sicnot

Perfil

Cultura

Led Zeppelin acusados de plagiar acordes iniciais de "Stairway to Heaven"

Jimmy Page e Robert Plant, dos Led Zeppelin, compareceram ontem num tribunal em Los Angeles para defender a música "Stairway to Heaven" de acusações de plágio.

© Jason Reed / Reuters

Spirit, uma banda de Los Angeles, alega que o os acordes iniciais de "Stairway to Heaven" plagiam o instrumental "Taurus", de 1968, editado três anos antes da célebre música dos Led Zeppelin.

Depois de dois anos de procedimentos judiciais, um juiz federal considerou que havia elementos suficientes para instaurar um processo com jurados. Caso percam, Jimmy Page e Robert Plant poderão ter de pagar até 35 milhões de euros.

  • Led Zeppelin acusados de plágio

    Cultura

    Um júri norte-americano vai decidir se a abertura de "Stairway to Heaven" - uma das mais famosas passagens do rock - foi plagiada pelos Led Zeppelin de uma outra banda, menos conhecida. Os acordes iniciais da música serão idênticos aos de "Taurus", da banda Spirit.

  • Jimmy Page edita todo o catálogo dos Led Zeppelin
    6:48

    Cultura

    Jimmy Page, fundador dos Led Zeppelin editou, em versão remasterizada, todo o catálogo da mítica banda britânica. Um trabalho que começou há mais de dois anos, e que começa a dar frutos com a edição, este mês, dos primeiros três discos daquele que é por muitos considerado como o melhor guitarrista de sempre. A SIC falou com Jimmy Page, em exclusivo, em Londres.

  • Portugal vai fechar fronteiras durante a visita do Papa

    País

    O Conselho de Ministros aprovou hoje a reposição temporária do controlo de fronteiras durante a visita do papa Francisco em maio a Fátima. A reposição do controlo de fronteiras decorrerá entre 00:00 de 10 de maio e as 00:00 de 14 de maio.

  • "Civis devem ser prioridade absoluta no Iraque", diz Guterres

    Mundo

    O secretário-geral das Nações Unidas, António Guterres, chegou hoje ao Iraque para abordar a situação da ajuda humanitária, e pediu que a proteção dos civis seja a "prioridade absoluta" à medida que as forças iraquianas batalham para retomar Mossul.

  • Fomos conhecer o novo Samsung S8
    1:42
  • E depois do Brexit?
    3:42
  • Britânicos a viver no Algarve falam em desilusão
    2:32

    Brexit

    Para muitos dos britânicos que vivem no Algarve, o Brexit é a confirmação de que o resultado surpreendente do referendo não tem retorno. Certificados de residência e até a dupla nacionalidade são questões que a partir de agora passam a estar em cima da mesa.