sicnot

Perfil

Cultura

Jornal do exército chinês acusa filme da Disney de propaganda subliminar

O jornal do Exército de Libertação Popular (ELP), as forças armadas chinesas, acusa o mais recente filme de animação da Disney, "Zootrópolis", de servir de propaganda subliminar de valores norte-americanos em países como a China.

Disney

O filme, que está a ser um sucesso de bilheteira na China, "distorce a realidade e a moral ao trocar os papéis do predador e da presa no seu argumento", sublinha um artigo de opinião publicado por aquele jornal.

Em causa estão os papéis de polícia, atribuído a um coelho encarregado de investigar o desaparecimento de predadores, e de um dos principais vilões, protagonizado por um cordeiro, num universo em que os animais agem como seres humanos.

"Neste mundo cruel, são sempre os lobos a comer os cordeiros, e não o contrário. Um conceito tão fundamental, e que até uma criança pode entender, foi invertido por Hollywood", destaca o artigo, assinado por Wang Chuanbao, professor de ciência política do ELP.

Wang sugere ainda outros exemplos do que designa de "manipulação silenciosa" de Hollywood, como o filme de ação "Pacific Rim", que retrata as lutas travadas por monstros e robots gigantes no Mar do Sul da China, atual fonte de tensão entre Pequim e Washington.

O "Zootrópolis" é atualmente o oitavo maior sucesso de bilheteira de sempre na China, com receitas no valor de 1.500 milhões de yuan (mais de 195 milhões de euros).

JOYP // MP

Lusa/fim

NewsSubjects:- Política - Artes, Cultura e Entretenimento - Valores - Cinema - Animação - Forças Armadas

20160407T052138

  • Novo dia de protestos contra expropriações na ilha do Farol
    2:30

    País

    A sociedade Polis Ria Formosa concluiu a tomada de posse das construções identificadas como ilegais na ilha do Farol, na Ria Formosa, em Faro. No segundo dia da operação, sob fortes protestos da população, os técnicos da Polis, escoltados pela Polícia Marítima, expropriaram hoje mais 18 construções.

  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Zeca Afonso morreu há 30 anos
    1:11
  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira