sicnot

Perfil

Cultura

Seiscentos quilos de moedas romanas encontradas em Sevilha

A descoberta de milhares de moedas romanas aconteceu na quarta-feira durante o trabalho de construção do Parque del Olivar, em Tomares, uma cidade situada a cerca de 10 quilómetros de Sevilha, em Espanha. As moedas, que pesam entre oito e dez gramas, foram encontradas dentro de 19 ânforas cerâmicas e é possível identificar a figura de um imperador e algumas marcas romanas.

Ao contrário do que se esperava, o grupo de 19 ânforas não se destinava ao armazenamento de vinho ou oléo, mas sim de dinheiro. Nove dos recipientes cerâmicos encontrados estavam partidos, mas os restantes foram encontrados intactos. A descoberta está avaliada em muitos milhões de euros, mas para os investigadores o valor arquiológico é incalculável. Embora a maioria das moedas seja de bronze, os arqueólogos também encontraram alguns exemplares de prata.

Segundo o El País, os investigadores dizem que é possível que as moedas estivessem guardadas para o pagamento de impostos imperiais ou para pagamentos ao exército.

As moedas já foram entregues ao Museu Arqueológico de Sevilha.

  • A menina síria que relata a guerra no Twitter está bem, diz o pai

    Mundo

    Bana Alabed, a menina síria de 7 anos que conta no Twitter a luta pela sobrevivência e os horrores da guerra em Alepo, teve de abandonar a sua casa que foi bombardeada mas está bem, disse hoje o seu pai à Agência France Press. A conta esteve fechada domingo, mas foi entretanto reativada e tem hoje uma nova publicação de Bana.

  • Parkinson pode ter início nos intestinos

    Mundo

    Um novo estudo científico vem revelar que a doença de Parkinson pode não estar apenas no cérebro. A doença pode ter início nos intestinos e mais tarde migrar para o cérebro.