sicnot

Perfil

Cultura

Led Zeppelin acusados de plagiar acordes iniciais de "Stairway to Heaven"

Jimmy Page e Robert Plant, dos Led Zeppelin, compareceram ontem num tribunal em Los Angeles para defender a música "Stairway to Heaven" de acusações de plágio.

© Jason Reed / Reuters

Spirit, uma banda de Los Angeles, alega que o os acordes iniciais de "Stairway to Heaven" plagiam o instrumental "Taurus", de 1968, editado três anos antes da célebre música dos Led Zeppelin.

Depois de dois anos de procedimentos judiciais, um juiz federal considerou que havia elementos suficientes para instaurar um processo com jurados. Caso percam, Jimmy Page e Robert Plant poderão ter de pagar até 35 milhões de euros.

  • Led Zeppelin acusados de plágio

    Cultura

    Um júri norte-americano vai decidir se a abertura de "Stairway to Heaven" - uma das mais famosas passagens do rock - foi plagiada pelos Led Zeppelin de uma outra banda, menos conhecida. Os acordes iniciais da música serão idênticos aos de "Taurus", da banda Spirit.

  • Jimmy Page edita todo o catálogo dos Led Zeppelin
    6:48

    Cultura

    Jimmy Page, fundador dos Led Zeppelin editou, em versão remasterizada, todo o catálogo da mítica banda britânica. Um trabalho que começou há mais de dois anos, e que começa a dar frutos com a edição, este mês, dos primeiros três discos daquele que é por muitos considerado como o melhor guitarrista de sempre. A SIC falou com Jimmy Page, em exclusivo, em Londres.

  • Autocarro com seguranças atacado em Braga
    0:42

    Desporto

    Dois autocarros que transportavam elementos de uma empresa de segurança foram atingidos por tiros e pedras depois do jogo entre o Sporting de Braga e o Vitória de Guimarães. O ataque deu-se a poucos quilómetros do Estádio Municipal de Braga. A PSP e a PJ estiveram no local a recolher provas.