sicnot

Perfil

Cultura

Morreu a artista plástica Ana Vieira aos 74 anos

A artista plástica Ana Vieira, de 74 anos, morreu durante a madrugada de hoje num hospital em Lisboa, vítima de cancro, disse à agência Lusa fonte da Galeria Graça Brandão.

http://anavieira.com/

De acordo com o galerista José Mário Brandão, o corpo da artista, que se encontrava hospitalizada há algum tempo, estará em câmara ardente na Capela do Rato, em Lisboa, a partir das 17:00 de terça-feira.

Na quarta-feira, será realizada uma missa de corpo presente às 15:30, e a artista será cremada às 17:30, no Cemitério do Alto de São João, em Lisboa.

"Perdemos uma grande artista e uma grande amiga", comentou o galerista à Lusa, acrescentando que o falecimento acontece numa altura em que uma das obras mais recentes de Ana Vieira, "A arte da Fuga", foi apresentada durante a feira ARCO Madrid, que encerrou no domingo na capital espanhola.

"É uma das mais recentes obras de um projeto que Ana Vieira estava a fazer", disse o galerista, que representava a artista.

Ana Vieira nasceu em Coimbra, em 1940, e por ligação paterna cresceu na Ilha de São Miguel, nos Açores, mas vivia e trabalhava em Lisboa, onde estudou pintura na Escola Superior de Belas Artes.

O seu trabalho era exposto desde 1965, realizando a primeira mostra individual em 1968, intitulada "Imagens Ausentes", que revelou o seu interesse em superar a dimensão estritamente pictórica do trabalho criativo, abrindo-se à instalação.

A artista usava nos seus trabalhos uma grande diversidade de materiais e dispositivos como biombos e elementos em madeira, peças de mobiliário, tecido ou vidro espelhado, entre outros.

Participou, em 1977, na exposição de vanguarda Alternativa Zero, em Lisboa, e em 1991, recebeu o prémio da Associação Internacional de Críticos de Arte/Secretaria de Estado da Cultura.

O Museu de Serralves, no Porto, dedicou-lhe a primeira exposição antológica, em 1998, e em 2010-2011, em Lisboa, o Centro de Arte Moderna José de Azeredo Perdigão da Fundação Calouste Gulbenkian, em colaboração com o Museu Carlos Machado, de Ponta Delgada, apresentou a maior retrospetiva na carreira da artista.

Lusa

  • Coreia do Norte lança novo míssil balístico

    Mundo

    O Pentágono detetou esta sexta-feira mais um lançamento de um míssil balístico por parte da Coreia do Norte. O primeiro-ministro japonês já confirmou o lançamento, que terá atingido a zona económica exclusiva, no Mar do Japão.

  • Menino perdido na Praia da Luz foi levado à GNR por turista
    1:11

    País

    Um menino inglês, de sete anos, esteve desaparecido na quinta-feira na Praia da Luz, no Algarve, depois de se ter perdido dos pais. A GNR colocou duas equipas de investigação no local, mas ao fim de uma hora e meia o rapaz apareceu na esquadra de Lagos acompanhado por um turista a quem terá pedido ajuda.

  • Mais viagens mas menos turistas de Portugal
    1:22

    País

    Os residentes em Portugal - sejam portugueses ou estrangeiros - realizaram quatro milhões de viagens turísticas, só no primeiro trimestre do ano. Um aumento de mais de 6% nas viagens dentro do país face ao período homólogo e de mais de 15% nas viagens para fora, de avião. O estudo é do INE, o Instituto Nacional de Estatística, que permite fazer o retrato mais claro de quem viaja e porquê.

  • Algarve sozinho gera metade dos bens transacionáveis em Portugal
    4:14

    SIC 25 Anos

    O Algarve quase não tem indústria e os especialistas consideram que é excessivamente dependente do turismo. Ainda assim, sozinho contribui com metade do que Portugal gera em bens transacionáveis. A região tem problemas graves, como a falta de médicos e um custo de vida muito alto, mas continua a atrair a maior parte dos turistas e muitos estrangeiros decidem mesmo escolher a região para viver.