sicnot

Perfil

Cultura

Museu Berardo entre os 100 museus mais visitados do mundo

O Museu Colecção Berardo, em Lisboa, ocupa o 74.º lugar na lista dos cem museus mais visitados do mundo, em 2015, com 823.092 entradas, segundo o The Art Newspaper, publicação internacional especializada em arte contemporânea.

No ano passado, de acordo com o relatório anual publicado por The Art Newspaper, o Museu Berardo conquistou o 74.º lugar, à frente do espaço expositivo Palais de Tokyo, em Paris, que ficou, por seu turno, em 75.º lugar, com 820.850 visitantes.

Já o top 10 dos mais visitados do mundo, em 2015, é liderado pelo Museu do Louvre, em Paris, com 8,6 milhões de entradas, seguido do British Museum, em Londres, com 6,82 milhões, e, em terceiro, o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, com 6,53 milhões.

Na lista dos dez mais surgem ainda, em quarto lugar, os Museus do Vaticano, com seis milhões de visitantes, e, em quinto lugar, a National Gallery, em Londres, com 5,9 milhões.

O Museu Coleção Berardo, que já figurou nesta lista em anos anteriores, continua a ser o único museu português a integrar o top 100 de museus mais visitados do mundo do The Art Newspaper.

Desde a inauguração, em 2007, até hoje, o Museu Berardo, instalado no Centro Cultural de Belém, recebeu um total de 5,8 milhões de visitantes e mantém uma política de entradas gratuitas.

Criado na sequência de um acordo entre o Estado e o comendador e colecionador madeirense José Berardo, o museu de arte moderna e contemporânea teve como primeiro diretor artístico o francês Jean-François Chougnet e passou a ser dirigido, em abril de 2011, pelo curador e historiador de arte português Pedro Lapa.

O museu abriu com um acervo inicial de 862 obras da coleção de arte de José Berardo, cedidas em regime de comodato (empréstimo) ao Estado, até 2016, avaliadas em 316 milhões de euros pela Christie's, em 2006, acordo esse que deverá ser renegociado este ano.

Lusa

  • O percurso dos rendimentos de Ronaldo
    3:43

    Football Leaks

    O Ministério das Finanças espanhol abriu uma investigação a Cristiano Ronaldo, por eventuais irregularides na declaração dos rendimentos da publicidade. A Gestifute, empresa do agente do avançado do Real Madrid, garante que Ronaldo tem os impostos em dia. A investigação aos documentos extraídos da plataforma informática Football Leaks, liderada pela revista alemã Der Spiegel, e da qual faz parte o jornal Expresso, conseguiu traçar o percurso dos rendimentos do melhor jogador do mundo.

  • Fábio Coentrão investigado por suspeita de delitos fiscais
    3:37

    Football Leaks

    O Ministério Público de Madrid acusou o defesa português Ricardo Carvalho de evasão fiscal e está a investigar Fábio Coentrão por eventuais delitos fiscais. Além dos dois portugueses a justiça acusou ainda o espanhol Xabi Alonso, o argentino Ángel Di María e investiga o colombiano Falcão. As investigações surgem depois da revelação do caso Football Leaks, investigada pelo Expresso e pelo consórcio europeu de jornalistas que tiveram acesso a milhões de documentos.

  • Uma alternativa aos serviços de enfermagem ao domicílio
    7:34
    Contas Poupança

    Contas Poupança

    4ª FEIRA JORNAL DA NOITE

    Chamar o médico a casa é um procedimento habitual para muitas famílias, mas chamar um enfermeiro a casa é menos comum. Uma portuguesa criou um sistema inovador no mundo em que pode chamar um enfermeiro a casa através da internet ou de uma aplicação para telemóvel com os mesmos preços em todo o país e sem mensalidades. Só paga o serviço que utilizar. O Contas Poupança foi conhecer os preços e comparar para ver se compensa.

  • As primeiras palavras de um dos sobreviventes da Chapecoense
    0:29