sicnot

Perfil

Cultura

Roger Waters dá voz a tema do grupo palestiniano Le Trio Joubran

O antigo músico dos Pink Floyd Roger Waters juntou-se ao Le Trio Joubran, célebre grupo palestiniano de música tradicional, na canção "Supremacy", escrita em resposta ao reconhecimento de Jerusalém como capital de Israel pelo Presidente norte-americano.

Ao som de ouds [cordofone com a forma de meia pêra] , Roger Waters recita uma tradução inglesa do poeta palestiniano Mahmoud Darwish.


Os versos declamados pelo antigo músico dos Pink Floyd são de "Discurso do Índio", um poema que estabelece um paralelo entre o destino dos índios norte-americanos e dos palestinianos.


Roger Waters já tinha apelado ao boicote a Israel. O Le Trio Joubran refere, numa publicação na sua página oficial na rede social Facebook, que "Supremacy" é uma resposta a Donald Trump.


O presidente norte-americano anunciou a 06 de dezembro que decidiu reconhecer Jerusalém como capital de Israel, pondo fim a décadas de diplomacia norte-americana e de consenso internacional.


Israel considera toda a Jerusalém capital do país, enquanto os palestinianos querem fazer de Jerusalém-Este, ocupada e anexada por Israel, a capital do estado ao qual aspiram.

Lusa

  • Faltam 71 obstetras no SNS e as férias vão agravar a situação
    2:32

    País

    Faltam 71 obstetras no Serviço Nacional de Saúde pelas contas da Ordem dos Médicos. Com o verão e as férias à porta, a Ordem alerta para a eventualidade de, nalgumas regiões, ser preciso transferir os partos mais complicados para unidades onde houver especialistas.

  • Combate ao terrorismo e corrupção são prioridades do novo diretor da PJ
    2:42

    País

    O novo diretor da Polícia Judiciária diz que o combate ao terrorismo e à corrupção estão entre as maiores prioridades para a PJ. Mas alerta que são precisos meios para cumprir essa missão. Luís Neves tomou posse esta manhã, depois de 20 anos ligados à investigação do crime mais violento.

  • Uma viagem pela Estrada Nacional 236
    2:52
  • A reconstrução depois da tragédia de Pedrógão
    2:43
  • Três mortos e mais de 200 feridos do sismo no Japão
    1:07

    Mundo

    Pelo menos três pessoas morreram e mais de 200 ficaram feridas na sequência de um sismo de magnitude 6,1 na escala de Richter que atingiu hoje a região oeste do Japão, segundo um novo balanço das autoridades nipónicas. Uma das vítimas mortais era uma criança de 9 anos.