sicnot

Perfil

Cultura

Morreu o realizador polaco Andrzej Wajda

© Reuters

O realizador Andrzej Wajda morreu este domingo, com 90 anos, em Cracóvia. O mestre do cinema polaco não resistiu a uma insuficiência pulmonar.

O realizador de "Terra Prometida" e "O homem de ferro", bem como de inúmeros outros filmes que refletem a história do seu país, morreu devido a uma insuficiência pulmonar. Hospitalizado há vários dias, estava em coma induzido, disse à AFP fonte próxima da família, que pediu anonimato.

Considerado um dos mais importantes realizadores europeus, Andrzej Wajda recebeu ao longo da carreira vários prémios, com destaque para um Óscar honorário, em 2000, e uma Palma de Ouro, no Festival de Cannes, por "O homem de ferro", em 1981.

Com Lusa

  • Governo quer aumentar fiscalização a baixas fraudulentas
    1:10

    País

    O Governo quer criar uma bolsa de médicos para fiscalizar quem recebe o subsídio por doença. A intenção foi manifestada à TSF pela secretária de Estado da Segurança Social. Em 2016 foram detetados mais de 56 mil trabalhadores com baixa médica que afinal estavam aptos para trabalhar.

  • Novo motim em prisão brasileira do Rio Grande do Norte

    Mundo

    Um motim ocorreu esta segunda-feira de madrugada numa prisão do estado brasileiro de Rio Grande do Norte, sem fazer feridos ou mortos, depois de uma rebelião numa outra prisão do mesmo estado ter feito 26 mortos no fim de semana.

  • Cheias e derrocadas destroem várias casas no Peru
    0:42

    Mundo

    Um deslizamento de terras seguido de uma inundação destruiu várias casas no Peru. As imagens mostram o momento em que o deslizamento acontece e o caos que se gerou. O trânsito ficou cortado e as inundações que se seguiram obrigaram várias pessoas a abandonar as suas habitações.