sicnot

Perfil

Cultura

Festivais de música em 2016 devem chegar aos 2 milhões de espectadores

Este ano os mais de 200 festivais de música portugueses deverão atingir os dois milhões de espectadores, revelou esta quinta-feira a Associação Portuguesa de Festivais de Música (APORFEST).

De acordo com a APORFEST, este ano houve 243 festivais - que têm a música como principal enfoque -, um número recorde comparado com anos anteriores, o que potencia também o número de espectadores.

Se em 2015 a associação registou 1,8 milhões de espectadores, este ano "ultrapassar-se-á, por certo, os dois milhões de espectadores" quando se fizer a contabilização total até dezembro.

No entanto, a APORFEST alerta para "uma maior clivagem e separação entre os festivais 'ditos grandes' e os restantes festivais. Em 2016, a maioria dos festivais ocorridos não ultrapassa os 500 espectadores diários".

Este ano, e de acordo com a associação, o Rock in Rio Lisboa foi o festival que registou mais espectadores - 329 mil -, seguindo-se o NOS em d'Bandada, no Porto, com 200 mil, e o Meo Sudoeste, perto da Zambujeira do Mar, com 195 mil espectadores.

Entre os dez festivais com maior audência estão ainda o NOS Alive (Algés), o RFM SOMNII (Figueira da Foz), o Festival de Paredes de Coura e o Festival Músicas do Mundo, de Sines.

A APORFEST registou este ano a realização de 61 novos festivais de música, como o Lisboa Dance Festival e Les Plages Électroniques Lisboa, e seis que foram cancelados, como o Alvalade Rocks e o Greenland Festival.

Lusa

  • Pedro Abrunhosa na terceira edição do Festival F
    2:14

    Cultura

    O segundo dia do Festival F contou com cerca de 12 mil pessoas. Foi a terceira edição do último grande festival de verão, que se realiza no centro histórico de Faro. Pedro Abrunhosa foi um dos protagonistas de uma noite cheia de música portuguesa.

  • Lisboa na Rua traz música à capital
    2:43

    Cultura

    Já começou a 8ª edição do Lisboa na Rua, um festival que toma de assalto as praças e ruas da capital, com entrada gratuita até 1 de outubro. Por exemplo, o largo do Teatro Nacional de São Carlos serve de palco para as noites "Sou do Fado". Nesta edição, as freguesias de São Domingos de Benfica, Carnide e Lumiar são incluídas pela primeira vez.

  • TAP recruta mais assistentes de bordo
    2:40

    Economia

    A TAP assegura que, até ao final de outubro, os problemas com falta de tripulação vão terminar. Até ao final do ano vão ser contratados novos assistentes de bordo, mas o sindicato diz que não chega.