sicnot

Perfil

Cultura

"Vieira da Silva em Festa" celebra aniversário da pintora dia 13 em Lisboa

Um programa com exposições, visitas guiadas, atividades para crianças e concertos, assinala, a 13 de junho, em Lisboa, o aniversário do nascimento da pintora Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992), anunciou hoje a organização.

De acordo com a Fundação Arpad Szenes - Vieira da Silva (FASVS), para festejar o aniversário da artista, naquele dia, que coincide com o Dia de Santo António, vão ser realizadas várias atividades gratuitas entre as 10:00 e as 20:00, no Museu, no Jardim das Amoreiras e na Casa Atelier Vieira da Silva.

Orquestra de foles, Camané, João Afonso, as Cramol e o programa Viva a Música!, de Armando Carvalhêda, fazem parte do programa das celebrações, assim como Sérgio Godinho e Capicua, em diálogo no museu, e o documentário de Francisco Manso "Mulheres da Serra de Montemuro".

Também serão realizadas atividades com jogos populares, como o jogo do pau, artesanato, costura, uma feira do livro de arte, oficinas da tipografia pel'O Homem do Saco, e um bolo de aniversário para festejar a data.

Estão previstas visitas guiadas à exposição coletiva, intitulada "Backstories", com trabalhos dos artistas Mitsuo Miura, Pedro Calapez e Rui Sanches, em diálogo com a obra de Maria Helena Vieira da Silva, no museu da artista.

Esta mostra, com curadoria de Ana Ruivo, resulta de um projeto surgido do diálogo entre os artistas, em torno do tema do livro e da biblioteca, relacionado com alguns temas de pesquisa de Vieira da Silva, como o espaço, o tempo e a memória.

É o quarto ano consecutivo que a Fundação Vieira da Silva celebra o aniversário da pintora, nascida no dia 13 de junho, há 108 anos, com um programa alargado de iniciativas gratuitas.

De acordo com a Fundação, o objetivo deste programa é promover o conhecimento da artista e da sua obra, atraindo novos públicos, e revitalizar o Jardim das Amoreiras, como espaço de lazer e como polo cultural e artístico, em parceria com outras instituições.

Criada ainda em vida de Maria Helena Vieira da Silva, uma das mais importantes pintoras portuguesas, e instituída por decreto-lei em 10 de maio de 1990, a Fundação Arpad Szenes -- Vieira da Silva tem como missão garantir a existência de um espaço, em Portugal, onde o público possa contactar permanentemente com a obra dos dois pintores.

Lusa

  • Jovem que morreu numa estância de esqui em Espanha sofreu um aneurisma
    1:26
  • Cunhado do Rei de Espanha em liberdade sem caução

    Mundo

    Inaki Urdangarin vai mesmo aguardar o desenrolar do recurso em liberdade na Suíça, onde o marido da Infanta Cristina tem residência oficial e onde terá de se apresentar às autoridades uma vez por mês, para além de estar obrigado a comunicar qualquer deslocação fora da Europa. De fora fica ainda o pagamento da caução de 200 mil euros pedida pelo Ministério Público espanhol.

  • Três letras de Zeca Afonso

    Cultura

    No dia em que se assinalam 30 anos da morte de Zeca Afonso, Raquel Marinho, jornalista da SIC e divulgadora de poesia portuguesa contemporânea, escolhe três letras do cantor e autor para dizer, em forma de homenagem.

    Raquel Marinho

  • Compensa comprar a granel?
    8:39
  • "Isto é uma mentira e tem carimbo de Estado"
    2:12

    Opinião

    O preço das botijas de gás em Portugal duplicou nos últimos 15 anos. José Gomes Ferreira esteve no Jornal da Noite, da SIC, onde explicou este aumento, lembrando que a classe política prometeu que se houvesse mais empresas a operar no mercado, os preços desciam. Contudo, José Gomes Ferreira diz que "isto é uma mentira e tem carimbo de Estado". O Diretor-Adjunto de Informação SIC explicou que como o mercado é livre, os operadores vendem aos preços mais altos que podem, deste modo os preços não variam muito entre uns e outros.

    José Gomes Ferreira