sicnot

Perfil

Cultura

Kraftwerk perdem processo sobre direitos de autor no Constitucional alemão

O Tribunal Constitucional alemão sentenciou hoje que a "liberdade artística" pode prevalecer sobre os interesses económicos em certos casos, recusando um pedido do grupo de música eletrónica Kraftwerk numa questão de direitos de autor.

© Denis Balibouse / Reuters

Os Kraftwerk batiam-se nos tribunais desde 1997 pelos seus direitos e contra uma artista de 'hip-hop' que utilizou um 'sample' (excerto) de dois segundos de uma música do grupo.

O tribunal decidiu que nos casos em que a infração é "de pouca importância, então a liberdade artística tem precedência sobre os interesses do proprietário do direito de autor".

A decisão pode ter consequências muito importantes, nomeadamente para a música 'hip-hop', que recorre largamente ao 'sampling', misturando excertos de músicas.

Em 2012, o tribunal federal de justiça tinha dado razão aos Kraftwerk.

O ritmo de percussão de dois segundos em causa pertence à música "Metall auf Metall" (1997) e foi utilizado pela 'rapper' alemã Sabrina Setlur na canção "Nur mir".

Lusa

  • Novas buscas no Universo Espírito Santo

    Queda do BES

    O Ministério Público voltou a fazer buscas no âmbito dos processos do Universo Espírito Santo. A SIC sabe que ontem e hoje os investigadores recolheram provas em diversos locais do continente e também na Madeira, nomeadamente em residências, empresas e entidades bancárias.

    Notícia SIC

  • Visitar a região afetada pelo fogos é uma forma de ajudar na recuperação
    3:07
  • Carvalhal do Sapo tenta recuperar a vida normal após incêndio
    2:33

    País

    As populações das aldeias de Góis tentam voltar à normalidade, ao fim de vários dias rodeadas por um grande dispositivo de operacionais. A repórter Cristina Freitas esteve hoje em Carvalhal do Sapo, onde se realizou mais um funeral de uma das vítimas do incêndio de Pedrógão Grande.

  • Falta de médicos e de ofertas de emprego preocupa habitantes da Guarda
    5:13
  • "Do ponto de vista interno a candidatura do Porto é a melhor" 
    0:50

    País

    António Costa admite que a candidatura da cidade do Porto para receber a Agência Europeia do Medicamento seria a melhor para Portugal. No entanto o primeiro-ministro diz que é preciso avaliar se a candidatura do Porto é a que tem mais hipóteses de ganhar, quando comparada com outras cidades europeias. 

  • Depois da "provocação", o acidente em cadeia
    0:43