sicnot

Perfil

Jornal da Noite .JPG

Jornal da Noite

TODOS OS DIAS 20:00

Cultura

Um resgate da memória e uma homenagem às mulheres

Entrevista SIC

Um resgate da memória e uma homenagem às mulheres

Já está nos cinemas "Cartas da Guerra". Ivo Ferreira inspirou-se nas cartas que António Lobo Antunes escreveu à mulher, no início dos anos 70, enquanto esteve destacado como médico em Angola durante a guerra colonial. Para o realizador, o filme trata-se de um resgate da memória.

O realizador diz que o facto de ter filmado a preto branco aproxima ainda mais as pessoas do que é relatado. A atriz Margarida Vila Nova é a voz condutora do filme, ao interpretar os textos de Lobo Antunes, Margarida Vila Nova diz que fez uma homenagem a todas as mulheres que tiveram os seus maridos e namorados no ultramar.

  • "Cartas da Guerra" já está nos cinemas portugueses
    2:42

    Cartaz

    Chegou aos cinemas portugueses o filme "Cartas da Guerra". Ivo Ferreira, inspirou-se nas cartas que António Lobo Antunes escreveu à mulher, no início dos anos 70, enquanto esteve destacado como médico em Angola durante a guerra colonial.

  • Ivo M. Ferreira filma memórias da Guerra Colonial
    13:15

    Cartaz

    Inspirando-se em António Lobo Antunes, Ivo M. Ferreira revisita as memórias da Guerra Colonial em “Cartas da Guerra”. João Lopes comenta as novidades da semana, destacando ainda “11 Minutos”, o mais recente trabalho do polaco Jerzy Skolimowski, e “Florence, uma Diva Fora de Tom”, com Meryl Streep.

  • "Cartas da Guerra" traz memórias do ultramar
    2:03

    Cultura

    "Cartas da Guerra" chega às salas de cinema na próxima semana. O filme é baseado na obra "D'este Viver Aqui Neste Papel Descripto" de António Lobo Antunes e retrata o período em que o escritor serviu como médico, em Angola, durante a Guerra Colonial. A SIC marcou presença na antestreia no cinema São Jorge em Lisboa.

  • "Para ele, um 'não' não foi suficiente"
    3:39
  • Um negócio familiar destruído pelas chamas
    8:36
  • "Diálogos" de Catarina Neves duplamente premiado no festival Muvi
    2:12