sicnot

Perfil

Cultura

Teresa Salgueiro apresenta novo álbum em outubro

A cantora e compositora Teresa Salgueiro apresenta o novo álbum, "Horizonte", em outubro, em dois espetáculos sucessivos, dia 08, na Casa da Música, no Porto, e no dia seguinte, no Centro Cultural de Belém, em Lisboa.

Mario Armas

Em declarações à Lusa, a cantora afirmou que o novo álbum, no qual está a trabalhar e em que assina todas as letras e composições, "é a continuidade da viagem iniciada em 2012, com o álbum 'Mistério'".

Em palco, adiantou a cantora, além dos temas do novo álbum, e "alguns do anterior", irá também interpretar canções "da tradição musical portuguesa", das quais citou "Barco negro", "Verdes anos" e "Canção de embalar".

"A integração destas e outras canções da tradição popular portuguesa é uma forma de dizer de onde venho, de me situar, e mostrar aquilo que me inspira", disse Teresa Salgueiro.

Com a cantora vão estar em palco, e no estúdio, os músicos Rui Lobato (guitarra, bateria e percussão), Óscar Torres (contrabaixo), Marlon Valente (acordeão) e Graciano Caldeira (guitarra).

Para este novo álbum, Teresa Salgueiro mantém a instrumentação do anterior, "apesar de a guitarra ter agora cordas de 'nylon', com uma sonoridade mais acústica".

O novo álbum deverá ser editado em finais do ano, adiantou a cantora, que afirmou que "não podia estar mais satisfeita com a continuação de perseguir este sonho de ser músico".

"Não conheci outra profissão a não ser a de músico, é a concretização de um sonho", rematou.

Teresa Salgueiro debutou na música em 1986, como a voz dos recém-formados Madredeus, grupo liderado por Pedro Ayres Magalhães. Com este grupo gravou nove álbuns de originais e foi a sua voz durante 20 anos, até 2007.

A cantora recebeu, entretanto, convites para partilhar o palco com nomes como José Carreras, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Carlos Núnez, Angelo Branduardi e Zbigniew Preisner.

Em 2011, retirou-se para o Convento da Arrábida, no distrito de Setúbal, onde gravou o disco "Mistério", no qual assumiu a produção, bem como a direção musical, a composição e as letras.

Depois gravou uma edição exclusiva para o território mexicano, "La golondrina y el horizonte", com a qual realizou vários espetáculos, no âmbito do Festival Cervantino.

Os dois espetáculos, no Porto e em Lisboa, são "o ponto de partida de uma digressão mundial", disse Teresa Salgueiro à Lusa.

Lusa

  • Lesados do BES manifestam-se hoje no Porto 

    Queda do BES

    Um grupo de lesados pelo Banco Espírito Santo (BES) concentra-se hoje no Porto para exigir "bom senso" ao Governo, ao Banco de Portugal (BdP) e aos responsáveis do Novo Banco, refere um comunicado remetido às redações.A manifestação está marcada para as 11:00, nas imediações do balcão do Novo Banco e do Banco de Portugal, na Avenida dos Aliados, e a nota dirigida à imprensa é assinada por quase centena e meia de pessoas."

  • O que vai mudar nos recibos verdes
    2:55

    Economia

    Os trabalhadores independentes vão descontar menos para a Segurança Social já no próximo ano. A taxa vai descer dos 29,6% por cento para os 21,4%. A descida será compensada por um aumento das contribuições pagas pelos patrões. Há também alterações em caso de desemprego e o subsídio de doença passa a ser pago ao fim de 10 dias em vez de 31.

  • Tripulantes da TAP acusam companhia de desrespeitar compromissos
    3:16

    Economia

    O Sindicato que representa os tripulantes da TAP acusa a empresa de estar a violar a lei. A companhia aérea portuguesa denunciou unilateralmente o acordo de empresa com os tripulantes e apresentou novas condições, que o sindicato considera indignas. Diz que os tripulantes fizeram esforços pela companhia no verão e que agora estão a ser desrespeitados.

  • Uma "Árvore da Esperança" pelas vítimas dos fogos
    2:01
  • Morre congressista republicano norte-americano acusado de assédio sexual

    Mundo

    O congressista estatal do Kentucky e pastor evangélico Dan Johnson morreu na quarta-feira, num aparente suicídio, dois dias depois de ser acusado de assédio sexual por uma mulher, disseram as autoridades. O médico legista do condado, Dave Billings, afirmou que a morte de Johnson foi causada por um único tiro, numa ponte de Mount Washinton, perto de Louisville, onde estacionou o automóvel.

  • Bebé nasce com coração fora do peito e sobrevive
    2:06
  • Zapatou volta a eleger os melhores vídeos da internet
    6:28