sicnot

Perfil

Cultura

Músico e compositor Brian Eno lança novo álbum baseado na I Guerra e Titanic

O músico experimental e compositor britânico Brian Eno anunciou o lançamento de um novo álbum, intitulado "The Ship" (O Navio), inspirado nas heranças da I Guerra Mundial e do Titanic.

© Alexander Demianchuk / Reuter

O músico, conhecido pelos seus trabalhos com David Bowie, Roxy Music e Talking Heads indicou no seu "site" na internet, na quarta-feira, que o seu novo trabalho será lançado a 29 de abril.

"No plano musical, quis fazer um disco com canções que não se apoiassem nas bases habituais de uma estrutura rítmica e numa sequência de acordes, mas que permitisse às vozes existirem no seu próprio espaço e no seu próprio tempo", escreveu o compositor no seu "site".

Brian Eno, 67 anos, disse ter-se inspirado na I Guerra Mundial (1914-1918) e no acidente do navio Titanic, naufragado em 1912.

"O Titanic era o navio inaufragável, o símbolo da pujança técnica humana, construído para simbolizar o maior triunfo do homem sobre a natureza. A I Guerra Mundial foi a guerra do material, feita para ser a vontade do aço sobre a humanidade", escreveu.

"A derrota catastrófica abriu caminho a um século de experiências dramáticas", acrescentou.

"The Ship" será o primeiro álbum a solo de Brian Eno depois de Lux, lançado em 2012.

Eno foi também produtor de diversos álbuns dos U2, grupo com o qual começou a trabalhar no álbum "The Unforgettable Fire".

Em 1981, o músico inglês produziu com David Byrne, ex-líder dos Talking Heads, um álbum experimental intitulado "My Life in the Bush os Ghosts".

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.