sicnot

Perfil

Cultura

Morreu o ator Francisco Nicholson

O ator, dramaturgo e argumentista Francisco Nicholson morreu hoje, em casa, disse à agência Lusa fonte da família. Tinha 77 anos.

Divulgação

Francisco Nicholson começou a fazer teatro aos 14 anos, no antigo Liceu Camões, sob direcção do encenador e poeta António Manuel Couto Viana, a convite do qual veio a pertencer ao Grupo da Mocidade, que integrou com, entre outros, Rui Mendes, Morais e Castro, Catarina Avelar e Mário Pereira.

Estudou em Paris, frequentando a Academia Charles Dullin, do Théatre Nacional Populaire, privando com grandes nomes do teatro francês, como Jean Vilar, Georges Wilson, Gerard Philipe.

Foiautor da primeira novela portuguesa, "Vila Faia", e de outras novelas e séries para televisão, como "Origens" ou "Cinzas". No cinema, assinou os guiões de "Operação Dinamite" e "Bonança & C" de Pedro Martins.

Em 2014, editou o primeiro romance "Os mortos não dão autógrafos", que dedicou à mulher, a actriz e bailarina Magda Cardoso.

Última atualização às 11:58 / Com Lusa

  • Daesh transforma drones em bombardeiros 

    Daesh

    As estratégias de combate do Daesh têm vindo a sofrer alterações, bem como a capacidade das forças militares iraquianas para confrontar e derrotar o inimigo. De acordo com o responsável do Exército dos EUA Brett Sylvia, comandante militar no Iraque, a tática mais recente desenvolvida pelo Daesh consiste em usar drones de uso comercial em pequenos bombardeiros, capazes de transportar e lançar granadas.