sicnot

Perfil

Cultura

Obra de Caravaggio pode ter sido encontrada num sótão em França

Um quadro com 400 anos, que pode ter sido pintado pelo italiano Caravaggio, foi encontrado num sótão em Toulouse, no sul de França. "Judite e Holefernes" foi pintado por volta de 1604 e retrata a heroína bíblica Judite a decapitar um general assírio.

© Charles Platiau / Reuters

Segundo Eric Turquin, um especialista francês, o quadro está num excecional estado de conservação e estima que o valor ronda os 120 milhões de euros.

A sua autenticidade ainda não foi confirmada.

A obra foi considerada Tesouro Nacional pelas autoridades francesas. Isto significa que não pode sair do país nos próximos 30 meses, deixando assim tempo suficiente para os museus nacionais adquiriram o quadro.

Os donos da casa em Toulouse acharam o quadro no sótão há dois anos e, desde então Eric Turquin tem mantido a obra afastada dos olhares do público e tentado comprovar a sua autenticidade.

  • Descobertos desenhos e pinturas de Caravaggio 

    Cultura

    Uma centena de desenhos e pinturas do célebre  pintor italiano Caravaggio (1571-1610) foram descobertos por especialistas  numa coleção do castelo Sforzesco, em Milão (norte), anunciou hoje a agência  noticiosa Ansa, apesar de a câmara municipal local ter apelado à "prudência".

  • Descobertos fósseis que podem provar existência de vida em Marte

    Mundo

    Fósseis com 3,77 mil milhões de anos, dos mais antigos já descobertos, foram identificados por cientistas de vários países na província do Quebec, no leste do Canadá. As descobertas coincidem no tempo com a altura em que Marte e a Terra tinham água líquida à superfície, o que levanta questões sobre a hipótese de vida extraterrestre.

  • As polémicas declarações de João Braga sobre os Óscares

    País

    A Associação SOS Racismo reagiu esta quarta-feira às palavras do fadista João Braga na sua página no Facebook, sobre a cerimónia de entrega dos Óscares, e disse esperar que a Comissão para a Igualdade e Contra a Discriminação Racial atue de forma exemplar face.

  • "Apelamos ao debate e somos criticados? Então m...."
    0:52
  • Oprah admite candidatar-se à Presidência dos EUA

    Mundo

    A apresentadora norte-americana Oprah Winfrey admitiu, numa entrevista, que a vitória de Donald Trump nas eleições presidenciais de novembro a fez considerar a possibilidade de entrar na corrida à Casa Branca.

  • Temperaturas recorde no "último lugar da Terra"

    Mundo

    A Organização Meteorológica Mundial (OMM) anunciou esta quarta-feira que se registaram nos últimos 37 anos temperaturas altas recorde na Antártida, num local que foi descrito como "o último lugar da Terra".