sicnot

Perfil

Cultura

"Obras Públicas": street art na Reportagem Especial

Hoje no Jornal da Noite

"Obras Públicas": street art na Reportagem Especial

A arte urbana é vista hoje pelas autarquias como um valioso contributo e as galerias abrem a porta aos artistas. Veja aqui um excerto da Reportagem Especial que estreia mais logo no Jornal da Noite

Durante anos era associado a vandalismo. Aos poucos, o graffiti foi conquistando espaço e admiradores.

Centenas de paredes e fachadas pintadas por artistas nacionais e internacionais colocam Portugal no mapa mundial da arte urbana.

"Obras Públicas" é uma reportagem especial para ver hoje, no Jornal da Noite.

  • O mapa das obras que pintam Portugal

    Cultura

    Somos cada vez mais surpreendidos nas ruas por paredes, fachadas, muros e desenhos que são verdadeiros museus a céu aberto. A partir de agora, e em atualização constante, mostramos-lhe um mapa interativo com cerca de 600 obras de artistas consagrados, estrangeiros e portugueses. Além da localização que funciona também com georreferenciação com coordenadas GPS, mostramos-lhe o que vai ver e a quem pertence. Tudo para ajudá-lo a encontrar estas obras que pintam o rosto de Portugal.

  • "O que é isto, mamã?"
    36:23
  • O ensino à distância em Portugal
    4:12

    País

    Em Portugal, o ensino básico e secundário à distância já conta com 300 alunos e com a preciosa ajuda das novas tecnologias. É através do computador que a escola viaja e acompanha os alunos, alguns com doenças que não os permitem ir às aulas, outros que são atletas de alta competição e que têm a maior parte do tempo ocupado por treinos ou ainda os que fazem parte de famílias itenerantes, como é o caso dos que vivem no circo e andam de terra em terra.

  • Aprender a jogar badminton ao ritmo do samba
    2:54

    Mundo

    No Brasil, a correspondente da SIC foi conhecer um projeto social no Rio de Janeiro que mistura samba e desporto. Um desporto que ainda é pouco praticado mas que tem sido fundamental para transformar a vida de jovens das favelas e para descobrir novos talentos do badminton brasileiro.

    Correspondente SIC