sicnot

Perfil

Cultura

Obra de Paula Rego "The Servant" é leiloada hoje

A obra "The Servant", primeiro trabalho em pastel de grande formato, criado por Paula Rego em 1993/1994, vai ser hoje leiloada, a partir das 21:00, em Lisboa, pela Veritas Art Auctioneers.

Proveniente de uma coleção privada, a obra tem 152 centímetros por 122, segundo a leiloeira, que não revelou uma estimativa do preço de venda, mantendo-o ainda sob consulta.

Este trabalho da pintora portuguesa radicada em Londres esteve exposto na Hayward Gallery, naquela cidade, em 1994, e no Museu de Arte Contemporânea (MAC) da Galiza, em 2014.

"The Servant" representa uma cena doméstica, onde o primeiro plano é ocupado por uma figura masculina segurando uma figura feminina enquanto esta vomita e, em segundo plano, por um pónei de brincar e pelo reflexo de um veado num espelho de grande dimensão, dando uma atmosfera de ambiguidade à cena.

No leilão estarão também obras de artistas como Joana Vasconcelos, com "Agua Dulce, Agua Salé", de 2014, que tem uma estimativa de venda de 20.000 a 30.000 euros.

Serão ainda levadas a este leilão um acrílico sobre papel, sem título, de 1982, criado por Miquel Barceló, com uma estimativa entre 30.000 e 40.000 euros, e o guache sobre papel "Schwester Rosi/ Sister Rosi", de Georg Baselitz, de 1998, com uma estimativa de 20.000 a 30.000 euros.

Lusa

  • Governo sírio só aceitará cessar-fogo após retirada de rebeldes
    1:29

    Mundo

    O Presidente sírio Bashar Al- Assad diz que só aceitará um acordo de cessar-fogo em Alepo que inclua a retirada de todos os rebeldes da cidade. Na Alemanha, Merkel considerou que a situação na Síria é vergonhosa devido à incapacidade da comunidade internacional aliviar o conflito.

  • Quando se confunde o pedal do travão com o acelerador
    0:38

    Mundo

    Na China, chegam imagens de um acidente fora do normal. Um homem parou o carro e saiu para cumprimentar um amigo. Enquanto conversavam, a viatura começou a descair lentamente. O condutor correu de imediato para o carro. Com as mãos já no volante, tentou evitar o pior mas em vez de carregar no travão, carregou no acelerador.

  • Como (não) travar no gelo
    1:02

    Mundo

    Um vídeo gravado em Montreal, no Canadá, mostra como é quase impossível travar em estradas cobertas de gelo.