sicnot

Perfil

Cultura

Quadros roubados em Verona encontrados na Ucrânia

As autoridades ucranianas encontraram 17 quadros roubados de uma museu em Verona, Itália, em que se incluem obras de Tintoretto, Rubens e Mantegna.

Jacopo Tintoretto, Madonna allattante, olio su tela, cm 89×76, inv. 1285-1B1623

Jacopo Tintoretto, Madonna allattante, olio su tela, cm 89×76, inv. 1285-1B1623

museodicastelvecchio.comune.verona.it

As 17 obras, avaliadas em 16 milhões de euros, foram encontradas escondidas em sacos de plástico numa pequena ilha no rio Dniester, entre a Ucrânia e a Moldávia.

Foram roubadas do museu Castelvecchio em novembro passado. Três homens encapuzados e armados entraram no museu, que se situa num castelo medieval, no momento em que estava a encerrar e o sistema de alarme ainda não tinha sido ativado. Amarraram o guarda e o responsável da bilheteira, pegaram nos quadros e fugiram no carro do guarda.

Em março, as autoridades italianas anunciaram a detenção de 13 suspeitos em Itália e na Moldávia. Entre eles estava o guarda do museu e o seu irmão gémeo, bem como a mulher deste, uma moldava.

As autoridades ucranianas dizem que os quadros foram enviados por correio da Moldávia para Odessa.

  • Benfica não participa na final da Taça de Portugal de hóquei em patins

    Desporto

    O Benfica anunciou hoje que não vai comparecer na "final four" da Taça de Portugal de hóquei em patins, em protesto com "o estado de degradação que atingiu" a modalidade e com a alegada dualidade de critérios. As "águias" deveriam jogar no sábado com o FC Porto, que se sagrou campeão, no sábado, na segunda meia-final da Taça de Portugal, já depois de a Física de Torres Vedras e o Sporting de Tomar já se terem defrontado em Gondomar.

  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13

    SIC 25 Anos

    No interior do país, a Guarda acusa todas as debilidades de um concelho envelhecido e desertificado. Faltam médicos especialistas e ofertas de emprego que, de ano para ano empobrecem o índice de atratividade da região e aumentam o despovoamento. Mas quem melhor do que as famílias para fazer o retrato da terra onde vivem e trabalham? Uma delas aceitou a proposta da SIC para fazer o roteiro do melhor e do pior da terra que escolheu para educar os filhos.

  • Daesh divulga imagens da destruição da mesquita de Mossul
    1:58
  • "Podemos ser atendidos por um médico branco?"
    0:58