sicnot

Perfil

Cultura

Clara Andermatt apresenta coreografia "Suspensão" no CCB

SIC

A coreografia "Suspensão", que envolve a experimentação de técnicas de criação sonora, vai ser apresentada pela Companhia Clara Andermatt, no Centro Cultural de Belém (CCB), na sexta-feira e no sábado.

De acordo com a programação, o espetáculo, criado e interpretado por Clara Andermatt, Jonas Runa e António Sá-Dantas, é definido ao mesmo tempo como uma coreografia musical, uma performance e um concerto. Neste projeto, é desenvolvido um instrumento sensível à luz, montado em vários pontos do espaço cénico, e os artistas modulam e criam som eletroacústico pelas sombras que vão projetando.

"Momentos previstos de imprevisibilidade sentida, tudo nasce em cada instante, todo o som é criado ao vivo", descreve o texto sobre o espetáculo que tem como objetivo "encontrar novas ligações, novos modos de pensar o movimento, novos sons, novos modos de pensar o conjunto como apenas um elemento". "Suspensão" estreou-se em 2016, no Teatro Viriato, em Viseu, e é uma coprodução do CCB, da ACCCA - Companhia Clara Andermatt e do Teatro Viriato.

Lusa

  • ANACOM apresenta recomendações para melhorar redes de telecomunicações
    1:17

    País

    A ANACOM entregou um conjunto de recomendações ao Governo, Parlamento, municípios e operadores de telecomunicações. A autoridade reguladora em Portugal das comunicações eletrónicas propõe que os cabos aéreos de telecomunicações sejam substituídos por cabos subterrâneos, entre outras coisas. O objetivo é impedir que as redes fiquem em baixo perante incêndios ou outras catástrofes.

  • Ministra do Mar não aceita suspensão da pesca da sardinha
    2:39

    Economia

    O organismo científico que aconselha a Comissão Europeia em matéria de pescas recomendou esta sexta-feira que Portugal e Espanha não pesquem sardinha no próximo ano. A Ministra do Mar não aceita esta recomendação de capturas zero e vai propor uma redução do limite de capturas de sardinha das 17 mil toneladas deste ano para cerca de 14 mil em 2018.

  • Atividade económica regista crescimento

    Economia

    A atividade económica portuguesa está a crescer ao maior ritmo dos últimos 17 anos. O crescimento registado em setembro é o mais elevado desde janeiro de 2000. Já o consumo privado registou uma diminuição face a agosto.

    SIC