sicnot

Perfil

Cultura

Seal atua hoje no único concerto no Parque dos Poetas em Oeiras

O músico britânico Seal atua hoje no festival cooljazz, em Oeiras, no único concerto do festival a realizar-se no Parque dos Poetas, com a primeira parte a ser assegurada pelos HMB.

O cooljazz cumpre hoje o seu quarto dia de festival, depois de já terem atuado Jill Scott, Frances e The Cinematic Orchestra.

Esta noite será a vez da atuação de um dos grandes nomes do festival, o britânico Seal, a celebrar 25 anos de carreira, que atuou em Portugal a última vez em 2011, em Cascais, também no âmbito do cooljazz.

Seal, que editou no ano passado o álbum "Seal 7", atua no Parque dos Poetas, no Estádio Municipal de Oeiras. O álbum vai estar em destaque, bem como outros êxitos da sua carreira, que o celebrizaram ao longo dos últimos anos, como "Killer", "Crazy", "Kiss from a rose", "Prayer for the dying" ou "Color".

Nascido no bairro londrino de Paddington, de regresso ao palco do edpcooljazz, Seal é "um cantor e compositor reconhecido pela singular mistura que imprime às suas canções, com os vários ritmos 'soul', 'folk', 'dance', 'rock' e 'pop', num exercício único e criativo em que expressa a experiência cheia de amor através da música", refere a organização do festival.

Olusegun Olumide Adeola Samuel, o nome de registo de Seal, iniciou a carreira musical em finais da década de 1980, atuando em algumas bandas inglesas de "soul music", tendo-se destacado no panorama britânico. O single "Killer" vendeu mais de cinco milhões de cópias e "colocou-o na ribalta em toda a Europa".

Em 1991, Seal assinou contrato com uma discográfica e editou o primeiro álbum em nome próprio, "Seal", do qual a canção "Crazy" foi uma das dez mais tocadas nos Estados Unidos.

O seu segundo trabalho, que o tornou mundialmente conhecido, surgiu em 1994. Este álbum - "Seal II" - vendeu mais de 20 milhões de cópias em todo o mundo, e valeu-lhe dois Grammy em 1996: de Melhor Música, por "Kiss from a rose", e o de Melhor Intérprete Masculino.

Desde então, Seal já arrecadou três Brit Awards, na categoria de melhor cantor masculino, quatro Grammy e um MTV Video Music Award.

Em 1998, editou "Human Being", que inclui temas como "Lost my faith" e "Colour". Depois de um interregno sem gravar, Seal regressou em 2003, com o álbum "Seal IV", seguindo-se "Live in Paris", "One night to remember", "System", "Soul", "Commitment" e "Soul 2".

Na 13.ª edição de cooljazz vão ainda atuar, Stacey Kent e Marta Ren, Koop Oscar Orchestra e Nouvelle Vague, Omara Portuondo e Diego el Cigala e Marisa Monte com Carminho.

O cooljazz realizou-se pela primeira vez em 2004 e, até agora, já produziu mais de 130 concertos, para 275.000 espetadores. À última edição assistiram 46.000 espetadores, em sete dias de concertos.

Lusa

  • Sismo abala centro de Itália

    Mundo

    Um sismo abalou esta manhã o centro de Itália, incluindo a capital, Roma, e outras localidades atingidas por uma série de tremores o ano passado.

    Em desenvolvimento

  • Bebé nasce na Ucrânia com ADN de três pais

    Mundo

    Nasceu a 5 de janeiro, na Ucrânia, uma menina filha de um casal infértil graças à ajuda de uma nova técnica de fertilização in vitro, que conta com a colaboração de uma terceira pessoa. De acordo com o britânico The Times, os médicos utilizaram pela primeira vez um método denominado transferência pronuclear. Esta não é, contudo, a primeira vez que nasce um bebé com ADN de três progenitores.

  • Acordo de concertação social assinado por todos os parceiros

    Economia

    Está assinado o acordo da Concertação Social que estipula a descida da TSU para as empresas como contrapartida do aumento do salário mínimo. Ao contrário do que é habitual, o momento não foi assinalado na sede do Conselho Económico e Social (CES), mas as assinaturas foram divulgadas no Twitter.

  • Oposição diz que défice abaixo dos 2,3% se deve ao aumento de impostos
    2:24

    Economia

    O défice de 2016 vai ficar abaixo dos 2,3%, uma garantia dada pelo primeiro-ministro durante o debate quinzenal desta terça-feira. A oposição diz que o resultado é bom para o país mas que se deve a um aumento de impostos, feito pelo Governo no ano passado, e ao trabalho do PSD e do CDS nos anos anteriores.

  • CIA desvenda segredos de quase 50 anos de História

    Mundo

    A CIA publicou online quase 12 milhões de documentos confidenciais. Basta uma ligação à Internet para navegar por entre 50 anos de relatórios outrora secretos. Entre os milhões de páginas, estão documentos sobre um eventual assassínio de Fidel Castro, detalhes sobre os crimes de guerra nazis, relatórios sobre avistamentos de OVNI e um estudo sobre telepatia denominado "Projeto Star Gate".