sicnot

Perfil

Cultura

Três filmes portugueses no Festival de Cinema de Chicago

Os filmes "São Jorge", de Marco Martins, e "Ascensão", de Pedro Peralta, e a coprodução lusobrasileira "A cidade onde envelheço", de Marília Rocha, integram em outubro o Festival Internacional de Cinema de Chicago, nos Estados Unidos.

De acordo com a organização, "São Jorge" foi selecionado para a secção "World Cinema", "Ascensão" será exibido no programa de curtas-metragens e "A cidade onde envelheço" para a competição de novos realizadores.

A 52ª edição do Festival de Cinema de Chicago decorrerá de 13 a 27 de outubro.

"São Jorge" é o mais recente filme de Marco Martins, sobre um pugilista, desempregado de longa data, que aceita trabalhar numa empresa de cobranças difíceis, para pagar as suas próprias dívidas e para tentar que a mulher e a filha permaneçam no país.

A personagem Jorge valeu este mês a Nuno Lopes o Prémio Especial de Melhor Ator no festival de cinema de Veneza. O filme terá estreia comercial em Portugal no final deste ano.

"São Jorge" foi rodado nos bairros da Bela Vista (Setúbal) e Jamaica (Seixal), com atores profissionais e não profissionais, e o argumento foi feito por Marco Martins e pelo escritor Ricardo Adolfo.

Além de Nuno Lopes, o filme conta com Mariana Nunes, David Semedo, José Raposo, Jean-Pierre Martins, Ricardo Fernandes, Beatriz Batarda e Gonçalo Waddington.

"Ascensão" foi exibido em Cannes e premiado no IndieLisboa. No filme, com uma sequência de apenas três planos e direção de fotografia de João Ribeiro, Pedro Peralta registou o resgate de um homem que caiu dentro de um poço, no campo, ao nascer do dia.

O realizador filmou o esforço dos camponeses na recuperação do corpo, o silêncio das mulheres que assistem e ainda a mãe que acolhe o filho nos braços.

"A cidade onde envelheço" é uma incursão na ficção de uma realizadora brasileira que trabalha sobretudo no campo do documentário.

Co-produzido pela portuguesa Terratreme e interpretado pelas artistas portuguesas Elisabete Francisca e Francisca Manuel, o filme centra-se em duas mulheres que se reencontram no Brasil. Enquanto uma delas "vive momentos de descoberta e encantamento com o novo país onde deseja se instalar" outra "deseja voltar a Lisboa", lê-se na sinopse.

Lusa

  • Inglaterra estreia-se com vitória suada frente à Tunísia

    Mundial 2018 / Tunísia

    A seleção inglesa estreou-se no Mundial 2018 com um triunfo sobre a Tunísia por 2-1, com o golo da vitória a ser apontado já para lá do minuto 90. O jogo foi referente à 1.ª jornada do grupo G. Veja aqui os golos e os lances que marcaram o encontro.

  • O melhor golo do 5.º dia de Mundial

    Desporto

    Numa escolha feita pelos jornalistas de desporto e do site da SIC Notícias, mostramos-lhe o melhor golo deste quinto dia de Mundial. Foi apontado por Dries Mertens, na vitória da Bélgica sobre o Panamá por 3-0.

  • Rui Patrício confirmado no Wolverhampton

    Desporto

    O Wolverhampton anunciou esta segunda-feira a contratação do guarda-redes Rui Patrício, depois da rescisão com o Sporting. O guarda-redes da seleção nacional assinou contrato com o clube inglês por quatro épocas.

    SIC

  • Novo treinador do Sporting diz que mulheres não estão preparadas para falar de futebol
    1:23
  • Salto de Cristiano Ronaldo inspira dança afro-beat

    Desporto

    Uma música humorística afro-beat, publicada nas redes sociais e inspirada nos saltos de Cristiano Ronaldo quando marca golos, está a ser replicada na internet com dezenas de coreografias filmadas, muitas das quais em França.

  • Ronaldo no País dos Sovietes: As religiões praticadas na Rússia
    1:55
  • "Estamos a plantar fósforos"
    2:09

    Opinião

    O calor regressou esta segunda-feira em força e no terreno estiveram quase 1300 bombeiros a combater 70 fogos por todo o país. Depois da tragédia de Pedrógão Grande, o Presidente da República diz que a consciência do país mudou mas é preciso fazer mais. Já Miguel Sousa Tavares diz que o país está mais preparado para combater os incêndios do que alguma vez esteve. No entanto, o comentador da SIC diz que já foram plantados mais de "2500 hectares de eucaliptos" desde Pedrógão e que enquanto isso acontecer Portugal vai continuar a arder. 

    Miguel Sousa Tavares

  • Merkel tem duas semanas para negociar solução para crise migratória

    Mundo

    A chanceler alemã tem duas semanas para negociar com os parceiros europeus uma solução para a questão migratória e assim evitar uma crise política. O ultimato foi dado pelo CSU, o partido da Baviera que integra a coligação governamental. Ao contrário de Angela Merkel, defende uma política para os refugiados mais estrita.

  • Pai de Meghan Markle lamenta ser "nota de rodapé" no casamento real
    2:03
  • Quando as crianças fazem das suas... os pais é que pagam

    Mundo

    Quando as crianças fazem das suas, restam os pais para as castigar ou, em alguns casos, para sofrer as consequências desses atos. Quem o pode dizer é um casal norte-americano, que recebeu uma fatura de 132 mil dólares (cerca de 114 mil euros), depois de o filho ter derrubado uma estátua num centro comunitário.

    SIC