sicnot

Perfil

Cultura

World Press Photo é inaugurada no dia 28 em Lisboa

A exposição de fotojornalismo "World Press Photo", que inclui as imagens vencedoras do repórter português Mário Cruz, vai inaugurar-se no dia 28, no Museu da Electricidade, em Lisboa.

INACIO ROSA

Até 22 de maio será possível ver na exposição as fotografias vencedoras do 59.º concurso internacional World Press Photo, cujo grande prémio foi atribuído ao australiano Warren Richardson, por uma reportagem feita em agosto de 2015, com refugiados na fronteira entre a Sérvia e a Hungria.

Entre os premiados está também Mário Cruz, que venceu o primeiro prémio na categoria "Contemporary Issues", com uma reportagem sobre tráfico e exploração de trabalho infantil no Senegal, com crianças senegalesas e guineenses.

A fotografia que deu o Grande Prémio a Warren Richardson mostra um homem a tentar passar uma criança por baixo de arame farpado. A reportagem valeu-lhe também o primeiro prémio na categoria "Spot News".

O júri elogiou a simplicidade e o poder da fotografia de Warren Richardson, sobretudo o simbolismo do arame farpado. "Achámos que tem tudo o que é preciso para mostrar o que está acontecer com os refugiados", afirmou na altura Francis Kohn, membro do júri,

O fotojornalista Mário Cruz foi premiado por uma reportagem sobre tráfico e exploração de trabalho infantil no Senegal, com crianças senegalesas e guineenses, publicada na revista Newsweek.

Mário Cruz, que trabalha na agência Lusa desde 2008, passou seis meses a fazer investigação, tirou uma licença sem vencimento e rumou em 2015 ao Senegal e à Guiné-Bissau, onde passou um mês e meio a registar as condições em que vivem algumas das crianças, apanhadas numa rede criminosa de exploração infantil.

A reportagem já foi posteriormente premiada, com um terceiro lugar, no concurso internacional POYi - Pictures Of The Year.

À 59.ª edição do concurso World Press Photo concorreram 5.775 fotógrafos de 128 países.

Lusa

  • Passos nega que resultado das autárquicas ponham em causa liderança do PSD
    7:46
  • PS e PSD trocam acusações sobre Tancos
    1:18
  • Homens vítimas de violência doméstica
    31:17
  • Marcelo mergulha na baía de Luanda
    0:45
  • Marcelo garante que relações com Angola "estão vivas"
    1:50

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou esta segunda-feira as boas relações entre Portugal e Angola. À chegada a Luanda para a posse do novo Presidente angolano João Lourenço, o chefe de Estado português aproveitou para tomar um banho de mar.

  • Défice chegou aos 2.034 milhões em agosto
    1:51

    Economia

    O défice do Estado caiu 1.900 milhões de euros até agosto, em comparação com o ano passado. A recuperação da economia ajudou a baixar o défice, com mais receitas e impostos acima do esperado. Já a despesa pública ficou praticamente inalterada e os pagamentos do Estado em atraso subiram.

  • EUA negam ter declarado guerra à Coreia do Norte

    Mundo

    Os Estados Unidos negaram esta segunda-feira ter declarado guerra à Coreia do Norte e frisaram que Pyongyang não pode disparar contra os seus aviões em águas internacionais, em resposta a uma ameaça do ministro dos Negócios Estrangeiros norte-coreano.

  • Morreu a egípcia que chegou a pesar 500 quilos

    Mundo

    A egípcia Eman Ahmed Abd El Aty, de 37 anos, que chegou a pesar 500 quilos, morreu num hospital de Abu Dabi, nos Emirados Árabes Unidos, devido a complicações cardíacas na sequência do seu excesso de peso.