sicnot

Perfil

Cultura

Paredes de Coura encerrou com milhares em anfiteatro natural

​A banda escocesa Chvrches fechou a 24.ª edição do festival Paredes de Coura que em quatro dias recebeu quase 100 mil pessoas e ficou marcado por um foco de gastroenterite que levou perto de 150 festivaleiros ao hospital.

No último dia do festival minhoto, onde se registou um foco de aproximadamente 150 pessoas com sintomas gastrointestinais mas sem "nenhuma situação com gravidade registada", a banda escocesa Chvrches regressou a Paredes de Coura, depois de ter tocado há dois anos, e fechou a noite musical, com o público seduzido pela vocalista Lauren Mayberry, 29 anos, que saltou, rodopiou e encantou em noite de lua cheia.

A 'petite fille fatale', que até bateria tocou aconchegada por um casaco preto de cabedal e uma túnica branca esvoaçante, arrancou palmas do público, mosh e crowdsurfing com o Leave A Trace, o primeiro single do novo álbum da banda batizado de Every Open Eye.

Antes dos Chvrches subirem ao palco principal de Paredes de Coura, o anfiteatro natural pode dançar e aquecer os pés ao som da banda rock norte-americana do Alasca Portugal. The Man que chegou a fazer uma pequena incursão pelos Oasis com a música Don't Look Back in Anger.

A fechar a noite no palco secundário estiveram os norte-americanos Cigarettes After Sex, que pela forte adesão do público - algumas pessoas em lágrimas - bem poderiam ter atuado no palco principal.

A última noite em Paredes de Coura teve mais uma vez o 'after-hours' onde a partir das 02:00 atuam os Lust for Youth e Matias Aguayo, em DJ set.

Depois de quatro dias de festival, a organização anunciou que o Paredes de Coura regressa em 2017, de 16 e 19 de agosto para mais música e para celebrar um quarto de século.

O cartaz da 25.ª edição está a ser trabalhado há já dois meses, contou João Carvalho, diretor do certame de música, que confessou à Lusa que se pudesse gostaria de trazer Nick Cave em 2017.

A organização do Vodafone Paredes de Coura destacou, em comunicado de imprensa, a atuação do projeto norte-americano LCD Soundsystem e classificou o concerto como "explosivo", juntando-se à galeria "de concertos inesquecíveis da história do festival", como Queens Of The Stone Age, em 2003, ou Arcade Fire, em 2005.

Lusa

  • Primeiro-ministro hoje na cidade da Praia 

    País

    O primeiro-ministro, António Costa, está hoje em Cabo Verde para a a IV cimeira bilateral entre Portugal e aquele país africano, aproveitando a passagem pela cidade da Praia para inaugurar a escola portuguesa.

  • Portugal sem resposta de Moçambique sobre português desaparecido em Maputo
    1:25

    País

    Portugal tem tentado, sem sucesso, obter respostas das autoridades moçambicanas sobre o rapto de um empresário português há sete meses. De acordo com a notícia avançada este domingo pelo jornal Público, uma carta enviada há duas semanas pelo Presidente da República ao homólogo moçambicano não teve resposta. O Governo de Moçambique tem ignorado pedidos de informação das autoridades portuguesas.

  • Táxi capaz de sobrevoar filas de trânsito ainda este ano no Dubai

    Mundo

    É o sonho de muitos que passam horas intermináveis em filas de trânsito. Trata-se de um drone com capacidade para transportar pessoas. "Operações regulares" deste insólito aparelho terão início em julho, no Dubai. O anúncio foi feito pela entidade que gere os transportes da cidade. Apenas um passageiro, com o peso máximo de 100 kg, pode seguir viagem neste táxi revolucionário, capaz de sobrevoar vias congestionadas pelo trânsito.