sicnot

Perfil

Cultura

Trinta edifícios históricos portugueses explorados por privados

Trinta edifícios históricos portugueses explorados por privados

Três dezenas de edifícios históricos vão ser explorados por investidores estrangeiros privados. No entanto, o Governo garante que o património será preservado. Um dos edifícios é Paço Real de Caxias, em Oeiras, que guarda relíquias e memórias com centenas de anos.

  • Em Lisboa há "lojas com história"
    5:50

    Cultura

    Em Lisboa há 63 lojas que têm mais do que produtos à venda. A Câmara Municipal distinguiu esses espaços comerciais pela história que guardam e não alteraram. As "lojas com história" vão dispôr de um fundo de 250 mil euros para restauro e atualização. Esta distinção pretende proteger o património dos "despejos forçados".

  • Livraria Lello tem fachada restaurada
    1:35

    Cultura

    Foi inaugurado este sábado o restauro da fachada neogótica e do vitral da Lello. A centenária livraria do Porto esteve em obras durante três meses para uma intervenção no património, mas manteve as portas abertas aos visitantes.

  • Ruiu parte do antigo Hotel do Gerês
    1:57

    País

    Ruiu parte do antigo Hotel do Gerês, em Terras de Bouro, Braga. Não há vitimas porque o edifício estava abandonado e a derrocada aconteceu durante a noite. Mas serão dias de trabalho para retirar o entulho da via pública, como constatou a jornalista da SIC, Cristina Freitas.

  • NATO retoma diálogo com a Rússia

    Mundo

    O Conselho da NATO - Rússia foi instituído em 2002 e decorreu sem interrupções até à anexação da Crimeia, em 2014. O conflito separatista na Ucrânia dividiu a Aliança Atlântica e Moscovo e suspendeu toda a colaboração prática - desde civil a militar. Agora e na véspera da primeira reunião ministerial em Bruxelas com o estreante secretário de Estado americano Rex Tillerson, os países da NATO tentam a aproximação formal e reativação do diálogo político com Moscovo.

  • O poder da linguagem corporal nos tribunais
    9:12

    País

    Rui Mergulhão Mendes, especialista em 'profiling' na Emotional Business Academy, em Lisboa, esteve na Edição da Noite desta quarta-feira para explicar como é que um especialista em linguagem pode ajudar um tribunal a dar um veredito.