Tech, o Hyundai IONIQ Hybrid Tech, da Kia o novo modelo Optima Sportwagon 1.7 CRDi GT Line, o Peugeot 3008 Allure 1.6 BlueHdi, o Renault Mégane Sport Tourer Energy dCI, o SEAT Ateca 1.6 TDI CR Style e ainda o Volvo V90.