sicnot

Perfil

Cultura

Filme sobre a pintora Paula Rego estreia em abril em Portugal

JOS\303\211 COELHO

O documentário "Paula Rego. Secrets and Stories", realizado por Nick Willing, vai estrear-se em abril, em Portugal, após a estreia mundial no Reino Unido, pela BBC, a 25 de março, revelou esta quarta-feira fonte do museu Casa das Histórias.

Contactada pela agência Lusa, Catarina Alfaro, coordenadora da programação e conservação da Casa das Histórias Paula Rego, em Cascais, indicou que o filme irá estrear-se em Portugal em abril e nesse mês será apresentada a exposição "Paula Rego. Histórias e Segredos".

"Paula Rego. Secrets and Stories", criado pelo realizador Nick Willing, filho de Paula Rego e de Victor Willing, falecido em 1988, ainda sem data e local de estreia em Portugal, reúne imagens antigas e recentes de Paula Rego.

De acordo com Catarina Alfaro, no contexto da exibição do filme, é inaugurada a 20 de abril a exposição "Paula Rego. Histórias e Segredos", na Casa das Histórias, com curadoria conjunta de Nick Willing.

"Vamos pedir obras significativas da pintora a museus nacionais e internacionais para integrarem essa exposição, que também irá revelar muitas obras da coleção de Paula Rego que nunca foram vistas pelo público", indicou a curadora à agência Lusa.

Catarina Alfaro já viu várias vezes o documentário sobre Paula Rego: "É uma longa conversa entre Paula e Nick Willing, que lhe vai colocando várias perguntas. Através deste filme, consegui perceber melhor vários aspetos da vida e da obra da pintora", comentou.

A exposição - que irá ocupar todo o espaço do museu Casa das Histórias - terá um forte cariz biográfico, mostrando, além da pintura, relatórios que Paula Rego escreveu quando era bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, em Londres, elementos do seu ateliê naquela cidade, onde continua a pintar, e uma série de objetos pessoais.

Na exposição será introduzida "a matéria base do trabalho de Paula Rego: a espacialização da memória e das suas referências pessoais".

No final de 2015, Nick Willing esteve em Lisboa para representar a mãe na conferência internacional dedicada ao estudo do imaginário de Paula Rego, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa.

Na altura, falou à Lusa sobre o projeto do filme, que tinha começado há um ano, descobrindo "muitos segredos" durante as entrevistas que fez à mãe, uma "artista gigante", cujas memórias "difíceis e fascinantes" pretendia colocar na película.

"A minha mãe teve sempre muitos segredos e era bastante fechada. Mas agora tem 80 anos e não se importa com o que pensem dela. Sente-se mais livre para falar", disse o realizador, em português, acrescentando que muitos dos segredos são "chocantes e perigosos".

Nick Willing, 55 anos, realizou, entre outros, os filmes "O Caçador de Segredos" (1997) e "Alice" (2009), e também séries como "Olympus" (2015).

Quanto à restante programação para 2017 da Casa das História, de acordo com Catarina Alfaro, a 12 de outubro irá abrir ao público "Pra Lá e Pra Cá", com os desenhos e os figurinos das personagens que faziam parte deste bailado com o mesmo nome, realizados pela artista, a convite da Fundação Calouste Gulbenkian, em 1998.

Nessa exposição, serão também apresentadas as fotografias que documentam o seu processo criativo, bem como os bastidores e ensaios de "Pra Cá e Pra Lá", criado com a coreografia de Stijn Celis.

O bailado relaciona-se diretamente com o trabalho gráfico de Paula Rego sobre as "Nursery Rhymes" (cantigas infantis) inglesas, publicado em 1989 e, em particular, com a obra "Who Killed Cock Robin?".

Este ano, em que a Casa das Histórias cumpre oito de existência, também será realizada a segunda edição do Prémio Paula Rego, que visa incentivar os estudantes de Belas-Artes, expondo e premiando o seu talento, para contar uma história através do desenho.

O prémio consiste na realização de um concurso, uma exposição e edição de um catálogo, para revelar os jovens estudantes no universo artístico contemporâneo.

Lusa

  • Quem deve ser o próximo treinador do FC Porto?

    Desporto

    Nuno Espírito Santo já não é treinador do FC Porto. O técnico e o clube chegaram a acordo mútuo para a rescisão do contrato, que o ligava por mais uma temporada aos dragões. Nuno Pinto da Costa tem agora que encontrar um novo treinador para orientar dos "dragões". Os nomes em cima da mesa são vários. Diga-nos quem deve ser o novo treinador do FC Porto.

  • Os treinadores do FC Porto desde o último título 

    Desporto

    Nunca o FC Porto esteve quatro anos consecutivos sem ganhar um título durante a presidência de Nuno Pinto da Costa. A ausência de vitórias teve início na época de 2013/14, quando começou uma autêntica dança de treinadores.

  • Julgamento do caso BPN deverá terminar quarta-feira
    4:38

    Economia

    O acórdão do processo principal do BPN vai ser tornado público esta quarta-feira, depois de quase sete anos de audições. O rosto principal é o de José Oliveira Costa mas há outros 14 arguidos sentados no banco dos réus.

  • "Michel Temer nunca teve vergonha, não tem cara de pessoa de bem"
    3:04

    Opinião

    Miguel Sousa Tavares analisou no habitual espaço de comentário do Jornal da Noite  da SIC, o escândalo com o Presidente do Brasil, Michael Temer. O comentador diz que já era previsível que Temer fosse apanhado com "o pé na poça" e afirma que o Presidente brasileiro nunca teve qualquer tipo de vergonha. Miguel Sousa Tavares fez ainda referência ao facto de Dilma Rousseff ser, entre todos os políticos brasileiros, a única que não tem processos contra ela.

    Miguel Sousa Tavares

  • Divulgado vídeo dos bambardeamentos contra o Daesh no Iraque
    0:42
  • Leão-marinho arrasta criança de doca em Vancouver
    0:51

    Mundo

    O momento em que um leão-marinho arrasta uma menina para a água foi gravado e publicado na internet. Sem nada que fizesse prever, o animal puxou a criança que estava sentada numa doca em Vancouver, no Canadá. A criança foi resgatada de imediato por um familiar e apesar do susto não sofreu ferimentos. O momento de aflição foi testemunhado por vários turistas.