sicnot

Perfil

Cultura

Havana inaugura estátua em tamanho real de Gabriel García Márquez

© John Vizcaino / Reuters

Uma escultura de bronze em tamanho real de Gabriel García Márquez foi inaugurada esta quinta-feira em Havana, numa homenagem ao escritor colombiano e a Cuba, pelo apoio aos acordos de paz com os rebeldes das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia.

"Queremos homenagear 'Gabo', que está tão intimamente ligado a Havana, ao Caribe e Cuba", disse o embaixador da Colômbia em Cuba, Gustavo Bell, à agência noticiosa AFP, usando o diminutivo pelo qual era conhecido o Prémio Nobel da Literatura de 1982.

Bell adiantou que a estátua "é um tributo, uma demonstração de gratidão do povo colombiano ao povo cubano por acompanhar no processo de paz".

Havana acolheu durante quatro anos as conversações de paz entre o Governo de Bogotá e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (FARC).

García Márquez, que morreu em 2014, era amigo pessoal do falecido líder cubano Fidel Castro e viveu em Havana por um período na década de 1980.

A estátua tem 1,80 metros de altura e é uma "escultura viva", apresentando García Márquez a descer uma escada, descreve a AFP.

A estátua é de autoria do escultor cubano José Villa Soberon, que tem outras obras na ciadde, também em tamanho real, nomeadamente o Beatle John Lennon e a Madre Teresa de Calcutá.

Este ano também celebra-se o 50.º aniversário da publicação do romance "Cem Anos de Solidão".

Lusa

  • Mais de 50 concelhos do país em risco máximo de incêndio

    País

    Mais de meia centena de concelhos de dez distritos do país estão hoje em risco 'máximo' de incêndio, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). De acordo com o IPMA, estão sob este aviso 51 concelhos dos distritos de Castelo Branco, Faro, Portalegre, Santarém, Coimbra, Leiria, Guarda, Vila Real, Viseu e Bragança.

  • "Ao contrário do que diz a direita, o futuro dos jovens é aqui"
    0:52

    Economia

    António Costa atacou esta sexta-feira à noite a direita com o aumento do emprego jovem. Perante vários jovens no acampamento nacional da Juventude Socialista, o secretário-geral do PS dirigiu-se ainda aos partidos de direita para garantir que o aumento do salário mínimo está a criar mais emprego com maior qualidade.

  • Uma viagem aérea por Pegões
    1:00
    Visão de Portugal

    Visão de Portugal

    DIARIAMENTE NO JORNAL DA NOITE

    O espaço Visão de Portugal, do Jornal da Noite da SIC, mostra o país através de imagens aéreas. A rubrica leva-nos esta sexta-feira a sobrevoar Pegões, no concelho de Tomar. 

  • Porto eleito pela terceira vez o melhor destino europeu 
    2:53

    País

    O Porto foi eleito o melhor destino europeu pela terceira vez e as distinções internacionais não param de chegar. Desta vez os elogios chegam através da norte-americana CNN. Os preços acessíveis, a gastronomia, a história e a arquitetura são os pontos da cidade que tem a rua com maior tráfego do país. 

  • Lisboa é o terceiro melhor destino de cruzeiros
    1:22

    País

    O Turismo em Lisboa tem registado um crescimento. A cultura, a arte e os preços baixos são os pontos fortes apontados pelos turistas. A capital é já considerada o terceiro melhor destino de cruzeiros. O novo terminal do porto de Lisboa e a ligação direta a Pequim deverão aumentar ainda mais o número de visitantes.

  • Ir ao Minho e a Sintra
    22:50
  • Líder da Palestina hospitalizado

    Mundo

    O Presidente palestiniano, Mahmud Abbas, de 82 anos, foi hospitalizado este sábado em Ramallah, na Cisjordânia, para se submeter a um "exame de rotina" durante algumas horas, anunciou um porta-voz.