sicnot

Perfil

Cultura

World Press Photo é inaugurada no dia 28 em Lisboa

A exposição de fotojornalismo "World Press Photo", que inclui as imagens vencedoras do repórter português Mário Cruz, vai inaugurar-se no dia 28, no Museu da Electricidade, em Lisboa.

INACIO ROSA

Até 22 de maio será possível ver na exposição as fotografias vencedoras do 59.º concurso internacional World Press Photo, cujo grande prémio foi atribuído ao australiano Warren Richardson, por uma reportagem feita em agosto de 2015, com refugiados na fronteira entre a Sérvia e a Hungria.

Entre os premiados está também Mário Cruz, que venceu o primeiro prémio na categoria "Contemporary Issues", com uma reportagem sobre tráfico e exploração de trabalho infantil no Senegal, com crianças senegalesas e guineenses.

A fotografia que deu o Grande Prémio a Warren Richardson mostra um homem a tentar passar uma criança por baixo de arame farpado. A reportagem valeu-lhe também o primeiro prémio na categoria "Spot News".

O júri elogiou a simplicidade e o poder da fotografia de Warren Richardson, sobretudo o simbolismo do arame farpado. "Achámos que tem tudo o que é preciso para mostrar o que está acontecer com os refugiados", afirmou na altura Francis Kohn, membro do júri,

O fotojornalista Mário Cruz foi premiado por uma reportagem sobre tráfico e exploração de trabalho infantil no Senegal, com crianças senegalesas e guineenses, publicada na revista Newsweek.

Mário Cruz, que trabalha na agência Lusa desde 2008, passou seis meses a fazer investigação, tirou uma licença sem vencimento e rumou em 2015 ao Senegal e à Guiné-Bissau, onde passou um mês e meio a registar as condições em que vivem algumas das crianças, apanhadas numa rede criminosa de exploração infantil.

A reportagem já foi posteriormente premiada, com um terceiro lugar, no concurso internacional POYi - Pictures Of The Year.

À 59.ª edição do concurso World Press Photo concorreram 5.775 fotógrafos de 128 países.

Lusa

  • Marcelo lembra as consequências da demissão de Vítor Gaspar
    1:06

    Caso CGD

    O Presidente da República reitera que o assunto Caixa Geral de Depósitos está fechado. Em entrevista à TVI, Marcelo Rebelo de Sousa lembrou esta segunda-feira as consequências que a demissão de Vítor Gaspar, ministro das Finanças em 2013, provocou no sistema financeiro para justificar o facto de ter intervindo na polémica com as SMS trocadas entre Mário Centeno e António Domingues.

  • PSD e CDS admitem chamar António Costa à nova Comissão de Inquérito à CGD
    2:37

    Caso CGD

    PSD e CDS admitem chamar o primeiro-ministro à nova Comissão de Inquérito à CGD. Apesar de ser uma hipótese, a SIC sabe que os dois partidos ainda estão a definir o objeto do inquérito e, por isso, afirmam que é prematuro falar sobre eventuais audições. Seja como for, António Costa voltou esta segunda-feira a dizer que o assunto está encerrado.

  • Acha que conhece o seu país?
    27:42
  • Avioneta despenha-se em centro comercial de Melbourne

    Mundo

    Uma avioneta com cinco pessoas a bordo caiu num centro comercial perto do aeroporto de Essendon em Melbourne, capital da Austrália. Segundo a polícia do estado de Vitória tratava-se de um voo charter com destino a King Island, situada entre a parte continental da Austrália e a ilha da Tasmânia.

  • Pelo menos 18 detidos em protestos no Rio de Janeiro

    Mundo

    Pelo menos 18 pessoas foram esta segunda-feira detidas no Rio de Janeiro, Brasil, depois de confrontos com a polícia durante um protesto contra a privatização da empresa pública de saneamento, que serve o terceiro estado mais povoado do país.

  • O momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado
    1:21

    Mundo

    A investigação ao homicídio do meio-irmão do líder da Coreia do Norte no aeroporto da capital da Malásia está a provocar uma crise diplomática entre os dois países. Esta segunda-feira, um canal de televisão japonês divulgou imagens das câmaras de vigilância do aeroporto que alegadamente captam o momento em que Kim Jong-nam terá sido envenenado.

  • O atentado na Suécia inventado por Donald Trump
    2:12
  • Os ensaios para a maior festa do ano
    1:16

    Mundo

    Em contagem decrescente para o Carnaval, no Rio de Janeiro, já começaram os ensaios para a maior festa do ano. A noite de testes na avenida Marquês de Sapucaí conta com desfiles gratuitos.