sicnot

Perfil

Cultura

"Cartas da Guerra" e "A morte de Luís XIV" nomeados para prémios Platino

"Cartas de guerra"

O filme "Cartas da guerra", de Ivo Ferreira, e a produção luso-espanhola "A morte de Luís XIV", de Albert Serra, estão nomeados para os Prémios Platino de Cinema Ibero-Americano, revelou a organização.

Os prémios Platino, apresentados como os "Óscares latinos", cumprem a quarta edição a 22 de julho, numa cerimónia em Madrid.

"Cartas da Guerra", de Ivo M. Ferreira, está indicado para três prémios: Melhor Direção artística, de Nuno Gabriel de Mello, Melhor Fotografia, de João Ribeiro, e Melhor Direção de Som, por Ricardo Leal e Tiago Matos.

O filme de Ivo Ferreira, que já esteve nomeado para os Prémios Europeus de Cinema e passou por vários festivais, baseia-se na correspondência entre António Lobo Antunes e a primeira mulher, Maria José, quando o escritor e médico esteve destacado nos anos 1970 em Angola.

"A morte de Luís XIV", filme do realizador espanhol Albert Serra, protagonizado por Jean-Pierre Léaud e cuja rodagem passou por Portugal, está nomeado para o Platino de Melhor Direção de Arte.

Este filme teve estreia mundial em 2016 no festival de cinema de Cannes, onde o ator francês Jean-Pierre Léaud recebeu uma Palma de Ouro de Honra.

A Academia Portuguesa de Cinema tinha proposto oito filmes portugueses para as diferentes categorias dos prémios Platino, mas às nomeações finais só chegaram aqueles dois filmes.

Lusa

  • As confissões de Sérgio Conceição: do futuro no FC Porto à zanga com Rui Vitória 
    43:14
  • Marcelo descobre que vê mal "ao longe à esquerda"
    2:05

    País

    Marcelo Rebelo de Sousa recebeu uma declaração dos médicos contra a despenalização da eutanásia. A audiência ao atual bastonário e cinco antecessores acontece a uma semana do tema ir a debate no Parlamento, e no dia em que o Presidente da República foi a estrela do Dia da Segurança Infantil. Marcelo aproveitou para fazer um rastreio à visão e concluiu que tem que estar "atento", à esquerda, ao longe".

  • PS "vai ficar em banho-maria durante anos" por causa de Sócrates
    0:59

    País

    Miguel Sousa Tavares considera que o PS vai ficar em "banho-maria" durante anos por causa de José Sócrates. Em entrevista na SIC Notícias, o comentador criticou os dirigentes socialistas pela forma como se tentaram demarcar do ex-primeiro-ministro e disse que António Costa devia ter tomado uma atitude mais concreta.

  • Sabia que pode emprestar dinheiro a empresas e ganhar 7% em juros por ano?
    8:05
  • É desta que provam a existência do monstro de Loch Ness?

    Mundo

    Para muitos, o monstro de Loch Ness não passa de uma lenda. A verdade é que a existência ou não desta criatura mística continua a suscitar debates entre aqueles que acreditam e os cépticos. Uma equipa internacional de investigadores quer responder finalmente à questão através da recolha de ADN ambiental do Loch Ness, na Escócia.

    SIC