sicnot

Perfil

Cultura

Jornal do exército chinês acusa filme da Disney de propaganda subliminar

O jornal do Exército de Libertação Popular (ELP), as forças armadas chinesas, acusa o mais recente filme de animação da Disney, "Zootrópolis", de servir de propaganda subliminar de valores norte-americanos em países como a China.

Disney

O filme, que está a ser um sucesso de bilheteira na China, "distorce a realidade e a moral ao trocar os papéis do predador e da presa no seu argumento", sublinha um artigo de opinião publicado por aquele jornal.

Em causa estão os papéis de polícia, atribuído a um coelho encarregado de investigar o desaparecimento de predadores, e de um dos principais vilões, protagonizado por um cordeiro, num universo em que os animais agem como seres humanos.

"Neste mundo cruel, são sempre os lobos a comer os cordeiros, e não o contrário. Um conceito tão fundamental, e que até uma criança pode entender, foi invertido por Hollywood", destaca o artigo, assinado por Wang Chuanbao, professor de ciência política do ELP.

Wang sugere ainda outros exemplos do que designa de "manipulação silenciosa" de Hollywood, como o filme de ação "Pacific Rim", que retrata as lutas travadas por monstros e robots gigantes no Mar do Sul da China, atual fonte de tensão entre Pequim e Washington.

O "Zootrópolis" é atualmente o oitavo maior sucesso de bilheteira de sempre na China, com receitas no valor de 1.500 milhões de yuan (mais de 195 milhões de euros).

JOYP // MP

Lusa/fim

NewsSubjects:- Política - Artes, Cultura e Entretenimento - Valores - Cinema - Animação - Forças Armadas

20160407T052138

  • Marcelo saúda "forma rápida" como Conselho de Ministros "tratou de tudo"
    1:03

    País

    O Presidente da República lembra que é preciso convergência de forma a adotar rapidamente as medidas mais urgentes do plano de emergência. No concelho de Tábua, Marcelo Rebelo de Sousa destacou ainda os esforços do Conselho de Ministros, mas lembrou que as medidas anunciadas são apenas o início de um processo e não o fim.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.

  • "Um ataque e uma humilhação contra o povo catalão"
    1:35