sicnot

Perfil

Cultura

Seiscentos quilos de moedas romanas encontradas em Sevilha

A descoberta de milhares de moedas romanas aconteceu na quarta-feira durante o trabalho de construção do Parque del Olivar, em Tomares, uma cidade situada a cerca de 10 quilómetros de Sevilha, em Espanha. As moedas, que pesam entre oito e dez gramas, foram encontradas dentro de 19 ânforas cerâmicas e é possível identificar a figura de um imperador e algumas marcas romanas.

Ao contrário do que se esperava, o grupo de 19 ânforas não se destinava ao armazenamento de vinho ou oléo, mas sim de dinheiro. Nove dos recipientes cerâmicos encontrados estavam partidos, mas os restantes foram encontrados intactos. A descoberta está avaliada em muitos milhões de euros, mas para os investigadores o valor arquiológico é incalculável. Embora a maioria das moedas seja de bronze, os arqueólogos também encontraram alguns exemplares de prata.

Segundo o El País, os investigadores dizem que é possível que as moedas estivessem guardadas para o pagamento de impostos imperiais ou para pagamentos ao exército.

As moedas já foram entregues ao Museu Arqueológico de Sevilha.

  • Depois do Fogo
    0:25

    Reportagem Especial

    Uma semana depois do incêndio de Pedrogão Grande são muitas as histórias de perda e de sobrevivência, mas também de solidariedade de pessoas anónimas, que não dormiram durante dias a fio, para apoiar na logística do difícil combate ao incêndio florestal mais mortífero de que há memória. Depois do Fogo, hoje no Jornal da Noite.

  • Portugal "precisa avançar no trabalho" para reduzir crédito malparado
    1:36

    Economia

    Bruxelas recomenda e insiste que o Governo português avance no trabalho para resolver o crédito malparado. Em entrevista à SIC e ao Expresso, o vice-Presidente da Comissão para o Euro e Estabilidade Financeira, Valdis Dombrovskis, adianta que Bruxelas está também a preparar um Plano de Ação ao nível europeu.

    Entrevista SIC/Expresso

  • Líder do Daesh abatido durante fuga

    Daesh

    Um líder do Daesh e o assistente foram abatidos pela polícia iraquiana, em Mossul. A notícia é avançada pela agência EFE que esclarece que os dois homens terão sido mortos enquanto fugiam do Oeste para Este da cidade iraquiana através do rio Tigre.