sicnot

Perfil

Cultura

Museu alemão recupera gravura de Durer encontrada em França

Um museu alemão recuperou uma gravura de bronze do artista alemão do século XVI Albrecht Durer, encontrada numa loja de velharias no leste de França.

Wikimedia Commons

A obra de arte, datada de 1520 e intitulada "Maria von einem Engel gekront" ("Maria coroada por um anjo"), foi graciosamente restituída por um arqueólogo francês reformado, que pediu para ficar anónimo, disse Anette Frankenberger, porta-voz da Staatsgalerie de Estugarda.

O doador encontrou por acaso esta gravura numa loja de velharias, que tinha acabado de receber o recheio de uma casa de Sarrebourg.

A obra, que desapareceu no final da Segunda Guerra Mundial, encontra-se "em muito bom estado", talvez por "ter ficado embrulhada em papel", acrescentou a porta-voz.

Antes de estar à venda no meio de velharias, a gravura "pertencia a um antigo presidente da câmara adjunto de Sarrebourg", disse.

"Ainda não sabemos quando ficará de novo disponível para o público", indicou Anette Frankenberger

Albrecht Durer foi um gravador, pintor, ilustrador e matemático alemão, originário de Nuremberga, e um dos artistas mais importantes do Renascimento na Alemanha e na Europa do Norte.

Lusa

  • GNR só teve acesso às imagens das agressões em Alcochete 12 horas depois
    1:42

    Crise no Sporting

    A GNR não pôde visionar as imagens de videovigilância da Academia de Alcochete logo que chegou ao local. O sistema estava inoperacional, o que fez com que as imagens só fossem entregues quase 12 horas depois do ataque à equipa do Sporting. Entre as provas recolhidas, estão também impressões digitais e vestígios de sangue encontrados na zona do balneário.

  • Juiz considera que agressões em Alcochete foram "ato terrorista"
    1:59

    Crise no Sporting

    O juiz que decretou a prisão preventiva dos 23 detidos pelo ataque à Academia do Sporting considera que se tratou de um ato terrorista. Diz mesmo que os agressores tiveram um comportamento chocante e que perverte o espírito desportivo. Sete dos 23 detidos já foram condenados por outros crimes, mas não chegaram a pena de prisão.

  • Gonçalo Guedes: o menino franzino que jogava mais que os outros em Benavente
    8:47
  • A promessa que João Mário vai ter de cumprir se Portugal for campeão
    1:36
  • Estudo acaba com teorias da conspiração sobre a morte de Hitler

    Mundo

    Existem algumas versões sobre o desaparecimento do ditador nazi, Adolf Hitler. Há quem diga que viajou para um país da América do Sul, outros acreditam que está escondido na Antártida e há até quem vá mais longe e acredita que estaria na Lua. Mas, teorias da conspiração à parte, a história oficial diz que Hitler suicidou-se num bunker, em Berlim, Alemanha.

    SIC

  • Universidade de Coimbra não retira Honoris Causa a Lula
    3:30