sicnot

Perfil

Cultura

Museu alemão recupera gravura de Durer encontrada em França

Um museu alemão recuperou uma gravura de bronze do artista alemão do século XVI Albrecht Durer, encontrada numa loja de velharias no leste de França.

Wikimedia Commons

A obra de arte, datada de 1520 e intitulada "Maria von einem Engel gekront" ("Maria coroada por um anjo"), foi graciosamente restituída por um arqueólogo francês reformado, que pediu para ficar anónimo, disse Anette Frankenberger, porta-voz da Staatsgalerie de Estugarda.

O doador encontrou por acaso esta gravura numa loja de velharias, que tinha acabado de receber o recheio de uma casa de Sarrebourg.

A obra, que desapareceu no final da Segunda Guerra Mundial, encontra-se "em muito bom estado", talvez por "ter ficado embrulhada em papel", acrescentou a porta-voz.

Antes de estar à venda no meio de velharias, a gravura "pertencia a um antigo presidente da câmara adjunto de Sarrebourg", disse.

"Ainda não sabemos quando ficará de novo disponível para o público", indicou Anette Frankenberger

Albrecht Durer foi um gravador, pintor, ilustrador e matemático alemão, originário de Nuremberga, e um dos artistas mais importantes do Renascimento na Alemanha e na Europa do Norte.

Lusa

  • "A vitória de Bruno de Carvalho pode ser uma vitória de Pirro"
    1:01
    O Dia Seguinte

    O Dia Seguinte

    2ªFEIRA 21:50

    As eleições para a presidência do Sporting realizam-se no próximo sábado e os comentadores d'O Dia Seguinte avaliaram já as hipóteses de vitória dos candidatos. Rui Gomes da Silva considera que a gravação que implicava José Maria Ricciardi não vai influenciar a decisão de voto. Já Paulo Farinha Alves acredita que Bruno de Carvalho vai vencer a eleição. Contudo José Guilherme Aguiar avisa as eleições podem não trazer estabilidade ao Sporting.

  • Bomba encontrada na Nazaré pode ter sido largada durante 2.ª Guerra Mundial
    2:26

    País

    A bomba que esta segunda-feira veio nas redes de um arrastão na Nazaré já foi detonada. O engenho explosivo foi identificado como uma bomba de avião por especialistas da Marinha, que eliminaram também o perigo equivalente a 600 quilogramas de TNT. A bomba sem qualquer inscrição tinha um desgaste evidente e, segundo a Marinha, pode ter sido largada de um avião durante a 2.ª Guerra Mundial.

  • SIC revela relatório que provava falência do GES
    2:06
  • Sócrates acusa Cavaco de conspiração
    0:57
  • Bastidores do sambódromo: um espétaculo à parte
    3:22
  • "Geringonça" elogiada na Europa e EUA
    4:22
  • Como a maioria de Esquerda gere as votações
    2:15

    País

    A gestão entre os partidos é feita diariamente mas nem sempre PCP e Bloco de Esquerda têm votado ao lado do Governo. A SIC ouviu um politólogo, que diz que o objetivo é cada um salientar as diferenças que os separam do PS. No entanto, também há exemplos que provam que nenhum dos partidos quer pôr em causa a estabilidade política.