sicnot

Perfil

Cultura

Morreu a artista plástica Ana Vieira aos 74 anos

A artista plástica Ana Vieira, de 74 anos, morreu durante a madrugada de hoje num hospital em Lisboa, vítima de cancro, disse à agência Lusa fonte da Galeria Graça Brandão.

http://anavieira.com/

De acordo com o galerista José Mário Brandão, o corpo da artista, que se encontrava hospitalizada há algum tempo, estará em câmara ardente na Capela do Rato, em Lisboa, a partir das 17:00 de terça-feira.

Na quarta-feira, será realizada uma missa de corpo presente às 15:30, e a artista será cremada às 17:30, no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa.

"Perdemos uma grande artista e uma grande amiga", comentou o galerista à Lusa, acrescentando que o falecimento acontece numa altura em que uma das obras mais recentes de Ana Vieira, "A arte da Fuga", foi apresentada durante a feira ARCO Madrid, que encerrou no domingo na capital espanhola.

"É uma das mais recentes obras de um projeto que Ana Vieira estava a fazer", disse o galerista, que representava a artista.

Ana Vieira nasceu em Coimbra, em 1940, e por ligação paterna cresceu na Ilha de São Miguel, nos Açores, mas vivia e trabalhava em Lisboa, onde estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes.

O seu trabalho era exposto desde 1965, realizando a primeira mostra individual em 1968, intitulada "Imagens Ausentes", que revelou o seu interesse em superar a dimensão estritamente pictórica do trabalho criativo, abrindo-se à instalação.

A artista usava nos seus trabalhos uma grande diversidade de materiais e dispositivos como biombos e elementos em madeira, peças de mobiliário, tecido ou vidro espelhado, entre outros.

Participou, em 1977, na exposição de vanguarda Alternativa Zero, em Lisboa, e em 1991, recebeu o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte/Secretaria de Estado da Cultura.

O Museu de Serralves, no Porto, dedicou-lhe a primeira exposição antológica, em 1998, e em 2010-2011, em Lisboa, o Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com o Museu Carlos Machado, de Ponta Delgada, apresentou a maior retrospetiva na carreira da artista.

Lusa

  • Bernardo Silva no Manchester City

    Desporto

    O internacional português Bernardo Silva é o mais recente reforço do Manchester City, equipa inglesa treinada por Pep Guardiola, num contrato válido por cinco temporadas.

    SIC

  • Marco Silva vai treinar o Watford

    Desporto

    O treinador português Marco Silva assinou contrato com o Watford, da Liga Inglesa. O emblema que terminou a última Premier League na 17ª posição, a última antes dos lugares de descida, ganhou assim a corrida ao Crystal Palace e ao FC Porto, que também tentaram contratar o técnico.

  • Sérgio Conceição no radar do FC Porto

    Desporto

    O treinador português e os seus representantes têm marcada para esta sexta-feira uma reunião decisiva com o FC Porto. Sérgio Conceição poderá ser o sucessor de Nuno Espírito Santo no comando técnico dos dragões.

  • "A maior conquista foi construir estabilidade"
    2:14

    Economia

    António Costa voltou esta sexta-feira a garantir que a partir de junho nenhum subsídio de desemprego será inferior a 421 euros por mês. O primeiro-ministro falava nas jornadas parlamentares do PS, onde afirmou que a estabilidade é a maior conquista deste Governo.

  • Com a multiplicação de bons indicadores económicos e financeiros do país, multiplicam-se os elogios ao Governo e declaram-se mortas e enterradas as políticas do passado recente, nomeadamente a da austeridade. Nada mais errado. O que os bons resultados agora alcançados provam definitivamente é que a austeridade resolveu de facto os problemas das contas públicas e, mas do que isso, contribuiu para o crescimento económico que foi garantido por reformas estruturais e pela reorientação do modelo económico.

    José Gomes Ferreira

  • Raízes de ciência e rebentos de esperança
    14:14
  • Portugal pode ser atingido por longos períodos de seca

    País

    Portugal e Espanha podem ser atingidos até 2100 por 'megasecas', períodos de seca de dez ou mais anos, segundo os piores cenários traçados num estudo da universidade britânica Newcastle, que tem a participação de uma investigadora portuguesa.

  • EUA testam sistema de defesa antimíssil

    Mundo

    Os Estados Unidos realizam na próxima semana um teste ao seu sistema de defesa antimíssil que, pela primeira vez, terá em consideração uma eventual ameaça de um míssil balístico intercontinental, ação que terá em mente as recentes ameaças norte-coreanas.

  • Cão interrompe jornal em direto
    1:00

    Pequenas grandes histórias

    Aconteceu na Rússia, na estação de televisão Mir24 TV. A pivô, Ilona Linarte, viveu um momento insólito, no estúdio, quando apresentava o jornal. Um cão de raça labrador preto apareceu atrás dela aos saltos. A pivô foi apanhada de surpresa e reagiu com humor.