sicnot

Perfil

Cultura

Museu Berardo entre os 100 museus mais visitados do mundo

O Museu Colecção Berardo, em Lisboa, ocupa o 74.º lugar na lista dos cem museus mais visitados do mundo, em 2015, com 823.092 entradas, segundo o The Art Newspaper, publicação internacional especializada em arte contemporânea.

No ano passado, de acordo com o relatório anual publicado por The Art Newspaper, o Museu Berardo conquistou o 74.º lugar, à frente do espaço expositivo Palais de Tokyo, em Paris, que ficou, por seu turno, em 75.º lugar, com 820.850 visitantes.

Já o top 10 dos mais visitados do mundo, em 2015, é liderado pelo Museu do Louvre, em Paris, com 8,6 milhões de entradas, seguido do British Museum, em Londres, com 6,82 milhões, e, em terceiro, o Metropolitan Museum of Art, em Nova Iorque, com 6,53 milhões.

Na lista dos dez mais surgem ainda, em quarto lugar, os Museus do Vaticano, com seis milhões de visitantes, e, em quinto lugar, a National Gallery, em Londres, com 5,9 milhões.

O Museu Coleção Berardo, que já figurou nesta lista em anos anteriores, continua a ser o único museu português a integrar o top 100 de museus mais visitados do mundo do The Art Newspaper.

Desde a inauguração, em 2007, até hoje, o Museu Berardo, instalado no Centro Cultural de Belém, recebeu um total de 5,8 milhões de visitantes e mantém uma política de entradas gratuitas.

Criado na sequência de um acordo entre o Estado e o comendador e colecionador madeirense José Berardo, o museu de arte moderna e contemporânea teve como primeiro diretor artístico o francês Jean-François Chougnet e passou a ser dirigido, em abril de 2011, pelo curador e historiador de arte português Pedro Lapa.

O museu abriu com um acervo inicial de 862 obras da coleção de arte de José Berardo, cedidas em regime de comodato (empréstimo) ao Estado, até 2016, avaliadas em 316 milhões de euros pela Christie's, em 2006, acordo esse que deverá ser renegociado este ano.

Lusa

  • O dia em que o Brexit começa
    1:25

    Brexit

    A primeira-ministra britânica já assinou a carta que vai enviar ao Conselho Europeu para formalizar a vontade do Reino Unido de sair da União Europeia. O artigo 50.º do Tratado de Lisboa será ativado nas próximas horas. Na véspera, Theresa May recebeu da Escócia um novo contratempo político.

  • Surto de hepatite A em Portugal
    2:45
  • Relação de Portugal com Angola é "insubstituível"
    1:00

    País

    Paulo Portas considera que a relação de Portugal com Angola é insubstituível. Numa entrevista ao Jornal de Negócios, o ex vice-primeiro-ministro defende que o país deve ser profissional no relacionamento político com Luanda.

  • Abertura da lagoa de Santo André atrai surfistas e bodyboarders
    4:15
  • Governo vai dar mais meios à investigação criminal
    2:34

    País

    A ministra da Justiça garante que o Governo vai dar mais meios à investigação criminal, mas assegura que não vai mexer nos prazos dos inquéritos. A questão tem sido insistentemente levantada pela defesa de José Sócrates, que se queixa de que a Operação Marquês já ultrapassou todos os prazos.

  • Tecnologia permite a tetraplégico mexer mão e braço

    Mundo

    Um homem que ficou tetraplégico num acidente voltou a mover-se com a ajuda da tecnologia e apenas usando o pensamento, num projeto de investigadores dos Estados Unidos divulgado esta terça-feira na revista especializada em medicina The Lancet.