sicnot

Perfil

Cultura

Tribunal chinês dá razão à Disney na denúncia de plágio do filme "Carros"

Um tribunal de Xangai decidiu a favor da multinacional norte-americana Disney, que apresentou uma denúncia contra duas empresas chinesas por plágio do seu filme "Carros", obrigando ao pagamento de uma indemnização, anunciou hoje a agência oficial Xinhua.

As empresas chinesas devem agora pagar 1,35 milhões de yuan (187,7 mil euros) à Disney como compensação pelos prejuízos, consequência da violação dos direitos de propriedade intelectual e da concorrência desleal, como pagamento dos custos do litígio e por deter a distribuição do filme plagiado.

O tribunal considerou que o filme de animação chinês "The Autobots", produzido pela Bluemtv e que publicitado pela agência G-Point, tem personagens tanto do "Carros", de 2006, como do segundo filme da história, o "Carros 2", de 2011, além dos cartazes e do título também serem muito parecidos.

Assim, concluiu que os personagens do filme chinês, os automóveis humanizados chamados "K1" e "K2" inspiraram-se nos protagonistas dos filmes da Disney, os McQueen e Francesco Bernouilli.

A Disney apresentou queixa em junho, quase um ano depois da estreia do filme chinês "The Autobots", e pedia uma indemnização de quatro milhões de yuan (550,2 mil euros).

Lusa

  • Imposto do sal travado

    Orçamento do Estado 2018

    O CDS-PP conseguiu aprovar, com a abstenção do PCP, uma proposta para eliminar a taxa adicional sobre produtos como bolachas, biscoitos, batatas fritas e flocos de cereais com excesso de sal.

  • Momentos da história de João Ricardo
    10:37
  • Mulher salva dos carris segundos antes de chegar comboio
    0:34
  • Os 72 golos de mais uma noite de Liga Europa

    Liga Europa

    Os 16 avos-de-final da Liga Europa começam a ganhar forma. São já 16 as equipas apuradas para a próxima fase da competição, entre elas o Sporting de Braga, que somou mais uma vitória. Em sentido inverso, o Vitória de Guimarães saiu derrotado de Salzburgo e ficou mais longe da qualificação. A 5.ª jornada da fase de grupos jogou-se esta quinta-feira e ao todo marcaram-se 72 golos. Estão todos aqui, para ver ou rever.

  • Vodafone Mexefest arranca hoje
    2:29