sicnot

Perfil

Cultura

Kraftwerk perdem processo sobre direitos de autor no Constitucional alemão

O Tribunal Constitucional alemão sentenciou hoje que a "liberdade artística" pode prevalecer sobre os interesses económicos em certos casos, recusando um pedido do grupo de música eletrónica Kraftwerk numa questão de direitos de autor.

© Denis Balibouse / Reuters

Os Kraftwerk batiam-se nos tribunais desde 1997 pelos seus direitos e contra uma artista de 'hip-hop' que utilizou um 'sample' (excerto) de dois segundos de uma música do grupo.

O tribunal decidiu que nos casos em que a infração é "de pouca importância, então a liberdade artística tem precedência sobre os interesses do proprietário do direito de autor".

A decisão pode ter consequências muito importantes, nomeadamente para a música 'hip-hop', que recorre largamente ao 'sampling', misturando excertos de músicas.

Em 2012, o tribunal federal de justiça tinha dado razão aos Kraftwerk.

O ritmo de percussão de dois segundos em causa pertence à música "Metall auf Metall" (1997) e foi utilizado pela 'rapper' alemã Sabrina Setlur na canção "Nur mir".

Lusa

  • Fogos em OIeiros concentram mais meios

    País

    Os fogos em Oleiros, no distrito de Castelo Branco, são os mais preocupantes esta manhã para a Proteção Civil. São dois incêndios que mobilizam cerca de quinhentos bombeiros.

    Em atualização

  • Mulher muçulmana agredida por jovens em Madrid

    Mundo

    Uma mulher muçulmana de 38 anos ficou ferida depois de ter sido agredida por "dois ou três jovens" na quarta-feira junto à entrada da estação de metropolitano de Usera, em Madrid, disse hoje à Efe a Polícia Municipal.

  • Tufão Hato fez 16 mortos na China e Macau
    1:20
  • Festival EDP Vilar de Mouros começa hoje
    2:56

    Cultura

    Começa hoje o EDP Vilar de Mouros. O festival, que já tem mais 30% de bilhetes vendidos do que no ano passado, vai começar com a banda britânica The Veils. Capitão Fausto e Salvador Sobral são apenas dois dos nomes portugueses que vão marcar presença num evento que conta também com diversos artistas estrangeiros. A jornalista da SIC, Sílvia Lima Rato, falou com Paulo Ventura, da organização, e antecipa os destaques do cartaz do festival que decorre até sábado.

  • Porto Editora disponível para rever exercícios que possam ser discriminatórios
    2:16
  • Novo SUV da Volkswagen produzido na Autoeuropa
    1:09