sicnot

Perfil

Cultura

Mais de 20 discos raros de Frank Zappa editados em abril

© STR New / Reuters

A discográfica Universal Music anunciou esta sexta-feira a edição mundial, em CD, no dia 28 de abril, de "mais de 20 discos raros" do músico norte-americano Frank Zappa (1940-1993), ficando disponíveis 'online' na próxima semana.

"Os álbuns são colocados à venda nas diferentes lojas a 28 de abril, ficando disponíveis digitalmente já a 24 de março", segundo comunicado da discográfica.

As duas dezenas de "gravações raras e limitadas" de Frank Zappa serão disponibilizadas em todo o mundo, depois do acordo estabelecido entre o Zappa Family Trust e a Universal Music para a distribuição dos seus discos.

Entre os álbuns que serão editados conta-se "Dance Me This", 100.º lançamento de Zappa, e o disco gravado ao vivo "Roxy by Proxy", que "nunca tinha sido disponibilizado para 'download', sendo que ambos nunca estiveram disponíveis em 'streaming'".

Esta coleção, assinala a Universal, "inclui alguns títulos prediletos dos fãs de Zappa, bem como alguns discos vencedores de prémios Grammy, que saíram originalmente por editoras independentes", nomeadamente a Barking Pumpkin, Vaulternative Records e Zappa Records.

"Ao longo de mais de duas décadas o único local onde era possível aceder a álbuns exclusivos de Frank Zappa era através da nossa conta de 'e-mail' ou do 'website'. Estamos muito entusiasmados por podermos disponibilizar estes títulos a fãs espalhados por todo o mundo, com a ajuda dos nossos amigos da Universal", afirma em comunicado o músico Ahmet Zappa, de 42 anos, filho de Frank Zappa.

Os discos a editar abrangem toda a carreira de Zappa, desde as primeiras gravações com os Mothers of Invention até às últimas composições e projetos em que o músico trabalhou.Frank Zappa foi um músico cuja carreira ficou marcada pela sátira à sociedade norte-americana.

Em termos musicais, Zappa fez várias experiências e foi considerado pela crítica especializada um virtuoso improvisador.

Zappa compôs em áreas musicais como o rock, jazz, jazz de fusão, música orquestral e a denominada "musique concrète".

O músico produziu a maioria dos 60 álbuns que editou, quer a solo, quer com a banda Mothers of Invention.

Lusa

  • Novo Banco vai reestruturar dívida de Luís Filipe Vieira
    1:22

    Desporto

    O Novo Banco vai reestruturar parte da dívida da empresa de Luís Filipe Vieira, que ronda os 400 milhões de euros. Parte dos ativos da empresa foram transferidos para um fundo para serem rentabilizados no prazo de cinco anos. Esse fundo está a ser gerido pelo vice-presidente do Benfica.

  • Dono de fábrica que ardeu na Anadia diz que produção não vai ser afetada
    2:04
  • Saco azul do BES pagou a 106 pessoas e 96 avenças ocultas
    2:21

    Economia

    Pelo menos 106 pessoas receberam dinheiro da Espírito Santo Enterprises, a companhia offshore criada nas Ilhas Virgens Britânicas e que terá funcionado como um gigantesco saco azul do Grupo Espírito Santo. O jornal Expresso revelou os primeiros vinte nomes da lista, entre os quais estão Zeinal Bava, antigo CEO da PT, e Manuel Pinho, ex-ministro da economia do Governo de José Sócrates.

  • Tragédia em Vila Nova da Rainha aconteceu há uma semana
    7:18
  • Doze meses de polémicas, ameaças e promessas
    3:52