sicnot

Perfil

Cultura

Festivais de música em 2016 devem chegar aos 2 milhões de espectadores

Este ano os mais de 200 festivais de música portugueses deverão atingir os dois milhões de espectadores, revelou esta quinta-feira a Associação Portuguesa de Festivais de Música (APORFEST).

De acordo com a APORFEST, este ano houve 243 festivais - que têm a música como principal enfoque -, um número recorde comparado com anos anteriores, o que potencia também o número de espectadores.

Se em 2015 a associação registou 1,8 milhões de espectadores, este ano "ultrapassar-se-á, por certo, os dois milhões de espectadores" quando se fizer a contabilização total até dezembro.

No entanto, a APORFEST alerta para "uma maior clivagem e separação entre os festivais 'ditos grandes' e os restantes festivais. Em 2016, a maioria dos festivais ocorridos não ultrapassa os 500 espectadores diários".

Este ano, e de acordo com a associação, o Rock in Rio Lisboa foi o festival que registou mais espectadores - 329 mil -, seguindo-se o NOS em d'Bandada, no Porto, com 200 mil, e o Meo Sudoeste, perto da Zambujeira do Mar, com 195 mil espectadores.

Entre os dez festivais com maior audência estão ainda o NOS Alive (Algés), o RFM SOMNII (Figueira da Foz), o Festival de Paredes de Coura e o Festival Músicas do Mundo, de Sines.

A APORFEST registou este ano a realização de 61 novos festivais de música, como o Lisboa Dance Festival e Les Plages Électroniques Lisboa, e seis que foram cancelados, como o Alvalade Rocks e o Greenland Festival.

Lusa

  • Pedro Abrunhosa na terceira edição do Festival F
    2:14

    Cultura

    O segundo dia do Festival F contou com cerca de 12 mil pessoas. Foi a terceira edição do último grande festival de verão, que se realiza no centro histórico de Faro. Pedro Abrunhosa foi um dos protagonistas de uma noite cheia de música portuguesa.

  • Lisboa na Rua traz música à capital
    2:43

    Cultura

    Já começou a 8ª edição do Lisboa na Rua, um festival que toma de assalto as praças e ruas da capital, com entrada gratuita até 1 de outubro. Por exemplo, o largo do Teatro Nacional de São Carlos serve de palco para as noites "Sou do Fado". Nesta edição, as freguesias de São Domingos de Benfica, Carnide e Lumiar são incluídas pela primeira vez.

  • Cerca de 100 mortos e dezenas de desaparecidos após sismo na Indonésia
    1:24
  • As camisolas de Natal da família real britânica

    Mundo

    O espírito natalício invadiu ontem o Museu Madame Tussauds, em Londres. Foram reveladas as novas figuras de cera da família real britânica - cada membro enverga uma camisola de espírito festivo, com cãezinhos "reais" e "gingerbreadmen" de gosto duvidoso.

  • Os dias na Terra estão a ficar mais longos

    Mundo

    Os dias estão a tornar-se mais longos, mas impercetivelmente, porque vão ser precisos 6,7 milhões de anos para aumentarem um minuto, segundo um estudo publicado quarta-feira pela Proceedings A da Royal Society britânica.

  • As novas rotas da TAP em 2017
    1:59

    Economia

    No próximo ano, a TAP vai passar a voar para o Canadá. Além de Toronto, a companhia aérea vai também abrir cinco novas rotas para a Europa e aumentar algumas frequências. Fique a conhecer quais são.

  • Com este vamos arrancar-lhe uma lagriminha!

    Mundo

    Nesta redação, não se vive só de notícias. Também gostamos de nos emocionar com o mundo virtual. Imbuídos pela quadra natalícia, decidimos partilhar este vídeo polaco consigo. O que é preciso para o emocionar? Um tema com uma mensagem simples e que nos faça lembrar que somos todos feitos de carne e osso. Um toque de humor. Um sentimento sazonal, mas nunca em excesso. Um cão [é preciso haver sempre um cão]. Um enredo e algum suspense que nos prenda ao écran. Algo que nos faça engolir em seco. Foi isto que fez um site de vendas online com um anúncio com o título: "Inglês para principiantes". Então? Atingimos o nosso objetivo? Com ou sem lágrima?

  • Leica: a marca lendária entre os fotógrafos
    5:54
    Futuro Hoje

    Futuro Hoje

    3ª FEIRA NO JORNAL DA NOITE

    A Leica, das famosas máquinas fotográficas, abriu na semana passada a primeira loja em Portugal. Grande parte da produção da marca alemã é feita em Lousado, em Vila Nova de Famalicão, há 43 anos.