sicnot

Perfil

Cultura

Morreu músico jamaicano Prince Buster

O músico jamaicano Prince Buster morreu esta sexta-feira aos 78 anos em Miami, nos Estados Unidos após problemas cardíacos, disse fonte familiar ao jornal Jamaica Observer, de Kingston.

O músico e produtor Cecil Bustamante Campbell, conhecido como Prince Buster, era um dos nomes mais importantes do ska e do rockseady (géneros musicais percursores do reggae) desde o final dos anos 1950.

Prince Buster, filho de um ferroviário, era natural de uma das zonas mais carenciadas de Kingston, a capital da Jamaica, antiga colónia britânica, independente desde 1962.

Prince Buster, pioneiro do ska produziu o tema "Oh Carolina", dos "Folkes Brothers" e é autor de "Madness", "One Step Beyond" e "Judge Dread" tendo sido o primeiro músico jamaicano a conseguir entrar no "Top 20" britânico com "Al Capone", em 1965.

Prince Buster ajudou a influenciar movimentos revivalistas ska no Reino Unido no final dos anos 1970 marcados sobretudo pelo movimento "2 Tone", após o surgimento de bandas como "The Specials", "The Selecter", "Beat" ou "Madness".

Em 1978, a banda londrina "Morris and the Minors" mudou de nome para "Madness" em homenagem a Prince Buster gravando uma versão do clássico "One Step Beyond", no primeiro álbum.

Apesar da idade, Prince Buster continuava a atuar, sobretudo nos Estados Unidos e no Reino Unido.

Lusa

  • Fuga de Vale de Judeus em junho de 1975 no Perdidos e Achados
    0:36

    Perdidos e Achados

    Prisão Vale de Judeus, final de tarde de domingo, dia 29 de junho de 1975. O plano da fuga terá sido desenhado por uma vintena de homens. Serrada a presiana metálica era preciso passar, para fora do edifício, as cabeceiras dos beliches onde os presos dormiam. Ao longo de cerca de uma hora 89 detidos, agentes da PIDE/DGS, a Polícia Internacional e de Defesa do Estado português extinta depois da revolução de 1974, fogem do estabelecimento prisional.

    Segunda-feira no Jornal da Noite