sicnot

Perfil

Cultura

Três filmes portugueses no festival de cinema de Toronto

Duas curtas-metragens, de Joana Pimenta e Gabriel Abrantes, e a longa-metragem "O ornitólogo", de João Pedro Rodrigues, foram selecionados para o festival de cinema de Toronto, marcado para setembro.

A programação, revelada na terça-feira, dá conta da presença das curtas-metragens "Um campo de aviação", de Joana Pimenta, e "A brief history of princess X", de Gabriel Abrantes, exibidas há uns dias em Locarno.

O filme "O ornitólogo", que valeu a João Pedro Rodrigues o prémio de melhor realização em Locarno, também foi selecionado para Toronto, um festival onde o cineasta já apresentou outros filmes em edições anteriores, nomeadamente "Morrer como um homem" em 2009 e "A última vez que vi Macau", co-realizado com João Rui Guerra da Mata, em 2012.

O festival canadiano, que celebra 40 anos, decorrerá de 08 a 18 de setembro e entre os filmes a exibir estão, por exemplo, "Aquarius", do brasileiro Kleber Mendonça Filho, "Snowden", de Oliver Stone, "Julieta", de Pedro Almodóvar, "I, Daniel Blake", de Ken Loach, e "Voyage of time: Life's journey", de Terrence Malick.

A eles juntam-se ainda duas produções de Paulo Branco, que estarão em Veneza antes de Toronto: "Os belos dias de Aranjuez", de Wim Wenders, e "À jamais", de Benoît Jacquot.

"The promise", a ficção de Terry George que foi rodada em 2015 Portugal e em Espanha, com técnicos portugueses na equipa e com Oscar Isaac e Christian Bale nos principais papéis, fará a estreia mundial em setembro em Toronto.

Lusa

  • Suspeito de homicídio à porta do Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em preventiva
    1:36

    País

    O suspeito de ser o autor dos disparos que mataram um jovem junto à discoteca Luanda foi ouvido em tribunal e ficou em prisão preventiva. Segundo a investigação, tudo terá começado com um mero desacato, ainda dentro da discoteca, onde a vítima e o detido foram filmados a discutir. O homem de 23 anos está indiciado por dois crimes de homicídio, um na forma tentada.

  • Romeu e Julieta nasceram no mesmo dia e no mesmo hospital

    Mundo

    Na Carolina do Sul, nos EUA, dois bebés tinham o parto marcado para 26 de março mas decidiram nascer mais cedo: exatamente no mesmo dia, apenas com uma diferença de 18 horas. Os pais não se conheciam e, curiosamente, deram o nome aos recém nascidos de Romeo e Juliet (em português, Romeu e Julieta).

  • Gelo nos polos recua para recordes mínimos

    Mundo

    A extensão de gelo polar dos oceanos Ártico e Antártico atingiu recordes mínimos a 13 de fevereiro, perdendo o equivalente a uma área maior do que o México, informou esta quarta-feira a agência espacial norte-americana NASA.