sicnot

Perfil

Cultura

Trinta edifícios históricos portugueses explorados por privados

Trinta edifícios históricos portugueses explorados por privados

Três dezenas de edifícios históricos vão ser explorados por investidores estrangeiros privados. No entanto, o Governo garante que o património será preservado. Um dos edifícios é Paço Real de Caxias, em Oeiras, que guarda relíquias e memórias com centenas de anos.

  • Em Lisboa há "lojas com história"
    5:50

    Cultura

    Em Lisboa há 63 lojas que têm mais do que produtos à venda. A Câmara Municipal distinguiu esses espaços comerciais pela história que guardam e não alteraram. As "lojas com história" vão dispôr de um fundo de 250 mil euros para restauro e atualização. Esta distinção pretende proteger o património dos "despejos forçados".

  • Livraria Lello tem fachada restaurada
    1:35

    Cultura

    Foi inaugurado este sábado o restauro da fachada neogótica e do vitral da Lello. A centenária livraria do Porto esteve em obras durante três meses para uma intervenção no património, mas manteve as portas abertas aos visitantes.

  • Ruiu parte do antigo Hotel do Gerês
    1:57

    País

    Ruiu parte do antigo Hotel do Gerês, em Terras de Bouro, Braga. Não há vitimas porque o edifício estava abandonado e a derrocada aconteceu durante a noite. Mas serão dias de trabalho para retirar o entulho da via pública, como constatou a jornalista da SIC, Cristina Freitas.

  • Benefícios fiscais trouxeram a Portugal 10 mil estrangeiros em 2015

    Economia

    Os benefícios fiscais em Portugal atraíram mais de 10 mil estrangeiros no ano passado. A maioria vem com o estatuto de residente não habitual, que dá isenção total de IRS aos reformados por dez anos e 20% de isenção no imposto para profissionais que estiverem ligados a atividades de valor acrescentado como Psicologia, Investigação ou Medicina.

  • Trump e os jornalistas: uma relação (su)rreal
    2:08
  • Novo campo de refugiados construído em Mossul

    Mundo

    Um novo campo de refugiados foi construído em Mossul, no Iraque. Com cerca de 4 mil tendas, foi construído durante 45 dias para albergar os deslocados que se prevê que aumentem com a atual ofensiva militar na zona ocidental da cidade.