sicnot

Perfil

Cultura

Festival de Veneza começa hoje e conta com uma estreia portuguesa

O festival de cinema de Veneza abre hoje com o musical "La la Land", de Damien Chazelle, e na seleção oficial contará com o filme português "São Jorge", de Marco Martins.

Por respeito às vítimas do sismo que atingiu Amatrice, a organização cancelou a gala de abertura, mantendo apenas a exibição do filme de Damien Chazelle, com Rian Gosling e Emma Stone nos principais papéis. Será a estreia de Damien Chazelle, 31 anos, na competição de Veneza.

O festival cumpre a 73.ª edição e exibirá, até 10 de setembro, filmes como "The bad batch", de Ana Lily Amirpour, "Jackie", de Pablo Larraín, com Natalie Portman, "Voyage of time: Life's journey", documentário de Terrence Malick, e "Arrival", de Denis Villeneuve, todos em competição.

A secção "Orizzonti", dedicada às "novas tendências do cinema mundial", abrirá na quinta-feira com a longa-metragem "São Jorge", de Marco Martins, com o ator Nuno Lopes a interpretar um pugilista desempregado que se vê obrigado a trabalhar em cobranças de dívidas para sobreviver.

Com o encerramento por conta de uma nova versão de "Os sete magníficos", de Antoine Fuqua, Veneza mostrará ainda duas produções de Paulo Branco: "Os belos dias de Aranjuez", do alemão Wim Wenders, realizador premiado em Veneza, em 1982 (com "O estado das coisas"), agora também em competição, e "À jamais", do francês Benoît Jacquot, rodado integralmente em Portugal, a exibir fora de competição.

O ator Mel Gibson mostrará, enquanto realizador, o filme "Hacksaw Ridge", e Paolo Sorrentino exibirá os dois primeiros episódios da minissérie "The Young Pope", com Jude Law.

O festival de Veneza será ainda dedicado a "dois grandes realizadores recentemente falecidos": Michael Cimino e Abbas Kiarostami. Do primeiro será exibido o filme "O ano do dragão" (1985) e, do cineasta iraniano, será mostrada uma curta na qual estaria a trabalhar, das séries "24 Frames".

Este ano a direção do festival anunciou algumas alterações, entre as quais a criação do "Venice Production Bridge", uma reformulação do programa no qual produtores e realizadores procuram financiamento para futuros projetos cinematográficos.

O júri será presidido pelo realizador britânico Sam Mendes.

O ator francês Jean-Paul Belmondo e o cineasta polaco Jerzy Skolimowski receberão o Leão de Ouro de Carreira.

Lusa

  • Voluntários portugueses rumam ao México com cães de salvamento
    1:59

    Mundo

    Nuno Vieira e Marco Saraiva são voluntários de Braga. Com os seus dois cães, "Koi" e "Yuki", formam uma equipa de resgate e partem esta noite para o México, para ajudar na busca e salvamento de vítimas do terramoto que abalou o país esta terça-feira. A equipa portuguesa faz parte de uma ONG espanhola.

  • Furacão Maria deixa rasto de destruição em Porto Rico
    1:16
  • Sabe onde fica a Nambia? Algures em África, segundo Trump

    Mundo

    "O sistema de saúde na Nambia é incrivelmente autossuficiente", declarou o Presidente dos Estados Unidos num discurso proferido num almoço com líderes africanos. No encontro, realizado esta quarta-feira à margem da 72.ª Assembleia-Geral da ONU, em Nova Iorque, Donald Trump repetiu o erro. Os utilizadores das redes sociais não perdoaram mais este "lapso" do chefe de Estado norte-americano.

  • DGS garante que não há perigo de dengue
    2:09
  • Episódio da Abelha Maia censurado por queixas de obscenidade

    Cultura

    A plataforma digital Netflix viu-se obrigada a retirar um episódio da Abelha Maia depois das queixas de pais norte-americanos por causa de um "desenho obsceno", em forma de pénis. Aparentemente, terá sido só removido para quem acede nos EUA dado que, ao que a SIC pôde constatar, a partir de Portugal o episódio 35 está disponível.

  • Yoko Ono obriga limonada "John Lemon" a mudar de nome

    Cultura

    A viúva do Beatle John Lennon ameaçou processar uma empresa de bebidas polaca por causa da limonada "John Lemon". Yoko Ono não terá gostado do trocadilho entre Lennon e Lemon (limão, em inglês) e quer ver toda e qualquer garrafa com este rótulo retirada do mercado.

  • Restaurante em prisão na Colômbia serve comida confecionada por detidas
    1:04