sicnot

Perfil

Cultura

Os medos sobre o escuro e a noite inspiram espetáculo "Nocturno" para crianças

Os medos das crianças associados à noite servem de base para o espetáculo "Nocturno", de Joana Gama e Victor Hugo Pontes, que se estreia na quarta-feira no Teatro Municipal São Luiz, em Lisboa.

Em palco, a pianista e o coreógrafo surgem acompanhados pelo ator e bailarino Paulo Mota, numa encenação de música e dança que dá corpo a alguns dos medos da infância, tendo como referência o escuro e a noite, com sugestão de ambientes que remetem para a cidade e para o campo.

O processo criativo dos autores para este espetáculo incluiu visitas a escolas para falar com crianças sobre medos. "Foi giro descobrir o que é que os miúdos pensam da noite e descobrimos que são bastante mais fantásticos do que nós pensávamos. Há muita violência, muito sangue, muitas facas e nós com receio de usar alguns elementos na peça e eles eram muito pior do que podíamos imaginar", afirmou Joana Gama aos jornalistas, no final de uma ensaio de "Nocturno".

Aranhas, trovoadas, sombras, roupa ou brinquedos que ganham vida, sons e silêncios que se ampliam, são convocados para este espetáculo, debaixo de um gigante lençol estrelado e com música original de João Godinho interpretada em palco por Joana Gama.

"Fomos às escolas falar com os especialistas dos medos, pedimos para nos revelarem quais eram os seus medos e receios sobre o que acontecia durante a noite. Algumas das imagens que aparecem no espetáculo aparecem porque são referências que nos foram dando", contou Victor Hugo Pontes.

Direcionado para crianças a partir dos seis anos, o espetáculo muitas vezes sugere mais do que aquilo que mostra, estimulando a curiosidade do espectador. "A imaginação é que provoca tudo isto. As coisas não existem, somos nós que imaginamos que elas lá estão", disse Victor Hugo Pontes.

Para Paulo Mota, que interpreta a criança que lida com esses receios, o mais importante é "partilhar o medo com eles e conseguir dizer em 45 minutos que está tudo bem em ter medo e desconstruir os medos".

"Nocturno" estará em cena no São Luiz até domingo, estando já previstas apresentações de 20 a 25 de abril no Teatro Municipal do Porto, nos dias 28 e 29 de abril no Teatro Municipal de Torres Novas e nos dias 07 e 08 de maio no Centro de Artes de Ovar.

Em outubro, o espetáculo volta a Lisboa, no âmbito do Festival Big Bang (Centro Cultural de Belém), e terá também apresentações no Cine-Teatro de Estarreja (dias 29 e 30).

Lusa

  • Luís Pina indiciado por quatro crimes de tentativa de homicídio
    2:24
  • Ministro "mais descansado" com relatório sobre Almaraz, ambientalistas contestam
    2:01

    País

    O ministro do Ambiente diz estar mais descansado depois de conhecer o relatório técnico que considera o armazém de resíduos nucleares em Almaraz uma solução adequada. Já as associações ambientalistas e os partidos criticam o parecer positivo à construção e querem ouvir os ministros do Ambiente e dos Negócios Estrangeiros no Parlamento.

  • Marcelo recebido por multidão na Ovibeja
    2:52
  • Líderes europeus unidos para iniciar saída do Reino Unido
    2:08
  • 100 dias de Trump em 04'30''
    4:33

    Pequenas grandes histórias

    Donald Trump tomou posse como 45º Presidente dos EUA dia 20 de janeiro de 2017, faz este sábado, 100 dias. Prometeu grandes mudanças, mas os planos acabaram por chocar de frente com a realidade e a burocracia de Washington, como foi o caso do Obamacare. Foi a primeira ordem executiva que assinou, no dia em que tomou posse, mas a revogação está longe de acontecer.